Coberturas

A 41ª Exposição de Automóveis Antigos de Teresópolis foi uma festa!

Mais de 600 veículos estiveram nos gramados do Golf Club. Presença de público foi expressiva

Mais de 600 veículos antigos estiveram reunidos nos gramados do Golf Club durante todo o fim de semana — de 6 a 8 de setembro — na 41ª Exposição de Automóveis Antigos de Teresópolis, um dos mais tradicionais eventos de antigomobilismo do Brasil.

Tirolesa, praça de alimentação, Espaço Mulher e a Exposição de Brinquedos de Marcelo Kowalski

Aproveitando o sábado de feriado, turistas e moradores da cidade da Região Serrana do Rio de Janeiro, lotaram a mostra, não apenas para admirar os carros, mas também para curtir os demais atrativos voltados para toda a família: tirolesa e parquinho para as crianças; Espaço Mulher, que foi uma das novidades desse ano; uma exposição de brinquedos antigos, outra atração estreante, que atraiu a atenção não apenas da meninada, mas também dos marmanjos, que viajaram em suas recordações de infância.

Contraste: show para quem curte um agito e o relax à sobra de uma árvore

A Praça de alimentação permaneceu sempre lotada, com petiscos, refeições e bebida gelada para todos os gostos. Os shows que rolaram ao longo dos três dias e noites mantiveram a alegria e o alto astral sempre no topo.

Para os que estavam em busca de momentos de maior sossego, em contato com a natureza, não faltaram lugares à sombra das árvores, para abrir uma cadeira ou esticar a toalha e curtir em companhia da família. Espaço de sobra também para passear com seu cãozinho ou outro animalzinho de estimação: sim, vimos por lá um casal de furões, que chamaram muito a atenção. O evento foi “pet friendly”.

CONFIRA A LISTA DE PREMIADOS

O Clube Amigos do Antigo tem o privilégio de contar com esse incrível local para a realização de seu evento anual. Além de lindo e muito espaçoso, o Golf Club oferece uma ótima infraestrutura e fica num local de excelente acesso, bem na entrada da cidade, para quem vem de Petrópolis.

O Toyota do Zico

41ª Exposição de Automóveis Antigos de Teresópolis

Zico ganhou o carro da Toyota por ser eleito o melhor jogador da final do Mundial Interclubes de 1981

Uma das grandes atrações da 41ª Exposição de Automóveis Antigos de Teresópolis foi o Toyota Celica que Zico ganhou de presente na conquista pelo Flamengo do Campeonato Mundial Interclubes, no Japão, em 1981. Na semana passada, falamos sobre ele aqui no Maxicar. Xodó do “Galinho de Quintino”, o carro permaneceu em exposição em um espaço exclusivo.

Bodas de Ouro do VW Passat

41ª Exposição de Automóveis Antigos de Teresópolis

Os amigos “passateiros” Mário Silva, André Grigoresviski e Alexandre Thomaz: produtos de limpeza em mãos para deixar tudo “nos trinques”

Os 50 anos do primeiro Volkswagem brasileiro refrigerado a água foram lembrados, com a exposição de 20 exemplares dos mais diversos anos e versões. Foi premiado o LS 1980 de André Grigorevski, presidente do Passat Clube RJ. O modelo foi produzido no Brasil de 1974 a 1988, sempre com muito sucesso.

Os MOPAR

41ª Exposição de Automóveis Antigos de Teresópolis

Fabrício Pessanha dando um trato em seu Barracuda, o carro-destaque de 2024

O número de modelos da Chrysler também foi bem expressivo, a começar pelo próprio automóvel que foi o garoto-propaganda da 41ª Exposição de Automóveis Antigos de Teresópolis, ilustrando todo o material de divulgação. O Plymouth Barracuda (ou simplesmente ‘Cuda’) 1970 de cor púrpura, com o poderoso motor V8 440 Six Pack, teve local de destaque, bem em frente ao palco.

Acima os Dodges Charger e o Dart SE. Abaixo, a Dodge Kingsway e o “The Best”, Chrysler New Yorker Brougham

Entre os Dodges nacionais, um magnífico Charger 1972, um Magnum 1981 — ambos premiados — e um Dart SE 1974, uma versão espartano-esportiva, que mirava o público jovem. O Chrysler mais antigo foi a encantadora SW Dodge Kingsway 1950. E o “The Best” também foi da icônica marca norte-americana (que infelizmente está moribunda atualmente). O impressionante New Yorker Brougham 1972 com carroceria e interior verde vai ser então o automóvel símbolo do evento do ano que vem. Veja outras fotos dele no final da matéria e em nossa Galeria de Imagens.

CONFIRA A LISTA DE PREMIADOS

Mavericks e Opalas

Alguns Opalas “mineiros” e o Gran Luxo automático de Luciano Oliveira

O número de exemplares do admirado Ford Maverick também foi bastante grande (repare em nossa foto principal). Mas, tirando o VW Fusca — que é “hors-concours” em quantidade em qualquer encontro de carros antigos — nenhum modelo teve mais exemplares do que o Chevrolet Opala. Certamente foram mais de trinta. Apenas o Clube de Autos Antigos Rota Real, de Conselheiro Lafaiete – MG, levou onze. Carros de excepcional qualidade, do qual destacamos o Coupê Gran Luxo 4.100 com câmbio automático com alavanca na coluna de direção. Além de impecável, o Opala de Luciano Oliveira tem uma configuração muito rara.

Um colecionador de troféus

A bela dupla de Chevrolets norte-americanos e o Chevette “papa-prêmio”

Mas o nacional Chevrolet Chevette SL 1988 se notabilizou por ser um verdadeiro colecionador de troféus. Depois de ser destaque no Encontro Paulista, de Águas de Lindóia – SP em junho, ele foi eleito o melhor carro brasileiro em Teresópolis. Também pudera: com apenas 22 mil km rodados, está de fato impecável. Seu orgulhoso proprietário, Fábio Valério, fez questão de levá-lo calçado com os ressecados pneus originais.

Os Fiat 147 foram muito bem representados. Destaque para a Pick-up de Luiz Paiva

Um lugar especial foi reservado para os Fiat 147, que embora não fossem muitos, deram uma boa ideia da história do modelo lançado em 1976, sendo o carro de estreia da Fiat aqui no Brasil. Além do 147 padrão, havia a SW Panorama, o injustiçado Sedan Oggi e até uma rara Pick-up 1050. Seu proprietário, Luiz Antonio Paiva, nos contou que caprichou na restauração, não deixando escapar nenhum detalhe. O modelo é muito desejado pelos fãs do 147. E essa ficou linda mesmo!

Conhece?

O fora-de-série Zimmer Quicksilver é pouco conhecido até nos EUA

O automóvel mais desconhecido da exposição foi certamente o norte-americano Zimmer Quicksilver, um luxuoso fora-de-série fabricado apenas entre 1986 e 1988. Construído sobre o chassi alongado do Pontiac Fiero, tem carroceria em fibra de vidro. Foram produzidas apenas 170 unidades. De acordo com o proprietário, há apenas dois no Brasil, ambos pertencentes a Zembrod’s Collection.

Os curiosos da 41ª Exposição de Automóveis Antigos de Teresópolis

Criatividade mereceu prêmios: o “Mystery Machine” e a Kombi “Hot Wheels”

Todo encontro de carros antigos que se preze tem sempre aqueles que em maior ou menor grau, são curiosos. E na 41ª Exposição de Automóveis Antigos de Teresópolis, não podia ser diferente. Destacamos dois deles, que inclusive foram premiados por causa de suas peculiaridades. O primeiro a minivan Asia Towner — modelo que foi muito popular no Brasil nos anos 1990 e que atualmente “evaporou” — que foi transformada na famosa “Mystery Machine” do desenho animado Scooby-Doo, com o casal proprietário vestido de Fred e Dafne e o filho de Scooby. O segundo a VW Kombi “Hot Wheels” de José Manuel Paiva (irmão do proprietário da picapinha 147). A mini Kombi é de fato uma sensação por onde passa. Além de ter sido bastante encurtada, teve o teto rebaixado, dando a impressão de carro de brinquedo. Conforme nos contou Paiva, a dirigibilidade é bastante boa. Só tem que ficar atento aos quebra-molas, pois ela tende a raspar a frente.

Ano que vem tem mais!

Viu só tudo o que você perdeu? Mas não fique triste, pois ano que vem tem mais! A 42ª Exposição de Automóveis Antigos de Teresópolis irá acontecer entre os dias 5 e 7 de setembro. Então, já deixe anotado!

+ imagens do “The Best”


GALERIAS DE IMAGENS

CONFIRA A LISTA DE PREMIADOS

Redação: Fernando Barenco
Fotos: Fátima Barenco

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados