Coberturas

XXIX Encontro de Carros Antigos da Posse – Petrópolis, RJ

Rumo à 30ª edição!

A edição 2024 de um dos mais antigos encontros de antigomobilismo do Brasil, aconteceu no último domingo, 28 de julho

Domingo, 28 de julho, foi dia de passear na Praça Corta Rio, para prestigiar o XXIX Encontro de Carros Antigos da Posse, no último distrito de Petrópolis – RJ. Sim, ano que vem, esse que é um dos mais antigos encontros de antigomobilismo do Brasil irá fazer sua 30ª edição! E se não fosse a pandemia, já seria 33ª…

Mas essa 29ª edição já teve um clima especial, seja pelo dia ensolarado, mas com a temperatura amena da Serra Fluminense, seja pelo grande número de veículos participantes, ou pela ótima presença de público, incluindo muitas crianças. Enfim, foi só alegria!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Batutinha’s Car Clube — organizador do evento — prestou homenagens a seus vários patrocinadores e algumas especiais: ao ex-vereador, mecânico e antigomobilista Jorge “relojão”, que morreu em março desse ano e que foi o autor do projeto de lei que incluiu o Encontro de Carros Antigos da Posse no Calendário oficial de Eventos de Petrópolis; ao falecido colecionador petropolitano Célio Pavão, através de seu filho Marcelo; e ao veterano antigomobilista Gilberto Nassif, que realizou esse evento durante 26 anos, quando então “passou o bastão” à rapaziada dos Batutinha’s.

Algumas homenagens: Gilberto Nassif, Marcelo Pavão e Jorge “Relojão”

Dando às boas-vindas aos visitantes, vários carros do clube ficaram estacionados na entrada do evento.

Confira alguns destaques automotivos do XXIX Encontro de Carros Antigos da Posse

O Dodge Charger que ilustrou o cartaz, ao lado do FNM 2000 e do Chevrolet Monza SR. Na segunda foto, o raro Bugre SS


  • Dodge Charger R/T 1974 – O belo nacional que ilustrou o cartaz do evento deste ano foi também um dos mais admirados e fotografados. Ele pertence ao acervo do Galpão, de Marcelo Pavão, que levou também suas duas mais novas aquisições: um FNM JK 2000 1967 e Chevrolet Monza SR 1986.
  • Bugre SS 1971 – A Bugre, cuja fábrica fica na cidade de Rio Bonito – RJ até hoje, é uma das pioneiras na fabricação de Bugs no Brasil, iniciando suas atividades em 1970. O SS tem motor VW 1200 e design fora do habitual, sendo o segundo lançamento da marca com produção de somente 87 unidades. Estima-se que existam apenas 10 “sobreviventes”.  
  • Picapes raras – Entre as picapes presentes, quatro modelos norte-americanos bem raros até nos Estados Unidos: Dodge Job Rated 1952, International Série L 1950 e 1955, e GMC COE 1952, que originalmente era um caminhão.

Quadrados da Volkswagen e Caravan Ambulância

  • VW “Quadrados” – Os Volkswagens fabricados entre o início dos anos 1980 e 2000 tem atualmente uma legião de entusiastas que cresce mais a cada dia. Entre os diversos representantes dessa geração, três exemplares simplesmente impecáveis, todos vindos da cidade vizinha, Teresópolis. Estamos falando do importado Golf GTi 1995 e dos nacionais Parati GLS 1993 e Santana GLSi 1993.
  • Chevrolet Opala – Entre os diversos Opalas, nos chamou a atenção a Caravan Ambulância fabricada em 1992, que pertence ao antigomobilista Alexandre Thomaz. Atenção ao detalhe do paciente deitado na maca! Sobre essa versão, um fato muito curioso: depois de produzir o último Opala, em 16 de abril de 1992, a Chevrolet fabricou seis Caravans, todas em versão ambulância. Será que essa é uma delas? Já contamos essa história aqui no Maxicar.

DKW-Vemag Fissore e jipinho em escala

  • DKW Fissore – Esse bastante envidraçado e bastante desconhecido DKW-Vemag de luxo é o Fissore, um modelo exclusivamente Brasileiro, mas desenhado por um estúdio italiano de design, o Fissore. Daí, o seu nome. Ele conta com a mesma mecânica dos demais modelos DKW, o motor de três cilindros, com ciclo de dois tempos. Foi lançado em 1964. Esse é um 1967, o último ano de fabricação.
  • Jeep em escala – Um jipinho militar em escala, que nos deu a impressão de ser ¾, roubou a cena, principalmente entre as crianças. Feito em metal de forma artesanal, tem chassi tubular, motor de moto e caixa de câmbio do Chevette. Um projeto muito bem executado.

Redação: Fernando Barenco
Fotos: Fátima Barenco

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