Repórter Maxicar

Land Rover Defender está de volta, mas em versão restaurada pela fábrica

Land Rover Defender

Lançado depois da II Guerra Mundial, utilitário “raiz” foi produzido até 2016. Os vendidos agora estão sendo restaurados e modernizados

A Land Rover acaba de anunciar a volta do icônico Defender, aquele 4X4 “raiz”, lançado em 1947, que era o modelo preferido pela Rainha Elizabeth II para desbravar as propriedades rurais da Família Real, e que ela mesma dirigia. Mas o retorno se dá de um modo diferente do habitual. Ao invés de trazer de volta à linha de montagem o utilitário que deu adeus em 2016, a marca britânica está comprando exemplares fabricados entre 2012 e 2016, os restaurando e fazendo um completo upgrade mecânico.

Dois momentos da Rainha da Inglaterra com os Land Rover: quando jovem, em desfile em um Série I, ao lado do Principe Philip; e dirigindo seu Defender 110 em foto mais recente

“Trabalhos Sob Medida”

O trabalho está a cargo da divisão Land Rover Classic, num programa batizado de “Works Bespoke” (“Trabalhos Sob Medida”). Os carros escolhidos a dedo estão sendo “remasterizados” (como diz a empresa) e recebendo um moderno motor V8 5.0 de 405 cv e 517 Nm, câmbio automático ZF de 8 velocidades, novíssimo sistema de suspensão e competentes freios com pinças Alcon de 4 pistões e discos de 335 mm na dianteira e 300 mm na traseira.

No interior, bancos concha da Recaro, muito couro somado a outros materiais nobres e moderna tecnologia. Os Land Rover Defender “remasterizados” estão disponíveis na versão 90, com chassi curto, e 110, longo. O cliente pode personalizar seu carro, combinando 8 cores de carroceria + 8 cores de interior. E são três modelos de rodas disponíveis: as tradicionais de aço aro 16 em preto ou branco, ou a de liga leve de 18 polegadas.

Mas é claro que esse clássico 4X4 que une “o melhor de dois mundos” tem seu preço. E ele é bastante salgado: € 226 mil para o 90 e € 237 mil para o 110 (cerca de R$ 1.400.000 e R$ 1.480.000 respectivamente, ao câmbio de hoje – 29/08).

O Defender está disponível em versão curta, de duas portas, e longa, de quatro. As rodas podem ser de liga ou aço


A trajetória do longevo Land Rover Defender

Land Rover Defender

Linha de produção do Série 1, o precusor do Defender, em 1948

O bruto off-road que teve as mais diversas versões — como teto rígido, de lona e picape; com chassis curtos ou longos — nasceu com o nome de Série I, em 1947. Optou-se pela carroceria em alumínio. Não por motivos mais nobres como a leveza ou a proteção do veículo contra a ferrugem, mas sim porque os tempos eram bicudos naquele pós II Guerra Mundial e faltava aço no mundo inteiro. Vieram então, as Séries II e III… até que em 1990 ele foi finalmente rebatizado com o nome Defender. Mas sua identidade permaneceu bastante fiel às primeiras fases.

Conta a história que o objetivo da Rover na época era produzir o utilitário apenas por uns três anos, para fazer uma reserva de caixa e então retomar a produção de automóveis. Mas a experiência deu tão certo, que ele permaneceu em produção por incríveis 69 anos.

O derradeiro exemplar — o de número 2.016.993 e que hoje faz parte do acervo histórico da Land Rover — saiu da linha de montagem no dia 29 de janeiro de 2016.

Land Rover Defender

Uma festa para a despedida, em 2016

Redação: Fernando Barenco
Fotos: Divulgação Land Rover Classic e web

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