Baseada no E28, primeira geração foi pioneira no segmento de sedans de luxo e alto desempenho
O primeiro BMW M5, produzido a partir de outubro de 1984 e apresentado oficialmente à imprensa no Amsterdam Motor Show em janeiro de 1985, foi um pioneiro. Com ele, a BMW M GmbH apresentou uma nova classe: o sedan de luxo e alto desempenho.
Baseado no E28, o primeiro BMW M5 foi um marco na história da BMW M. Isso é revelado por alguns números simples: com uma potência de 286 cv a 6.500 rpm, aceleração de 6,5 segundos a 100 km/h e velocidade máxima de 245 km/h, depois de quatro décadas, ainda está entre os carros de rua mais rápidos disponíveis. Em termos de torque também, o M5 E28 estabeleceu um alto padrão: seu motor de 6 cilindros em linha de 3,5 litros desenvolve 340 Nm. Números que ainda fazem o coração do entusiasta bater mais rápido hoje.
O enorme potencial de desempenho do motor com a designação interna M88/3 não foi uma questão de acaso: de quatro válvulas, foi originalmente desenvolvido para o lendário esportivo de motor central BMW M1.
Design clássico
À primeira vista, o estilo do agora clássico notchback E28 traz poucas indicações de seu desempenho extraordinário. Embora o primeiro BMW M5 tenha um spoiler no porta-malas, a impressão geral é de eufemismo. A certeza é fornecida pelos conhecidos emblemas do M5, que enfeitam o porta-malas e a grade desde a primeira geração.
BMW M5 E28: 4,6 metros de pura performance
O BMW M5 E28 foi desenvolvido como um luxuoso sedan com aspirações esportivas. Seu comprimento de 4,62m e largura de 1,70m representavam o tamanho popular para esta classe em meados da década de 1980. As dimensões não diminuíram o lado esportivo: precisamente por causa de sua distância entre eixos comparativamente pequena de 2,65 metros, o BMW M5 E28 é ágil e dinâmico em curvas – e nesse quesito também estava bem à frente da concorrência.
Interior luxuoso
Os acessórios e recursos exclusivos feitos com materiais de alta qualidade sempre foram uma característica importante do BMW M5. Os bancos esportivos merecem uma menção especial: eles são ajustáveis eletricamente e têm um logotipo M bordado nos encostos. Os apoios laterais robustos dão uma sensação esportiva de segurança – especialmente ao fazer curvas em alta velocidade.
O painel do BMW M5 E28 é dominado pelo console central inclinado típico da BMW. Ele contém todos os controles importantes para áudio e ar condicionado. O computador de bordo da época fica à direita, ao lado do conta-giros. O M inconfundível está na alavanca de câmbio curta para a transmissão manual de 5 marchas e no volante esportivo. Ambos os elementos representam a dinâmica máxima e aumentam o prazer de dirigir típico da marca.
Destaques dos classificados
Raro e cobiçado
40 anos depois de seu lançamento, O BMW M5 E28 é hoje um automóvel clássico muito cobiçado pelos entusiastas. É que além de histórico e de sua impressionante performance ainda hoje, é um modelo raro, cuja produção foi de apenas exatas 2.241 unidades.
Atualmente, o BMW M5 está em sua sétima geração
Baseado em matéria da BMW Group
Fotos: Divulgação
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!