Clássicos em video

Capsulas de ar: uma ótima maneira de preservar carros antigos

Desde 1999 a Detroit Historical Society, dos EUA, mantém seu precioso acervo protegido por elas

O canal Barn Find Hunter do site norte-americano de carros clássicos Hagerty fez recentemente uma longa visita ao acervo da Detroit Historical Society, uma entidade centenária que visa preservar a história de Detroit em seus mais variados aspectos, incluindo os automóveis, já que a cidade é o berço da indústria automobilística do país. O resultado é esse vídeo de 45 minutos, já assistido por quase seis milhões de pessoas, filmado dentro do enorme galpão que havia sido utilizado pelo Exército com depósito de veículos, armamentos e outros artefatos bélicos durante a II Guerra Mundial.

Hoje, estão guardados ali centenas de carros históricos produzidos pelas mais diversas fábricas outrora instaladas na cidade, muitos deles preciosos exemplares de marcas extintas e que ao longo do filme vão sendo mostrados em detalhes.

Mas o foco principal do vídeo é a maneira como esses automóveis são preservados. Por ser uma construção muito antiga e sujeita a umidade, poeira e os mais variados tipos de fungos, a Detroit Historical Society buscou uma forma de manter esses veículos o melhor protegidos possível. Assim, desde 1999 a grande maioria fica armazenada dentro de capsulas de ar, hermeticamente fechadas que mantém a temperatura e a umidade sempre perfeitamente controladas.

As capsulas de ar protegem não apenas contra a ferrugem

De acordo com o administrador do acervo, essas Capsula de ar são capazes não apenas de proteger o automóvel da ferrugem, mas também de suspender e retardar o processo de envelhecimento dos mais diversos materiais que compõem um veículo antigo, como madeira, cromados, couro, tecidos, etc…

No vídeo acima, notamos que várias dessas capsulas de ar foram fornecidas por uma empresa chamada CarCapsule, com sede em Hobart, Indiana. Disponíveis em vários tamanhos, as capsulas custam entre US$ 500 e US$ 700. São confeccionadas em PVC e possuem um tapete impermeável no qual o carro é posicionado antes da bolha ser fechada e inflada. O fechamento se dá através de um zíper de nylon e acompanha um ventilador ligado a um filtro de carvão ativado.

Segundo o fabricante, elas muito resistentes. Inclusive é possível ver em seu site um vídeo onde funcionários arremessam bolinhas de golfe com toda a força contra as capsulas. Mas como será o consumo de energia?

Além de descobrir essa eficaz forma alternativa de armazenamento, o vídeo da Hagerty é uma boa oportunidade de conhecer esse incrível acervo da Detroit Historical Society, já que o espaço não é um museu de automóveis, aberto ao público. Não esqueça de ativar as legendas em Português!

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.