Feito de 1964 do Gordini — produzido sob licença pela Willys — está sendo lembrado no Festival de Interlagos
Durante sua participação no Festival de Interlagos — que acontece de 9 a 11 de agosto, em São Paulo, no autódromo que leva o mesmo nome — a Renault está comemorando os 60 anos do Recorde Mundial de Resistência, um feito histórico realizado pela Willys com o Gordini, que era produzido sob licença da Renault.
O teste de resistência, que teve início no dia 26 de outubro de 1964, consistiu em percorrer 51 mil quilômetros ininterruptos no anel externo do autódromo de Interlagos, e foi concluído em 22 dias, com paradas apenas para trocas de piloto, abastecimento e manutenções.
Os pilotos do Recorde Mundial de Resistência. Na segunda imagem, o Gordini amassado: mesmo depois de um capotamento, ele continuou a correr
Os pilotos do Recorde Mundial de Resistência
No evento para imprensa e convidados, a viúva Maria Luiza e o filho Bird Jr. receberam a homenagem em nome de Bird Clemente
Um Gordini novo totalmente original, escolhido aleatoriamente no pátio da fábrica, foi pilotado pelos então pilotos da Equipe Willys Wilsinho Fittipaldi, José Carlos Pace, Bird Clemente, Chiquinho Lameirão, Carol Figueiredo, Luiz Pereira Bueno, Geraldo Meirelles, e mais três pilotos convidados: Vitório Andreatta, Danilo de Lemos e Wladimir Costa. O chefe da equipe, Luís Antônio Greco, também conduziu o carro. “…Ficamos morando em Interlagos por 22 dias. Tínhamos refeitório, dormitório, sala de lazer…”, comentou Bird certa vez.
Durante o Festival Interlagos, pilotos e familiares dos pilotos foram homenageados e um Gordini que presta homenagem ao Recorde Mundial de Resistência — desenvolvido por Bird Clemente Júnior, filho do piloto Bird Clemente, e que hoje pertence ao acervo do Dream Car Museum, de São Roque – SP — ficará exposto no estande da Renault. O piloto Christian Fittipaldi recebeu a homenagem em nome de seu pai, Wilsinho, que faleceu recentemente (na foto principal).
No último dia do evento (11), um desfile com diferentes modelos da Willys (incluindo os licenciados Renault: Dauphine, Gordini e Interlagos) realizarão uma volta simbólica no circuito atual, representando aquele feito histórico de 1964.
Fotos: Imprensa Renault
Destaques dos classificados
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!