Picape cabine dupla fabricada em 1982 foi customizada, mas mantém o motor original AP 1.6 refrigerado a água
Essa VW Kombi a diesel brasileira fabricada em 1982 foi parar nos Estados Unidos e agora está sendo oferecida em um sofisticado leilão da Mecum Auctions, que acontece este mês na cidade de Harrisburg, na Pensilvania. Serão oferecidos mais de 500 veículos antigos!
Pelo que pudemos apurar, ela foi restaurada no Brasil e é oriunda de São Paulo – Capital. Nas fotos, vemos que ela ainda mantém a placa de licença brasileira, do Padrão Mercosul. Além da mudança de cor com pintura em dois tons, ela sofreu modificações internas e externas. Os bancos foram refeitos em nova padronagem, e o traseiro, que é originalmente inteiriço, foi substituído por três bancos individuais.
A frente foi modernizada, com a grade superior entre as lanternas e a grade do radiador originais, sendo substituídas pelas da Kombi refrigerada a água produzida a partir de 2006. A grade original é mais larga e tem o emblema ‘VW’ ligeiramente menor. A caçamba ganhou forração inteira em madeira nas laterais, no lugar das ripas.
O motor AP 1.6 a diesel foi mantido, conforme é anunciado no site da Mecum. Esse motor equipou também na época a breve picape VW Saveiro movida a diesel. A produção mal começou e depois que foram vendidas apenas 200 a venda foi proibida, porque o modelo não se enquadrava nos requisitos de veículos movidos com esse combustível.
A Kombi a diesel não fez sucesso
Lançada em 1981, a Kombi a diesel estava disponível apenas em versões comerciais: Furgão, Picape e Picape Cabine Dupla. A intenção da Volkswagen foi boa, pois a proposta era oferecer uma versão da Kombi ainda mais econômica no transporte de cargas. O diesel na época era sensivelmente mais barato que a gasolina e o álcool. Mas a Kombi a diesel sofria com um problema crônico de falta de refrigeração adequada, pelo fato de o radiador ficar na dianteira e o motor na traseira. Os relatos de superaquecimentos em viagens eram comuns, principalmente em estradas mais íngremes e com o veículo carregado.
Logo a linha de Kombis a diesel ganhou má fama e as vendas despencaram. Por exemplo, no caso da Picape Cabine Dupla, como essa, de acordo com dados da ANFAVEA, em 1982 foram vendidas 4.413 unidades e nos anos seguintes a procura despencou: 484 em 1983, 170 em 1984, 55 em 1985, e meras 10 em 1986.
Hoje sobraram poucas sobreviventes em qualquer uma das três versões e elas se tornaram bastante procuradas por colecionadores. Essa ai não está sendo anunciada com um valor de reserva. Acreditamos que despertará o interesse dos norte-americanos, já que essa versão é uma completa novidade por lá.
Redação: Fernando Barenco
Fotos: Mecum Auctions
Destaques dos classificados
Veja também
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!