Até o “Papa-Léguas” deu uma passada por lá!
Evento mensal reuniu 661 veículos em junho. Destaque para o Plymouth Road Runner, Pontiac Le Mans, Bianco S, DKWs, entre outros
Todos os meses publicamos aqui no Maxicar a cobertura desse encontro que já faz parte da vida do paulistano entusiasta dos carros antigos. Uma vez por mês essa galera tem a oportunidade de revisitar o passado, dando uma chegada no estacionamento do Mooca Plaza Shopping, seja para levar seu carro clássico, ou apenas para admirar os exemplares em exposição. De acordo com os organizadores, essa edição de junho — que aconteceu no último domingo, dia 16 —, reuniu exatos 661 veículos. Nada mal, hein?!?
Clima junino no 59º Encontro de Veículos Antigos Mooca Plaza
Os integrantes do Model A Ford Club Brasil fizeram até uma festinha junina na barraca do grupo. Cada um levou um prato de doce ou salgado, bebidas e a diversão estava garantida!
Nosso amigo e colaborador Odair Ferraz, autor dessas belas fotos e vídeo, lembra a todos: “O Encontro de Veículos Antigos Mooca Plaza Shopping acontece todo 3º domingo de cada mês. O próximo será dia 21 de julho, anote aí!” Ok, está anotado!
Vamos a alguns destaques?
Pontiac Le Mans Conversível
- Pontiac Le Mans – Num belo domingo de sol de outono, nada como tirar da garagem o conversível. Melhor ainda se o carro em questão for um estiloso norte-americano como esse Pontiac Le Mans 1972. O modelo foi produzido de 1963 a 1983, em cinco gerações. Esse verde é da terceira, uma das mais legais, ao lado da segunda. Fundada em 1926, a Pontiac pertencia à General Motors desde 1931 e foi extinta em 2010.
De Soto Custom Sedan e Bianco S
- De Soto – E por falar em marcas que não mais existem, eis que surge cheio de dignidade um belo De Soto Custom Sedan. Marca intermediária da Chrysler, a De Soto produziu ao longo de sua história — entre 1926 e 1961 — o número pouco expressivo de cerca de 2 milhões de carros. Por isso, eles são relativamente raros atualmente, sobretudo aqui no Brasil.
- Bianco – Cena rara, presentes ao 59º Encontro de Veículos Antigos Mooca Plaza quatro exemplares do esportivo brasileiro Bianco. Todos do modelo S (houve também o menos conhecido Tarpan); todos vermelhos. Três deles com aparência original e um com a carroceria bastante modificada. Criação de Toni Bianco, esse esportivo fabricado apenas de 1976 a 1979 foi a versão de rua do Furia, de corrida.
DKWs: o jipe Candango e o sedan Belcar
- DKW-Vemag – Os DKWs tiveram forte presença nessa edição de junho. Dividindo espaço e a atenção do público com alguns sedans Belcar (na foto, um 1964), um valente e formoso utilitário Candango 1963, a versão nacional do jipe alemão Munga.
Dodges, com o Gran Sedan e primeiro plano e Ford Escort XR3 75 anos
- Dodges Brasileiros – Outra marca nacional muito bem representada foi a Dodge, com diversos exemplares, entre Dart, Charger R/T, Le Baron, Magnum, Polara… Na foto, em primeiro plano um Grand Sedan 1974. Note que ele tem o mesmo modelo de grade do Charger a seu lado. Saiu assim mesmo de fábrica.
- XR3 75 anos – No final de 1993, a Ford lançou essa série especial preta e dourada do Escort XR3 Conversível, batizada de Special Edition 75, em homenagem aos 75 anos da marca no Brasil. Como era de se supor, foram produzidos a princípio 75 carros, mas como as vendas foram boas, a Ford resolveu fabricar mais 100 unidades, frustrando as expectativas dos primeiros compradores, que pretendiam ter um modelo especial mais raro. A mesma postura pouco ética da Volkswagen há alguns anos, com a Kombi Last Edition.
Jaguar XJS e Maserati GT 2000
Destaques dos classificados
- Esportivos-europeus-de-luxo – Para quem curte carros esportivos, mas não abre mão do luxo, eis dois bons exemplos de marcas que são especialistas nesse segmento, com dois modelos de épocas distintas. O primeiro um britânico Jaguar XJS Conversível 1989, carro do qual a Princesa Diana foi proprietária de um na versão Coupê. O segundo um Maserati 3200 GT 2000, italiano desenhado por Giorgetto Giugiaro e cuja produção de apenas cerca de 5 mil carros.
Plymouth Road Runner, com o emblema no detalhe
- Beep-beep! – Para finalizar, vamos de um dos maiores representantes da era de ouro dos muscle cars norte-americanos: um Plymouth Road Runner. O modelo que tem nome e logomarca do personagem do famoso desenho animado, que aqui no Brasil é chamado de Papa-Léguas. Para isso, a Chrysler teve que pagar royalties à Warner Brothers. E acredite: até sua buzina tem som de “beep-beep!”. Esse fantástico exemplar azul é do ano de lançamento, 1968.
Texto: Fernando Barenco
Fotos e vídeo: Odair Ferraz – Visite sua Loja Virtual
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!