Maior mostra de veículos antigos em área coberta do Brasil foi realizada de 16 a 18 de agosto e registrou 24 mil visitantes
A qualidade dos modelos expostos, a organização e o número recorde de visitantes foram as marcas registradas da Expoclassic 2024, realizada entre os dias 16 e 18 de agosto, em Novo Hamburgo – RS. Em três dias de evento foram 24 mil pessoas, crescimento de 10% na comparação com o ano passado.
Já o número de veículos desta 21ª edição totalizou 1.000 carros, motos, ônibus e caminhões, um pouco menor do que os 1.200 inicialmente previstos devido à reorganização das ilhas. “Ampliamos a largura dos corredores para melhorar a circulação e aumentar o conforto dos visitantes, o que reduziu a área disponível para os carros”, explicou o organizador da mostra, Evandro Scholles.
O Lorena GT foi o The Best na categoria “Nacional” e o Franklin Sedan o “Importado”
Uma inovação importante diz respeito ao prêmio The Best, que foi segmentado em duas categorias: “Nacional” — vencido pelo raro Lorena GT 1969 — e “Importado” — conquistado pelo norte-americano Franklin Sedan 1928, marca extinta que é conhecida por seus carros com motores refrigerados a ar.
Ao todo, foram entregues 100 troféus aos veículos que se destacaram em suas respectivas categorias.
Viaturas de Bombeiros em destaque
Caminhão Hurricane 95 e ambulância International
O clima colaborou durante os três dias de programação na Fenac e, tanto no sábado quanto no domingo, os visitantes lotaram os corredores da mostra gaúcha. Os apaixonados por automóveis aproveitaram até os últimos minutos para ver modelos inéditos em exposições nacionais. A começar pelo veículo-destaque, o imponente caminhão de bombeiros norte-americano Hurricane 95 fabricado em 1986, localizado logo no acesso principal. Atrás dele, uma ambulância norte-americana International 1992, compondo uma ambientação jamais vista em exposições no Estado. Equipamentos de bombeiros usados no início da década de 1900 completaram a ilha central, a maior em 21 edições anuais da Expoclassic.
60 anos do Ford Mustang e 50 anos do Volkswagen Passat e o gigante de Loucatelli
Também foram destaques as alas alusivas aos 60 anos do Ford Mustang e 50 anos do Volkswagen Passat. No pavimento superior, dezenas de caminhões, ônibus, motos e bicicletas permitiram uma verdadeira viagem no tempo, tanto para adultos quanto crianças. Um veículo inédito na Expoclassic se destacou: o cavalo mecânico International da série especial Harley-Davidson fabricado em 2014. Ele pertence ao empresário Luis Loucatelli, que rodou os 1.150 quilômetros que separam a sua cidade, Itu -SP, e Novo Hamburgo.
Destaques dos classificados
Próximo à praça de alimentação, bancas comercializaram peças de veículos, antiguidades, roupas, calçados, brinquedos e artigos decorativos para garagens. Na área externa, o I Fashion Outlet proporcionou voo gratuito de balão aos visitantes. Ao todo, ocorreram 5 shows musicais, entre eles o de encerramento, na tarde de domingo, com a banda The Travellers.
Carros antigos com qualidade internacional na Expoclassic 2024
Marcelo Elias e os dois esportivos do acervo do Dream Car Museum
O ótimo estado de conservação dos modelos expostos foi mais uma vez uma das marcas da Expoclassic 2024. “Diversos carros da mostra têm uma qualidade de nível internacional. A organização e a receptividade também estiveram impecáveis”, elogiou o empresário Marcelo Elias, idealizador do Dream Car Museum, que já visitou dezenas de exposições ao redor do mundo. O complexo temático que fica em São Roque – SP enviou dois modelos para exposição. O primeiro foi o Lamborghini Diablo 1991 amarelo, com suas portas- tesoura, as famosas “lambo doors”.
O segundo foi o Mercedes-Benz 190 1958 verde. O conversível é equipado com motor 1.9 de 4 cilindros que desenvolve 106 cv. Ficou famoso ao levar Lance Stroll durante o desfile de pilotos da Fórmula 1 no GP São Paulo de 2023.
Paixão transmitida de pai para filha
Um dos veículos mais antigos em exposição foi o Ford modelo A 1929 pertencente ao piloto de avião Jonas Eger, de Novo Hamburgo. Quando o carro foi adquirido, em 1999, a sua única filha, Thais, tinha apenas 2 anos de idade. Dessa forma, ela cresceu participando ativamente da restauração, que demorou longos 18 anos. Hoje com 27 anos, a médica tem um Chevrolet Brasil 1963, que ganhou dos pais, quando passou na faculdade, veículo também exposto na mostra. “Os filhos são o espelho dos pais, não só na vida como também nos hobbies, que neste caso é o carro antigo. É muito gratificante quando podemos expor os nossos sonhos de quatro rodas compartilhados junto com a família. Isso não tem preço!”, resume Jonas.
Na primeira imagem, Jonas, Thais e o Fordinho quase centenário. Na segunda, o Mercedes idêntico ao de Senna
Mercedes-Benz idêntico ao de Senna
Um Mercedes-Benz SL 600 1992 idêntico ao de Ayrton Senna prestou homenagem ao piloto, morto há 30 anos em um trágico acidente. Ao lado do carro, esteve exposto um boneco em tamanho natural de Senna. O modelo que originalmente pertenceu a Senna estava programado para participar da Expoclassic, mas foi inundado em uma garagem de Porto Alegre durante as enchentes de maio no Rio Grande do Sul.
Comitiva veio do Uruguai
A Expoclassic 2024 manteve o seu caráter internacional, registrando novamente a participação de uma comitiva de uruguaios. Viajando em 5 carros, 15 pessoas percorreram os 780 km que separam Punta del Este e Novo Hamburgo. “É o segundo ano que viemos expor. Vale muito a pena, pois os antigomobilistas são uma grande família”, justifica o comerciante Carlos Silveira, 54 anos.
O presidente do Veteran Car Club Novo Hamburgo, Clódio Silva, destaca o inigualável espírito de integração da Expoclassic. “O nosso encontro é certamente o mais festivo do Brasil. Todos vêm aqui não apenas para exporem seus veículos, mas para se divertirem de verdade”.
Clube redistribuiu 100 toneladas de donativos
A Expoclassic novamente reverteu parte dos recursos arrecadados à Associação dos Lesados Medulares (Leme RS), entidade de Novo Hamburgo que presta cerca de 400 atendimentos mensais a pessoas de diversas regiões do Estado.
Além disso, o Veteran Car Club Novo Hamburgo também atuou ativamente para auxiliar os atingidos pela tragédia climática que afetou o Rio Grande do Sul em maio, recebendo e redistribuindo mais de 100 toneladas de donativos.
Redação: Adair Santos – Assessoria de Imprensa – Expoclassic 2024
Fotos: Diego da Rosa
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!