Repórter Maxicar

Auto Union Type 52: Audi constrói carro projetado há 90 anos por Ferdinand Porsche

Um carro de corrida para as ruas, ele foi criado em 1933, mas o projeto nunca havia saído das pranchetas

Todo mundo que é ligado nas corridas do passado conhece os Auto Union Silver Arrows, os lendários carros de corrida Grand Prix dos anos 1930. Mas quase ninguém sabe que uma versão de um carro esportivo ideal para as ruas com um motor de 16 cilindros também foi planejada na época, baseada nesses carros de corrida pioneiros: o Auto Union Type 52. Agora, 90 anos depois, finalmente a Audi construiu este carro, o Schnellsportwagen.

Vamos voltar à época em que o Auto Union Type 52 foi imaginado: a Auto Union AG — formada em 1932 a partir da fusão da Audi, DKW, Horch e Wanderer — tornou-se uma forte concorrente do automobilismo, para fazer seu novo logotipo, os quatro anéis, um nome conhecido em todo o mundo. No mesmo ano, as regras foram publicadas para a nova fórmula de 750 kg usada no Grand Prix realizado de 1934 a 1936. Em 1933, a Auto Union AG contratou o escritório de design de Ferdinand Porsche, em Stuttgart, para desenvolver um carro de corrida baseado na regra de 750 kg. O trabalho no Auto Union Type A (internamente, a Porsche o chamava de Type 22) começou em março de 1933. Apenas um ano depois, Hans Stuck estabeleceu um recorde mundial dirigindo o carro no circuito AVUS em Berlim. Quando os inovadores carros de corrida Auto Union e Mercedes-Benz estouraram no cenário internacional de corridas, a lenda das Silver Arrows nasceu.

Hans Stuck e o Auto Union Type A

Rápidos como uma flecha, esses lendários carros potentes cativaram o público com seu design futurista e tecnologia revolucionária. Enquanto a Mercedes-Benz utilizava motores montados na frente, a Auto Union foi a primeira a colocar o motor atrás do motorista. Esse layout continua sendo o padrão hoje, até na Fórmula 1. Nos anos que se seguiram, a Auto Union estabeleceu vários recordes mundiais, vencendo inúmeras subidas de montanha, três campeonatos alemães e o campeonato europeu em 1936 com o avançado Auto Union Type C. E o resto é história…

Auto Union Type C

Ou talvez não, já que uma parte da história ainda não foi contada. Poucas pessoas sabem que enquanto os carros de corrida Grand Prix estavam sendo desenvolvidos, a Auto Union AG e o escritório de design Ferdinand Porsche também planejaram um sedã esportivo pensado para as ruas. Os documentos conceituais chamaram o veículo de “Schnellsportwagen” (algo como “carro esportivo rápido”, em Português), aparentemente seu nome de marketing pretendido. Hoje, com suas características distintas, o carro mais se assemelha a um Gran Turismo clássico.

O Auto Union Type 52 — como o projeto veio a ser conhecido — tinha a intenção de ser vendido a clientes interessados em pilotar em corridas de longa distância, como a Mille Miglia, ou em competições de carros esportivos, como as corridas de resistência em Spa-Francorchamps ou Le Mans.

VW Fusca 1300L 1977
R$ 35.000,00

R$ 49.000,00

VW Fusca 1300 1970
R$ 45.000,00

VW Kombi 1973
R$ 150.000,00

MG TD 1953
R$ 190.000,00

R$ 29.900,00

VW Fusca 1964
R$ 39.000,00

R$ 32.000,00

R$ 85.000,00

R$ 14.000,00

Willys Jeep CJ2A 1948
R$ 105.000,00

Dinâmica esportiva e adequação ao dia a dia: Auto Union Type 52

Auto Union Type 52

Já no final de 1933, o escritório de design de Porsche elaborou os primeiros esboços de design, que assumiram uma forma mais concreta em 1934. Os gerentes de projeto decidiram construir um carro de teste – mas, até onde sabemos hoje, isso nunca se materializou. O projeto foi abandonado em 1935, e seu rastro se perdeu nos arquivos da Audi e da Porsche.

Mas os desenvolvedores deixaram muito trabalho inovador no papel. Ele foi baseado na tecnologia do carro de corrida Grand Prix que foi desenvolvido ao mesmo tempo: o chassi do Auto Union Type 52 foi projetado como uma estrutura de escada com um motor montado no meio. O trem de força do Auto Union Type 22 foi usado, mas a compressão do potente motor de 16 cilindros foi reduzida para permitir que o carro funcionasse com gasolina comum. O motor do Auto Union Type 52 deveria extrair cerca de 200 PS de 4,4 litros de deslocamento a 3.650 rpm. Seu torque máximo de 4.450 kgf-cm (436 Nm) foi alcançado a moderadas 2.2350 rpm. Comparado à lenda do Grand Prix, isso foi uma redução na produção, mas o excelente desempenho de cerca de 200 km/h, conforme calculado pelos engenheiros, mostra que o Schnellsportwagen teria feito jus ao seu nome. Em sua época, ele teria sido um dos veículos de rua mais potentes e velozes nas estradas e em competições de carros esportivos – um verdadeiro “Schnellsportwagen”.

Documentos históricos como ponto de partida

Auto Union Type 52

Esboços originais da época

Quase 90 anos depois, a Audi contratou a Crosthwaite & Gardner para finalmente construir o Auto Union Type 52 usando documentos de arquivo, plantas e esboços de design sobreviventes. Os especialistas em restauração britânicos também fizeram a curadoria das Silver Arrows para a coleção de veículos históricos da Audi e, após vários anos de trabalho, terminaram de construir o Schnellsportwagen em 2023, mas o carro só está sendo apresentado agora.

Auto Union Type 52

Todos os componentes foram feitos sob medida à mão especificamente para o modelo. Com mais de cinco metros de comprimento, o Auto Union Type 52 causa impacto: sua silhueta alongada reflete como seus engenheiros nos anos 1930 projetaram o carro para aerodinâmica ideal e desempenho máximo. Ao contrário de seus irmãos Grand Prix, ele é mais adequado para o uso cotidiano nas ruas, como os designers pretendiam, com teto suspenso, faróis e espaço para bagagem. Também há espaço para os dois estepes. Mas é aí que os recursos de conforto terminam. Como é típico de um carro de corrida, o motorista do Auto Union Type 52 senta-se no meio, com os bancos laterais dos passageiros ligeiramente deslocados para trás. Com três ocupantes, 70 quilos de bagagem e 150 quilos de equipamento, a ficha técnica lista o peso total do carro em 1.750 quilos, com um peso sem carga de 1.300 quilos.

Auto Union Type 52

“Estamos entusiasmados em apresentar o Auto Union Type 52. Este carro deixa as pessoas animadas com design e tecnologia. Para mim, é um carro de sonho absoluto. Em sua época, infelizmente, ele permaneceu apenas um sonho – um sonho que agora, 90 anos depois, somos capazes de dar vida. O Auto Union Type 52 demonstra a engenhosidade de seus criadores e a inovação tecnológica da época. Poder experimentar o Schnellsportwagen ao vivo é um grande prazer para mim,” comentou com entusiasmo Stefan Trauf, chefe da Audi Tradition.

Os desafios na construção do Auto Union Type 52

Como nos anos 1930 o Auto Union Type 52 não chegou a ser construído, não existem fotos do carro finalizado. E durante a dissolução da Auto Union AG na zona de ocupação russa após a Segunda Guerra Mundial, a maioria dos carros de corrida históricos do Grand Prix desapareceram, assim como muitos arquivos e fotografias. Além disso, não há relatórios verificados de contemporâneos que permitiriam tirar conclusões sobre qual seria a configuração final planejada do Schnellsportwagen. No entanto, os planos fornecem uma visão clara da direção do desenvolvimento e dos objetivos que os engenheiros estavam buscando.

Durante a fase de construção, a Audi Tradition e os especialistas da Crosthwaite & Gardiner estavam em comunicação constante e intensiva, buscando resolver uma série de questões técnicas.

“Por exemplo, tivemos que aumentar a distância entre eixos do Auto Union Type 52 em comparação aos documentos de design originais porque era tecnicamente inevitável em combinação com outros componentes, como a suspensão dianteira, motor, direção e transmissão. O interior foi inspirado nos carros de corrida Auto Union Grand Prix, com uma interpretação moderna de cores e tecidos”, explica Timo Witt, chefe da Divisão de Veículos Históricos da Audi.

Auto Union Type 52

Nenhum dos documentos da época especificou a cor que o carro teria. Então, a Audi Tradition novamente tomou os carros de corrida como base e escolheu o tom “Cellulose Silver” para o acabamento. Quando ao motor que impulsionaria o Auto Union Type 52, a Audi Tradition decidiu conscientemente se desviar do plano original dos designers. Usou o motor de 16 cilindros do Auto Union Type C. Por esse motivo, ele funciona com uma mistura especial de metanol. Com base nas informações transmitidas, que a Audi Tradition interpretou e implementou com considerável cuidado, o Auto Union Type 52 é a versão mais próxima possivel do Schnellsportwagen Auto Union Type 52 que foi imaginado há cerca de 90 anos, mas nunca construído… até agora!

Texto, fotos e vídeo: Audi Tradition

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