Carro icônico não apenas foi pilotado por McQueen no filme, mas pertencia ao próprio ator
Numa espécie de “avant premiere” (para usar a linguagem do cinema), a casa de leilões Mecum apresentou com toda pompa o autêntico Porsche 917K de Steve McQueen em “Le Mans” durante um recente leilão que aconteceu em Monterey, na Califórnia.
No entanto, a ação de marketing foi apenas para anunciar que esse que é um dos mais famosos Porsches de corrida de todos os tempos será vendido só em janeiro do ano que vem. Ele será a principal atração do mega leilão de Kissimmee – Flórida, que reunirá nada menos que 4.500 veículos clássicos. O que demonstra a importância desse carro histórico.
O Porsche 917K de “Le Mans”
Considerado pelos fãs de automobilismo como o melhor filme do gênero já realizado, “Le Mans” foi produzido e estrelado por Steve McQueen e estreou nos cinemas norte-americanos em junho de 1971. E o Porsche 917K não apenas dividiu as inesquecíveis cenas com o astro de Hollywood. Foi comprado por McQueen especialmente para o filme.
Dois momentos de Steve McQueen com seu Porsche 917K
Em “Le Mans”, Steve McQueen é o piloto norte-americano Michael Delaney. Ele retorna ao circuito francês determinado a vencer, mesmo quase tendo morrido em um acidente um ano antes. Lá começa também um romance com Lisa Belgetti (interpretada por Elga Andersen), a viúva de um piloto que morreu no mesmo acidente, havendo a possibilidade do próprio Delaney ter sido o responsável pela tragédia.
Grande parte das cenas de corridas foram filmadas durante a verdadeira prova das 24 Horas de Le Mans de 1970, o que deu ao filme um incrível realismo, contribuindo para que se tornasse um cult do estilo.
Depois de passar pelas mãos de Steve McQueen, esse carro pertenceu a alguns pilotos, tendo sido inclusive utilizado também em corridas. Nos últimos 23 anos pertenceu a outra celebridade: o ator e comediante Jerry Seinfeld, que o restaurou trazendo de volta todas as características originais da época das filmagens. Em uma das portas foi preservado o autógrafo de seu ilustre primeiro proprietário.
O trailer oficial do célebre filme de 1971
Sobre o modelo 917K
O Porsche 917K foi produzido entre 1970 e 1971. É uma versão aprimorada do primeiro 917, de 1969. A principal diferença está na traseira, que foi redesenhada, se tornando mais curta, o que fez com que o 917K fosse mais aerodinâmico e fácil de pilotar. É equipado com motor boxer central de 12 cilindros 4.6L, que rendem 515cv. Foram fabricadas apenas 12 unidades dessa versão.
Destaques dos classificados
Portanto, o Porsche 917K de “Le Mans” é um carro de corrida de verdade e não um mero modelo cenográfico criado para o cinema.
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!