Lançado depois da II Guerra Mundial, utilitário “raiz” foi produzido até 2016. Os vendidos agora estão sendo restaurados e modernizados
A Land Rover acaba de anunciar a volta do icônico Defender, aquele 4X4 “raiz”, lançado em 1947, que era o modelo preferido pela Rainha Elizabeth II para desbravar as propriedades rurais da Família Real, e que ela mesma dirigia. Mas o retorno se dá de um modo diferente do habitual. Ao invés de trazer de volta à linha de montagem o utilitário que deu adeus em 2016, a marca britânica está comprando exemplares fabricados entre 2012 e 2016, os restaurando e fazendo um completo upgrade mecânico.
Dois momentos da Rainha da Inglaterra com os Land Rover: quando jovem, em desfile em um Série I, ao lado do Principe Philip; e dirigindo seu Defender 110 em foto mais recente
“Trabalhos Sob Medida”
O trabalho está a cargo da divisão Land Rover Classic, num programa batizado de “Works Bespoke” (“Trabalhos Sob Medida”). Os carros escolhidos a dedo estão sendo “remasterizados” (como diz a empresa) e recebendo um moderno motor V8 5.0 de 405 cv e 517 Nm, câmbio automático ZF de 8 velocidades, novíssimo sistema de suspensão e competentes freios com pinças Alcon de 4 pistões e discos de 335 mm na dianteira e 300 mm na traseira.
No interior, bancos concha da Recaro, muito couro somado a outros materiais nobres e moderna tecnologia. Os Land Rover Defender “remasterizados” estão disponíveis na versão 90, com chassi curto, e 110, longo. O cliente pode personalizar seu carro, combinando 8 cores de carroceria + 8 cores de interior. E são três modelos de rodas disponíveis: as tradicionais de aço aro 16 em preto ou branco, ou a de liga leve de 18 polegadas.
Mas é claro que esse clássico 4X4 que une “o melhor de dois mundos” tem seu preço. E ele é bastante salgado: € 226 mil para o 90 e € 237 mil para o 110 (cerca de R$ 1.400.000 e R$ 1.480.000 respectivamente, ao câmbio de hoje – 29/08).
O Defender está disponível em versão curta, de duas portas, e longa, de quatro. As rodas podem ser de liga ou aço
A trajetória do longevo Land Rover Defender
Linha de produção do Série 1, o precusor do Defender, em 1948
O bruto off-road que teve as mais diversas versões — como teto rígido, de lona e picape; com chassis curtos ou longos — nasceu com o nome de Série I, em 1947. Optou-se pela carroceria em alumínio. Não por motivos mais nobres como a leveza ou a proteção do veículo contra a ferrugem, mas sim porque os tempos eram bicudos naquele pós II Guerra Mundial e faltava aço no mundo inteiro. Vieram então, as Séries II e III… até que em 1990 ele foi finalmente rebatizado com o nome Defender. Mas sua identidade permaneceu bastante fiel às primeiras fases.
Destaques dos classificados
Conta a história que o objetivo da Rover na época era produzir o utilitário apenas por uns três anos, para fazer uma reserva de caixa e então retomar a produção de automóveis. Mas a experiência deu tão certo, que ele permaneceu em produção por incríveis 69 anos.
O derradeiro exemplar — o de número 2.016.993 e que hoje faz parte do acervo histórico da Land Rover — saiu da linha de montagem no dia 29 de janeiro de 2016.
Uma festa para a despedida, em 2016
Redação: Fernando Barenco
Fotos: Divulgação Land Rover Classic e web
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