Coberturas

21º Encontro de Antigomobilismo de Santana de Parnaíba – SP

Antigomobilismo Santana de Parnaíba

O ‘sessentão’ Mustang foi o dono da festa

O icônico Ford foi lançado em 1964 e foi presença marcante; evento agitou o domingo da pequena cidade paulista

Há 21 anos, o Encontro de Antigomobilismo de Santana de Parnaíba é um grande acontecimento dessa cidade com cerca de 120 mil habitantes, distante apenas 42 quilômetros da Capital Paulista.

A praça rodeada por dezenas de construções históricas, a Igreja Matriz e as ruas estreitas dão ao munícipio aquela atmosfera bucólica. Cenário ideal para um encontro de carros antigos.

Esse ano o evento que aconteceu no último domingo, 7 de julho, prestou uma homenagem especial ao Ford Mustang, um dos mais famosos automóveis de todos os tempos, lançado em abril de 1964, durante a Feira Mundial de Nova York. Por isso, o número de exemplares das mais diversas fases foi bastante expressivo. É que o ‘pony car’ é também um dos mais longevos, sendo produzido ininterruptamente até hoje, 60 anos depois!

Antigomobilismo Santana de Parnaíba

Um lindo Ford Mustang Fastback, com a igreja ao fundo

Mas, pinçamos outros modelos entre os nacionais e importados, para comentar aqui. Então, vamos a eles:

Dodges nacionais, Plymouth Road Runner, Dodge Viper e Chrysler Windsor

  • Dodges & afins – Os entusiastas dos MOPAR ficaram feitos “pinto no lixo” com a participação de vários Dodges nacionais — como esse Dart e os dois Chargers R/T de uma das fotos — de um Plymouth Road Runner 1972 e até um novo clássico de participação ainda rara nos eventos: um Dodge Viper SRT-10 2009. E mais: um Chrysler Windsor Sedan1956 e um De Soto Sedan 1928.

Fords LTD

  • Ford Galaxie – Chamou a atenção o bom número de exemplares da “família Galaxie” nacional. Adoramos os dois luxuosos LTD da primeira fase: um 1969 — o ano de lançamento desse segundo modelo da linha — e o outro 1970.

Pumas: GTB S1, GTB S2, AMV e AM4

  • Puma – Não é muito fácil encontrar em um mesmo evento de carros antigos, as duas gerações do Puma GTB — aquele com motor dianteiro Chevrolet 6 cilindros 4.1 (o mesmo do Opala). Mas nessa edição do Encontro de Antigomobilismo de Santana de Parnaíba, além de três exemplares (dois da Série 1 e um da Série 2), havia também um AMV 1989, por muitos considerado uma 3ª fase do GTB, já que manteve a mesma concepção. Além desses, diversos exemplares dos modelos com mecânica VW a ar, e um raríssimo AM4 1992, com motor AP 1.8.

BMW 328 i, Fords Modelo A e International Eagle

  • BMW – Modelos personalizados sempre trazem uma graça especial aos eventos. Quando se trata de viaturas policiais, geralmente são réplicas das patrulhas brasileiras ou norte-americanas. Mas dessa vez foi um BMW 328 i 1997 caracterizado como viatura da polícia da Alemanha. De fato, a marca é muito utilizada para esse fim por lá.
  • Fordinhos – O incomparável “calhambeque” Ford Modelo A esteve presente nas mais variadas versões e cores, para a alegria do visitantes.
  • International – Para encerrar, o maior veículo em exposição: o cavalo-mecânico norte-americano International Eagle, que ao que parece é em versão motorhome. Ele aparece já nos primeiros segundos do vídeo acima. Como dizem por ai “é tão grande, que deveria pagar IPTU!”.

Texto: Fernando Barenco
Fotos e vídeo: Odair Ferraz – Visite sua Loja Virtual

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados