Marcas Extintas

Horch: a marca de primeira classe da Auto Union

Horch

Fundada em 1899, a fabricante alemã de carros de luxo juntou-se à DKW, Audi e Wanderer na década de 1930

Foi em 1899 que August Horch fundou sua primeira empresa, a A. Horch & Cie. Uma das marcas mais glamourosas da história automotiva alemã, a Horch foi líder de mercado do segmento de automóveis de luxo durante a década de 1930.

De ferreiro a fabricante de automóveis

August Horch começou a vida como ferreiro, mas logo se tornaria um pioneiro da indústria automotiva. Depois de se formar em engenharia na Escola Técnica de Mittweida, na Saxônia, em 1890, o curioso e hábil jovem rapidamente desenvolveu sua visão particular do carro perfeito. Em sua autobiografia “Ich baute Autos”, ele afirma: “Custasse o que custasse, eu estava determinado a construir apenas carros grandes e de alta qualidade, com materiais de primeira classe”.

A carreira de August no mundo dos automóveis teve início com Carl Benz em Mannheim, onde trabalhou como gerente de produção durante três anos. No entanto, ele sentiu que na Benz não tinha a liberdade que precisava para desenvolver suas ideias, então se aventurou no negócio de autos por conta própria. Juntamente com Salli Herz, fundou sua primeira empresa, A. Horch & Cie., em Ehrenfeld, Colônia, em 14 de novembro de 1899.

O pioneiro August Horch

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August e um de seus primeiros modelos, em 1908

Foi na primeira oficina da empresa, montada em uma antiga baia de cavalos, que os dois jovens empreendedores começaram a trabalhar em motores. Apenas um ano depois de iniciar a empresa, revelaram seu primeiro automóvel, o Horch Nº 1 com dois cilindros e 5 cv. Como o carro não obteve sucesso comercial, Horch e Herz mudaram a sede da empresa em busca de investidores, primeiro para Reichenbach, Vogtland, e depois para Zwickau em 1904. Lá a Horch se transformou em uma empresa de sociedade anônima.

O nascimento da Audi

Os primeiros sucessos logo se seguiram: um número suficiente de carros foi vendido. A Horch se envolveu no automobilismo e rapidamente se tornou famosa. Mas, em 1909 August Horch e o conselho de acionistas discordaram sobre o rumo estratégico da empresa, e ele foi forçado a sair.

No entanto, ele se recusou a desistir e, naquele mesmo ano, fundou uma nova empresa. Como legalmente ele não tinha permissão para usar seu próprio sobrenome, pelo fato de “Horch” ser uma marca registrada, ele teve que buscar uma opção criativa: assim nasceu a “Audi”, que é a tradução latina de “Horch”.

Ao longo de sua vida, August Horch foi um engenheiro excepcional cujo espírito pioneiro levou a muitas inovações. Entre as primeiras patentes que ele registrou no início do século 20 estava uma haste de ignição por magneto, que fazia o motor arrancar mais rápido. Horch introduziu o acionamento do eixo cardan e usou metal leve para fundição de carters e carcaças de transmissão e diferenciais. Ele também usou aço cromo-níquel para engrenagens sujeitas a cargas elevadas e foi o primeiro a controlar o fornecimento de combustível para o motor por meio de válvulas suspensas.

Na década de 1930 surge a Auto Union

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As quatro argolas da Auto Union, criada em 1932

Ironicamente, as difíceis condições econômicas do início da década de 1930 uniram a Audi e a Horch: por iniciativa do Banco Estatal da Saxônia, quatro fabricantes de veículos — Audi, DKW, Horch e Wanderer — se fundiram para formar a Auto Union AG, o segundo maior grupo de veículos automotores da Alemanha na época. O logotipo da empresa do novo grupo mostrava quatro anéis interligados, representando a unidade inseparável das quatro empresas fundadoras. As quatro marcas do grupo foram mantidas. Cada uma atuando em um segmento específico de mercado: enquanto a DKW atuava no segmento de motocicletas e carros pequenos, a Wanderer construía carros para a classe média, a Audi atuava no segmento de modelos médios mais sofisticados e a Horch focava apenas em luxuosos modelos no topo do mercado.

Na década de 1930, a marca Horch conseguiu manter sua posição de liderança no segmento de luxo. Naquela época, os famosos e abastados dirigiam um Horch, como o escritor Thomas Mann, a lenda do boxe Max Schmeling e o ator Harry Piel, para citar apenas alguns nomes proeminentes.

Depois da Guerra…

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O Horch da Alemanha comunista nada tinha a ver com os sofisticados modelos originais de antes da II Guerra

Com o início da Segunda Guerra Mundial, a Auto Union foi forçada a se dedicar à produção de veículos militares e armamentos, com a marca Horch deixando de existir após o conflito, em 1945. Devido à pobreza generalizada na Alemanha e outros países europeus do pós-guerra, não havia mais lugar para modelos luxuosos e caros.

Em 1955 a marca reapareceu por um breve período. É que a fábrica da Horch em Zwickau ficou localizada no lado oriental da Alemanha, que depois da II Guerra foi entregue aos soviéticos. Ali foi produzido até 1958 o modelo P240, que nada tinha a ver com os glamurosos modelos de antes. Posteriormente, na mesma fábrica, passaram a ser produzidos os populares Trabant.

A alemã Horch teve uma trajetória relativamente curta, se comparada a outras fabricantes de automóveis do mundo. Mas isso não impediu que se tornasse uma das mais admiradas marcas de carros de luxo de todos os tempos. Em 24 de junho de 2006, por exemplo, um raro Horch 853A Sport Cabriolet 1937 original e jamais restaurado foi vendido em leilão em Nova York por US$ 299.000.


Conheça alguns modelos Horch

Horch 10-16 PS 1904


 

Horch 10-35 Phaeton 1923


 

Horch 303 1926


 

Horch 375 1930


 

Horch 670 12 Zylinder 1932


 

Horch 430 1932


 

Horch 780 Sport Cabriolet 1933


 

Horch 780 1934


 

Horch 830 BL 1935


 

Horsch 850 Sport 1937


 

Horch 853 Sport Cabriolet 1937


 

Horch 930 1939


 

Com informações da Audi Tradition

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