Coberturas

16° Encontro de Veículos Antigos de Barroso, MG

16° Encontro de Veículos Antigos de Barroso, MG

Praça Sant’Ana foi tomada pelo brilho do antigomobilismo

Caminhões, tratores e automóveis estiveram em exposição exposição na praça e no saguão da prefeitura

É sempre surpreendente o encontro de carros antigos em Barroso-MG e no último domingo, primeiro de setembro, não foi diferente, na sua 16º edição. O presidente do Clube de Carros Antigos da Barroso, Wagner Nascimento, utilizou sua coleção de trucks, tratores e calhambeques para criar um cenário que desafiava as leis da física.

Caminhão tanque International 1946 com a lendária carroceria Jofeir

Seus veículos foram dispostos em locais estratégicos na Praça de Sant’Ana, a principal da cidade e no saguão da Prefeitura Municipal, onde estava exposta a carreta tanque com cavalo mecânico International 1946, com a histórica carroceria Jofeir. A Jofeir foi um fenômeno no Brasil no ramo de transportes. Além de ser transportadora, era fábrica de carrocerias e carretas. Produzia para si própria e para a concorrência. Possuía uma frota com mais de 200 veículos entre ônibus, caminhões, carretas e pranchas de transporte pesado de cargas indivisíveis sendo que estas, como dito, eram todas de fabricação própria da Divisão de Implementos Rodoviários que também produzia tanques, reboques, furgões e caçambas.

Caminhões, tratores e automóveis em exposição na praça e no saguão da prefeitura

Além da fábrica e da transportadora, a Jofeir era composta de outras empresas como agências de veículos DKW – Vemag, Alfa-Romeo, Mercedes-Benz e Scania-Vabis e uma linha de ônibus, a Trans Brasiliana, a primeira a fazer o trajeto Rio-Brasília. Encerrou suas atividades em 1981. Os outros veículos expostos pelo presidente Wagner Nascimento foram: o caminhão Ford 1928, o Calhambeque Chevrolet 1930, o caminhão Federal 1936, o caminhão Chevrolet 1951, o caminhão Mercedes-Benz 1954, o caminhão Chevrolet Brasil 1963 e os tratores Cockshutt 1936, International 1936, Kenworth 1940 e Ford 1945.

A Praça Sant’Ana ficou repleta de veículos antigos e público em todo seu entorno

A inscrição para o evento também aconteceu no saguão da prefeitura, onde o antigomobilista recebia um número para concorrer ao sorteio de prêmios, um voucher para o café da manhã e a camisa do encontro. Apresentações culturais, shows, feira de artesanato e estandes de miniaturas e produtos relativos a carros antigos movimentaram o evento.

Chevrolet Fleetmaster 1948, Chevrolet Special Deluxe 1941, Chevrolet Brasil 1962 e Chevrolet ‘Marta Rocha’ 1958

Muitos carros chamavam à atenção neste encontro, entre eles o Chevrolet Fleetmaster 1948 de Robson Elias, de Congonhas-MG, o Mercury Monterey 1959 de Ecir Maciel de São João del Rei e o Chevrolet Special Deluxe 1941 de Amauri Silva de Dores de Campos-MG. E ainda dois caminhões, o Chevrolet Brasil 6500 1962 e o Chevrolet ‘Marta Rocha’ 1958, ambos de Paulo Rogério Couto de Barbacena-MG.

Momento dos amigos e antigomobilistas

Barroso é uma cidade agradável, simpática, com ares de modernidade, mas com a mineiridade do interior, sempre recebendo bem os antigomobilistas e deixando-os à vontade, como se estivessem em casa. Esses são os ingredientes que tornaram esse encontro sólido e duradouro. Desde a primeira edição até esta décima sexta, expositores e visitantes comparecem em grande número e são só elogios para a organização e para o evento como um todo.

Texto e Fotos: Jarge Filho
Edição: Fatima Barenco

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.