Antigomobilismo para todos!
Segunda edição desse evento mineiro de grande sucesso levou um colorido extra ao popular Parque Municipal
O Parque Municipal, localizado no centro de Belo Horizonte – MG sediou o 2º BH Classic Auto Fest, de 15 a 18 de agosto. Cerca de 600 carros antigos estiveram expostos, distribuídos nos 182 mil metros quadrados de área do parque. Atrações culturais, além de um parque de diversões garantiam diversão e entretenimento para toda a família.
A organização do evento distribuiu os veículos antigos de acordo com suas categorias criando as seguintes alas: Clássicos, Hot Rod, Muscle Cars, Militares, Carros de Cinema, Air Cooled, Caminhonetes, Nacionais, Mustang, Opala, Puma, Motocicletas, Ônibus & caminhões…
Na primeira foto, Jeferson e Laura Rios. Depois, Glória Beltrão e Valéria Pali. Na terceira imagem, Rodolfo Malard
Esse megaevento tem entrada gratuita para visitantes e inscrição gratuita para automóveis. Isso é possível graças ao trabalho incansável dos antigomobilistas belo-horizontinos que o realizam. Ressalte-se a força feminina trabalhando no evento; Glória Beltrão, Valéria Pali e Laura Rios. Jeferson Rios é o mentor intelectual e criador do BH Classic Auto Fest. Rodolfo Malard, para realizar esse encontro, criou a AIVA – Associação Interclubes de Veículos Antigos, que conta com cerca de 40 representantes de clubes e instituições de BH. Cada um fica responsável por uma demanda no evento. Tanto trabalho em prol do antigomobilismo rendeu a Malard um prêmio. Daqui a poucos dias receberá, na Câmara Municipal, o título de cidadão honorário de Belo Horizonte. A AIVA, para realizar o evento, conta com patrocinadores para não onerar os expositores.
Popular
Os frequentadores do Parque Municipal tiveram uma agradável surpresa
Na sexta-feira, dia 16, no Automóvel Clube de Minas Gerais, em frente ao Parque Municipal, antigomobilistas participaram do baile do automóvel, um jantar dançante, trajados com roupa de época num clima de muita descontração.
No domingo, último dia do 2º BH Classic Auto Fest, visitantes compareceram em massa para prestigiarem a exposição. As reações das pessoas são inusitadas porque o Parque Municipal é frequentado por populares que provavelmente não teriam acesso ao antigomobilismo, mas a AIVA, com este evento, leva os carros antigos onde o povo está. Antigomobilismo para todos!
Selecionamos alguns veículos do 2º BH Classic Auto Fest
Uma mostra de Ford Mustang, que completa 60 anos. Os Opalas também se destacaram
Destaques dos classificados
- Ford Mustang – O pony car norte-americano teve um setor especialmente para ele, com exemplares das mais diversas fases, desde os clássicos dos anos 1960 até os moderníssimos modelos da atualidade. É que o Mustang está comemorando seis décadas de seu lançamento, que aconteceu no dia 17 de abril de 1964, durante a feira Mundial, em Nova York. Contamos aqui no Maxicar a linda história do primeiro exemplar a chegar às ruas. Confira!
- Opala – Os fervorosos fãs do Chevrolet Opala certamente ficaram empolgados com que viram. O número de exemplares foi grande, com exemplares de excelente qualidade e de várias versões e fases. Show à parte.
Chevrolets: Impala Sport Sedan e Kingswood Estate
- Chevrolets Importados – Para os fãs de carrões americanos dos áureos tempos de Detroit, uma magnífica dupla familiar do início dos anos 1970: Chevrolet Impala Sport Sedan e station wagon Kingswood Estate, com seus típicos apliques laterais imitando madeira. Tão grande, que estava disponível com três fileiras de bancos.
A sensacional limusine Cadillac
- Cadillac – E por falar em “carrões” e em General Motors, olha só esse impressionante Cadillac Sedan DeVille Limusine 1981, que impressiona não apenas pelo tamanho, mas também pelo luxo e acabamento.
Viaturas Magirus Deltz e American La France
- Bombeiros – O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais prestigiou o BH Classic Auto Fest com algumas de suas viaturas históricas, entre elas um caminhão Magirus Deutz, um Jeep CJ3 dos anos 1950 e um de seus dois caminhões American La France 900 Pumper 1959, sobre os quais já tivemos a oportunidade de falar.
Chevrolet Sedan Street Hod , Renault 4CV e Mercedes-Benz 190S
- Hot Rods – Belo Horizonte já se notabilizou como um dos principais redutos dos hots no Brasil. Basta ver o grande encontro anual BH Hot Show. Então, era de se esperar uma ótima presença dos veículos modificados no BH Classic Auto Fest também. Gostamos do Renault 4CV, o famoso “rabo quente”, do Chevrolet Sedan 1938 Custom, e do Mercedes-Benz 190S 1951, que nasceu Sedan e foi transformado em um exclusivo Coupê.
Ford Modelo T e Chevrolet Superior
- Ancião – O Ford Modelo T Touring fabricado em 1912 e que pertence a Ermelindo Faria da Rocha, de Contagem, foi o mais antigo veículo em exposição. Já o Chevrolet Superior de meados da década seguinte foi outro ancião dessa mostra mineira.
No alto o envocado Uno Turbo. Depois 147 GLS e Panorama
- Fiat – Entre os Fiats brasileiros, destacamos o endiabrado Uno Turbo — modelo que já pode ser chamado oficialmente de “clássico”, pois está completando 30 anos de lançamento. E ainda dois modelos raros da Linha 147: um GLS 1300 1979 e uma station wagon Panorama também com motor 1300 e da última fase, com a mesma frente do Spazio.
Kombi nacional de 6 portas e Camper Westphalia alemã
- VW Kombi – A “Velha Senhora” que faz um tremendo sucesso esteve presente em várias versões e estilos. Notamos uma rara Seis Portas nacional T1 — a “corujinha” — muito bem conservada e uma alemã Camper T2 Westphalia, com o teto de lona elevado.
Diretamente das telas: Batmóvel versão anos 1960 e Relâmpago McQueen
- Os curiosos – Direto das telas, dois carros muito curiosos. O primeiro uma réplica muito bem construída do Batmóvel, daquela primeira versão, da série de TV dos anos 1960, estrelada por Adam West e Burt Ward. O outro é o Relâmpago Mcqueen do filme de animação “Carros”. Nessa réplica percebe-se o DNA de um Puma GTE “Tubarão” escondido ali!
Texto: Jorge Filho e Fernando Barenco
Fotos: Jorge Filho
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!