Repórter Maxicar

De Toyota Bandeirante, pelas estradas sul-americanas

Conhecemos um aposentado — e hoje aventureiro — do interior do Rio de Janeiro, que há 10 anos viaja pelo Brasil e países vizinhos

Depois de uma vida inteira de trabalho, Alezir Bianquini se aposentou em 2014. Mas, ao invés de sentar no sofá e ver a vida passar, ele preferiu explorar o mundo a bordo de seu 4X4 Toyota Bandeirante.

Suas aventuras pelo nosso país e América do Sul começaram logo depois da aposentadoria. Morador de Bom Jardim – RJ, das regiões do Brasil, além do Sudeste, já conheceu o Sul, o Centro-Oeste e o Nordeste. “Só não conheci ainda a Região Norte”, nos contou o simpático viajante.

América do Sul

Do Continente Sul-Americano Alezir conhece quase todos os países também: “da Venezuela para baixo”, nos explicou. Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia… viajando pelo asfalto ou enfrentando os mais desafiadores terrenos, relevos e condições climáticas com seu valente utilitário fabricado em 1991. Já passou até pelo famoso Estreito de Magalhães, localizado no extremo sul do continente — entre o Chile e a Argentina — e que faz a ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

No banner e em cada canto do Bandeirante, uma referência ao lugares por onde passou

Já esteve também em Machu Picchu, a cidade perdida construída pelos Incas no Século XV, localizada na Cordilheira dos Andes, a uma altura de 2.400 metros. Redescoberta em 1911, hoje Machu Picchu é uma das principais atrações turísticas do Peru.

Alezir faz em média uma grande expedição por ano. A mais curta durou 32 dias. Pelos países sul-americanos já viajou 4 vezes, sempre seguindo roteiros diferentes. Em geral vai em companhia de uma ou duas pessoas em seu Toyota Bandeirante. Só ou e em comboio com outros veículos off-road.

Peru


 

Patagônia - Argentina


 

Mato Grosso


 

Machu Picchu - Peru


 

Paraisópolis, MG


 

Peru


 

Chile


 

Carrancas, MG


 

Bolívia


 

Argentina


 

Bolívia


 

E apesar das longas viagens, enfrentando poeira, areia, lama e terrenos alagados, seu jipão permanece em perfeito estado.

Cheio de bom humor e vitalidade, sempre pronto a contar suas aventuras, Alezir é também um habitual frequentador dos encontros de carros antigos e jipes. O conhecemos no 3º Encontro de Antigos e Clássicos de Três Rios – RJ, ocasião em que nos mostrou sua Toyota Bandeirante, que é da versão OJ50LV — jipe curto todo em aço. O motor é o original Mercedes-Benz 364, o mesmo que equipava os pequenos caminhões MB 709.

Confira outras fotos das viagens de Alezir Bianquini em seu perfil no Facebook.


O Toyota Bandeirante

O Bandeirante é a versão brasileira do japonês Toyota Land Cruiser. Fabricado de 1962 e 2001, foi equipado com motores a diesel até 1994, ano em que finalmente ganhou mecânica da própria Toyota, sempre movido a diesel. Conhecido por sua alta resistência, de acordo com especialistas, muitos dos primeiros exemplares produzidos nos anos 1960 ainda circulam por aí, seja na mão de colecionadores, ou ainda no trabalho pesado.

Redação: Fernando Barenco
Fotos: Maxicar e arquivo pessoal

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.