Divulgações

Réplica do Opala recordista de velocidade terá exposição no Dream Car Museum

Carro será apresentado ao público no dia 23 de junho, domingo, em São Roque – SP

A réplica do Opala recordista de velocidade no Brasil em 1991, atingindo a velocidade máxima de 315 km/h e média de 303,157 km/h, chega ao Dream Car Museum, no próximo dia 23 de junho, às 13h. A façanha aconteceu na Rodovia Rio-Santos, em Bertioga-SP, foi patrocinada pela Dana/Albarus, e o carro de Stock Car foi pilotado por Fábio Sotto Mayor.

O veículo, cuja marca até hoje não foi superada em solo brasileiro, será um dos destaques do recém inaugurado museu que fica em São Roque – SP, ao lado de importantes outros modelos do acervo único.

Réplica do Opala recordista de velocidade

A chegada da Réplica do Opala recordista de velocidade

O piloto Fabio Sotto Mayor, o Opala restaurado pela Dana e uma exposição de painéis sobre o recorde e recuperação deste ícone do automobilismo são parte do evento que celebra a chegada do carro, com uma sessão de autógrafos e a distribuição da edição especial da revista Curva 3 que conta as histórias do recorde.

A réplica do Opala recordista de velocidade agora pode ser vista e reconhecida pelos visitantes apaixonados por carros e corridas, coroando o amplo projeto de restauração que teve início com a busca de um automóvel usado na Stock Car, semelhante ao utilizado por Sotto Mayor em Bertioga e que se enquadrasse no regulamento vigente entre 1987 e 1993. Um modelo com pedigree de campeão foi encontrado em Artur Nogueira, interior de São Paulo: uma réplica do carro que levou a dupla formada por Angelo Giombelli e Ingo Hoffmann ao título da temporada de 1993.

Peças e componentes

As peças fabricadas pela Dana foram obtidas e instaladas com a colaboração de técnicos e mecânicos especializados em cardan e diferencial. O famoso eixo diferencial Dana 44 e seu cardan, dobradinha robusta e confiável que é sonho de consumo de qualquer apaixonado pelo Chevrolet Opala, foram encomendados para as fábricas de Gravataí e Sorocaba e devidamente instalados por especialistas.

Já os componentes fabricados especialmente para a Stock Car criaram um outro cenário. Exemplo típico são as rodas de liga leve e os pneus Pirelli usados na época. O carro tinha um jogo de rodas originais para os pneus tala larga 265x40xR16, mas o recorde foi quebrado com um outro jogo, de aro 14, uma configuração mais baixa e mais agressiva, de acordo com a empreitada da quebra do recorde. Um colecionador tinha as rodas, pintadas de amarelo como as originais, e os pneus vieram de um fabricante do exterior.

VW Brasília 1974
R$ 22.000,00

VW Parati Surf 1995
R$ 57.000,00

VW Voyage LS 1.6 1986
R$ 50.000,00

VW Fusca 1300L 1977
R$ 35.000,00

Mercedes-Benz 300 SL 1992
R$ 195.000,00

Porsche 924 1977
R$ 169.000,00

R$ 80.000,00

Alfa Romeo 2300 Ti4 1985
R$ 95.000,00

Fiat Coupê 1995
R$ 60.000,00

VW Brasília 1976
R$ 39.000,00

FNM Jk 2150
R$ 135.000,00

O piloto

Fábio Sotto Mayor nasceu em Ribeirão Preto, onde iniciou a sua paixão pela velocidade. Aos 18 anos disputou sua primeira corrida de Fuscas em sua cidade natal e rapidamente chegou na Stock Car, a principal categoria do automobilismo brasileiro, onde correu por 25 anos e foi campeão em 1988, além de conquistar quatro vice-campeonatos.

Recriar um carro nacional que marcou época na história do esporte ajuda a reforçar a capacidade criativa de profissionais abnegados e apaixonados pelo automobilismo brasileiro. Nada mais apropriado do que o carro passar a fazer parte do acervo do Dream Car Museum, em São Roque – SP.


Chegada da Réplica do Opala recordista de velocidade

  • Data: 23 de junho de 2024 (domingo)
  • Horário: 13h00
  • Local: Dream Car Museum
  • Endereço:  Estrada do Vinho (Spv-077), 7901 – Canguera – São Roque – SP

Texto: Secco Consultoria de Comunicação
Fotos: Divulgação – Dana

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados