Coberturas

3º Encontro de Antigos e Clássicos de Três Rios, RJ

3º Encontro de Antigos e Clássicos de Três Rios

Dois eventos em um

Mostra paralela do esportivo Santa Matilde 4.1 — modelo fabricado na cidade — foi uma das atrações

Estivemos no 3º Encontro de Antigos e Clássicos de Três Rios, que aconteceu nos dias 20 e 21 de junho. Como nas duas edições anteriores, o evento aconteceu no agradável Horto Municipal, que fica bem pertinho do centro da cidade fluminense de 82 mil habitantes, próxima à divisa com Minas Gerais. Por isso, houve a participação de antigomobilistas mineiros também.

Uma rara Kombi de 6 portas

Marcelo e a rara Kombi de 6 portas. No detalhe, quando foi encontrada

Encontramos por lá alguns automóveis bem raros e interessantes, como por exemplo uma VW Kombi de 6 portas 1962, que depois de anos de “hibernação” e uma restauração de 2 anos ainda não concluída, estreou em encontros de carros antigos. Ela pertence a Marcelo de Souza, um dos organizadores do evento, que nos contou que ela permaneceu esquecida em um galpão lá mesmo em Três Rios. Confira no detalhe da foto, como ela estava quando foi encontrada. Uma lástima!

Renault Caravelle e Chevrolet Impala Sedan

Também pertencente ao Marcelo outros dois modelos incríveis: um francês Renault Caravelle 1964 (já falamos sobre ele aqui no Maxicar!) e um Chevrolet Impala 1962. Ambos herdados de seu falecido pai.

Paulo Affonso (e) e Gilberto Nassif: paixão pelo VW Karmann Ghia

R$ 14.000,00

R$ 45.000,00

VW Apollo GLS 1.8
R$ 24.800,00

R$ 40.000,00

VW Kombi 1500 Std 1974
R$ 45.000,00

VW Saveiro Summer 1996
R$ 70.000,00

DKW Belcar S 1963
R$ 69.900,00

VW Fusca 1500 1973
R$ 38.500,00

Porsche 924 1977
R$ 169.000,00

BMW 2002 Tii 1972
R$ 220.000,00

R$ 48.900,00

Não perdemos a oportunidade de fotografar dois antigomobilistas petropolitanos e seus respectivos VW Karmann-Ghias. O com pintura saia-e-blusa é um 1965, que pertence a Gilberto Nassif há mais de 30 anos. Já o todo vermelho é o xodó de Paulo Affonso Salvini há mais de duas décadas. Interessante notar as mudanças desse famoso esportivo em cinco anos. O mais antigo tem aspecto mais retrô. Além da pintura, possui parachoques arredondados com acabamento tubular, retrovisor menor, lanterna traseira menor, painel com um grande relógio e motor, que se ainda tiver sido mantido o original, é 1.200. Já o 1970, além das diferenças visuais, é equipado com um mais potente “coração” 1.600.

Chevrolet Corsa Piquet, já ouviu falar?

O pouco conhecido Chevrolet Corsa Piquet e o aventureiro Alezir

Notamos a presença de um carro de série especial bem pouco conhecido. Estamos falando do “novo clássico” Chevrolet Corsa Piquet. Com tiragem de apenas 120 unidades, todas “Amarelo Gris”, ele foi fabricado entre 1997 e 1998. Foi uma encomenda da finada marca alimentícia Arisco em homenagem ao piloto Nelson Piquet, que na ocasião era patrocinado pela empresa. Vinha com parachoques e outros detalhes da cor da carroceria e rodas de liga leve de 14 polegadas. O motor, no entanto, era o mesmo 1.0 do restante da linha.

Tivemos o prazer de conhecer Alezir Bianquini, que há 10 anos viaja pelo Brasil e América do Sul a bordo de seu Toyota Bandeirante. O bate-papo que tivemos com ele irá render uma matéria. Então, aguarde!

Santa Matilde 4.1: prata da casa

O Santa Matilde 4.1 era fabricado alé mesmo, em Três Rios

Paralelo ao 3º Encontro de Antigos e Clássicos de Três Rios houve uma mostra especial do esportivo Santa Matilde 4.1 com cerca de uma dezena de exemplares, sendo 1 Hatch da primeira fase, 1 Conversível e o restante Coupê da segunda fase. Foi uma espécie de “o bom filho à casa torna”, já que o modelo era fabricado em Três Rios, por uma empresa que tinha como principal atividade a fabricação de vagões ferroviários. Equipado com motor Chevrolet 6 cilindros (o mesmo do Opala), ele foi produzido de 1978 a 1988, mas alguns exemplares adicionais ainda foram construídos nos anos seguintes, num total de menos de 1.000 unidades. Daí se tem ideia da raridade do modelo.

O mais curioso do 3º Encontro de Antigos e Clássicos de Três Rios

Segurando uma das portas, Nogueira demonstra a versalidade do Gurgel Moto Machine

O carro mais curioso do evento foi sem dúvida o Gurgel Moto Machine 1991 pertencente ao colecionador Antônio Nogueira, de Juiz de Fora – MG. Baseado no Super Mini, é um raríssimo mini carro com portas transparentes e que se adapta a várias configurações, a partir de seu teto conversível. A ideia era dar a sensação de estar pilotando uma moto, daí seu nome. O motor é o Enertron, um boxer de apenas 2 cilindros da própria Gurgel, que rende 36cv.

Chevrolet Kadett GSi e Ford Escort XR3; Chevrolet Chevette 4 portas; Fusca 1200 e Chevrolet Phaeton

Teve ainda os esportivos nacionais Chevrolet Opala SS, Kadett GSi e Vectra GSi e Ford Escort XR3; um raro Chevrolet Chevette de quatro portas; muitos VW Fusca e seus derivados Brasília, Variant e 1600 “Zé do Caixão”; Ford Maverick em versões Sedan e Coupê… entre muitos outros.

O automóvel mais antigo do evento foi o Chevrolet Phaeton 1929, modelo conversível de quatro portas e rodas de madeira. Nostalgia pura!

Redação: Fernando Barenco
Fotos: Fátima Barenco

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