Tão bom que já tem inscritos para 2025
Foram 100 veiculos em exposição e muitos bons momentos para todos…
O Clube Recreativo Dom Pedro II, o DOMPS, de Conselheiro Lafaiete-MG, sediou no último final de semana, dias 29 e 30, a já tradicional Exposição de Carros Antigos, em sua quarta edição, em suas belas dependências, realizado pelo Clube de Autos Antigos Rota Real – CAARR. Ao adentrarmos ao clube, próximo à portaria principal, estava destacado, o Fusca 1959 de Vicente Magalhães que anunciava aos 25 mil associados do clube que algo especial estava acontecendo ali.
Vicente Magalhães com seu Fusca 1959 próximo à portaria principal do DOMPS
Os 100 veículos antigos expostos em área coberta e as grandes e agradáveis áreas com muita sombra proporcionaram luxo aos carros antigos e conforto aos expositores e familiares, sem qualquer cobrança de taxas de inscrição, nem de entrada no clube. Uma parceria perfeita entre o CAARR, do presidente Caio Pereira e o DOMPS, do presidente Dimas Marques, que também é antigomobilista e expôs o Chevrolet Master Deluxe 1938, que pertenceu ao seu pai.
Presidente do DOMPS, Dimas Marques(1ºe), expôs o Chevrolet Master Deluxe 1938 que pertenceu ao seu pai
ao lado o Presidente do CAARR Caio Pereira
No sábado, 29, a abertura oficial do evento contou com a presença do Pe. Paulo Gomes que concedeu uma bênção solene aos automóveis, proprietários e familiares. Na sequência, o CAARR promoveu um churrasco de boas-vindas, acompanhado de um delicioso feijão tropeiro, num clima animado e show da Skip Class Band.
Pe. Paulo Gomes que concedeu uma bênção solene aos automóveis
Enquanto isso, associados do clube podiam apreciar as raridades dessa exposição que contou com carros antigos de diversos segmentos, produzidos em três continentes, como o Chevrolet Bel Air 1956 de Murilo Alvim de Juiz de Fora-MG, a VW Kombi 1964 de Thiago Gava de Viçosa-MG e a Mercedes Benz 500 SEC V8 Coupê 1983 de Wellington Branco de Contagem-MG.
VW Kombi 1964 de Thiago Gava, Chevrolet Bel Air 1956 de Maurilio Alvim, Mercedes Benz 500 SEC V8
Coupê 1983 de Wellington Branco e Dodge Magnum 1981, de Orlando Santos
Destaques dos classificados
Um privilégio foi ver nesta exposição o Dodge Magnum 1981, de Orlando Santos, de Teresópolis-RJ, último ano de sua produção, com plaqueta de fabricação da VW Caminhões, logo VW em seus vidros e o raro opcional teto solar elétrico. Só três foram fabricados nessa configuração e hoje restam apenas 2 exemplares. Ao lado dele, outra raridade; o Plymouth GTX 1968 do Denny V8, de Belo Horizonte-MG. Um modelo que chamava à atenção era o Chevrolet Opala com diversos modelos que beiravam à perfeição nos quesitos originalidade e conservação. Essa observação vale também para a categoria, que se convencionou chamar, ‘VW Quadrado’.
Chevrolet Opala com diversos modelos
Raridades da Gurgel: o X12 Plus, o MotoMachine e o Supermini. Morris Sedan 1968 de Edson Tom Back
Carros de fibra também tiveram espaço garantido. Além de modelos do Puma VW, estava presente o Puma GTB GM 250 S . A extinta Gurgel, que fabricou alguns dos carros mais interessantes do país, também estava representada com algumas raridades: o X12 Plus, o MotoMachine e o Supermini. O Morris Sedan 1968 de Edson Tom Back, de Contagem MG, representou a categoria Hot Rod. Voltando aos originais, dois esportivos de sucesso nacional também chamavam à atenção: o VW Karmann-Ghia 1969 de Darley Nogueira, de Santana dos Montes-MG e o Ford Corcel GT XP 1972 de Luciano Carvalho.
homenagem do CAARR: o VW Passat pelos 50 anos
Waldir Moraes(1ºe) proprietário do GTS Pointer 1989/1989, seu filho Henrique Moraes do clube Amigos do Antigo de Teresópolis RJ. Luciano Carvalho e Caio Pereira do CAARR de Conselheiro Lafaiete MG
Outros esportivos nacionais que também fizeram sucesso, em outra época, nos anos 1980 e 1990, causavam admiração: Ford Escort XR3 e XR3 Conversível, Chevrolet Kadett GSI e GSI Conversível, VW Gol GTI e Fiat Uno Turbo. Mas, um desses modelos em especial, recebeu uma homenagem do CAARR: o VW Passat pelos 50 anos do início de sua produção no Brasil. Entre os que se apresentaram nesta mostra, estava o GTS Pointer 1989/1989, de Waldir Moraes de Teresópolis-RJ, um dos 19 fabricados nesse ano, o último de sua produção.
Cabeça Polidor escolheu o cenário de carros antigos para fazer uma surpresa à esposa Jéssica Santos
em seu aniversário. A filha Ágata, de 8 anos, era só sorrisos.
Enquanto fotografávamos os carros, flagramos uma cena inusitada entre visitantes da exposição, a celebração de um aniversário. Jéssica Santos, que completava mais um ano de vida neste dia, foi surpreendida pelo marido com uma flor e um anel de brilhantes ali, no meio da exposição, num belo cenário, entre os carros antigos.
Roberto Resende e seu Stock Car equipe campeã
Diante da diversidade apresentada, parecia não haver mais surpresas, mas eis que surge o Stock Car do atual campeão da categoria, Gabriel Casagrande. Roberto Resende, de Conselheiro Lafaiete-MG, trabalha na equipe de Casagrande e ganhou uma das carenagens usadas pela equipe campeã. A carenagem é de fibra de carbono e kevlar, mesmo material usado na Fórmula 1. Resende a montou sobre o chassi de um carro que não tem tanta potência quanto o motor de 550 cv usado por Casagrande, mas faz sucesso com seu ‘bólido’ por onde passa, em eventos e encontros.
O animado jantar aconteceu num clima de harmonia e interatividade entre os participantes
Ainda no sábado, à noite, o presidente do CAARR, Caio Mário Baptista Pereira e a primeira-dama, Mychelle Mendonça, receberam os expositores no Minas Platinum Hotel e Convention para um jantar de confraternização. O CAARR colocou à disposição dos participantes que não estavam hospedados neste hotel, motoristas para buscá-los e levá-los na volta. O animado jantar aconteceu num clima de harmonia e interatividade entre os participantes, representantes de uma gama variada de clubes de MG, RJ e ES.
Momentos do jantar
Estavam presentes presidentes, diretores e membros de clubes como Instituto Cultural Veteran Car de MG, Clube do Automóvel Antigo Veteran Juiz de Fora MG, Veteran Car Club Vitória ES, Clube Amigos do Antigo de Teresópolis RJ, Clube do Carro Antigo Bello Horizonte, Comando Bravo, Vintage Motors Club de Betim MG, Clube de Veículos Antigos de Contagem MG, Clube do JK, Opaleiros e Antigos de Barbacena MG, Seis Pistas Car Club, Chrysler Clube de Minas Gerais, Clube do Carro Antigo Viçosa MG, Fiat 147 Car Club BH, Automóvel Clube de Belo Horizonte, CAF, Puma Clube do Brasil e Clube do Puma MG, entre outros, além de três diretores regionais da Federação Brasileira de Veículos Antigos: Caio Pereira, Henrique Kolasco e Henrique Moraes.
O jantar ficou ainda mais animado quando os anfitriões promoveram um sorteio de valiosos prêmios entre os participantes. No encerramento da festa, o presidente Caio Pereira ainda presenteou cada participante com um pequeno estojo onde estava um chaveiro em aço inox com detalhes em aço escovado, alusivo à esta Exposição 2024.
Um fato curioso é que metade das vagas para a exposição do ano que vem já estão reservadas….
Na foto o Plymouth GTX 1968 do Denny V8
No domingo, 30, o CAARR realizou outro churrasco, no almoço de despedida desta belíssima exposição. Um fato curioso é que metade das vagas para a exposição do ano que vem já estão reservadas a pedido dos próprios antigomobilistas participantes deste ano. Mas os visitantes e associados do DOMPS podem ficar tranquilos porque os expositores levarão outros carros antigos, pois um dos objetivos desse evento é levar o antigomobilismo a pessoas que não tinham acesso a ele, mostrando ‘novidades’ a cada ano.
churrasco, no almoço de despedida desta belíssima exposição
O CAARR, neste evento, mostra o respeito que tem pelo antigomobilismo e pelos antigomobilistas, proporcionando boas histórias, recordações e momentos aos membros de clubes de carros antigos visitantes e aos sócios do Clube Recreativo Dom Pedro II.
Texto e Fotos: Jorge Filho
Edição: Fatima Barenco
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!