Coberturas

Brazil Classics Kia Show: as estrelas se encontram em Araxá

Benz 1912 do acervo do futuro Car Design Museum, de Campos do Jordão foi eleito o “Best of Show” em evento repleto de preciosidades automotivas

O castelo chamado Grande Hotel e Termas de Araxá – MG sediou, de 4 a 8 de setembro, mais uma edição do Brazil Classics Kia Show, o XXV Encontro Nacional de Automóveis Antigos, realizado pelo Instituto Cultural Veteran Car MG. Pela singularidade, história, alto padrão e decoração primorosa, além de fontes termais, lagos, jardins projetados por Burle Marx e 49 mil metros quadrados de área construída, abraçados por 400 mil metros quadrados de área verde, esse castelo é o cenário perfeito para o mais importante evento do segmento na América Latina, reconhecido mundialmente pelo esmero na seleção dos veículos apresentados.

Vista aérea do Grande Hotel e Termas de Araxá e momento da cerimônia de abertura

Quinta-feira, dia 5, na abertura oficial do evento, após o Hino Nacional e hasteamento das bandeiras, o presidente do Instituto Cultural Veteran Car MG, Oswaldo Borges da Costa Filho, desejou boas-vindas a todos e ressaltou que frequenta os principais encontros de carros antigos do mundo e nunca viu um local tão privilegiado como este, especialmente para os veículos que ficam todos em piso pavimentado. Participaram da solenidade o presidente da FBVA, Andrés Pesserl; o presidente da patrocinadora master do evento, Kia Motors do Brasil, José Luiz Gandini; o diretor do Instituto Cultural Veteran Car MG, Otávio Pinto de Carvalho; e autoridades locais. O mestre de cerimônias foi o apresentador de TV, Paulo Leite. Após a cerimônia, a diretoria do Veteran MG recebeu convidados e expositores no salão Solar dos Araxás do Grande Hotel no coquetel de boas-vindas.

Os temas principais desta edição foram: Limousines, comemoração dos 100 anos dos automóveis MG, comemoração dos 60 anos do Mustang e homenagem aos 60 anos do Puma.

Limousines

Rolls-Royce Silver Wraith Limousine 1953, Rolls-Royce Silver Wraith Limousine 1956, Cadillac série 75 Limousine 1960 e Horch 951 Pullman Limousine 1937

As limousines Rolls-Royce eram predominantes. Em frente ao hotel estava a Silver Wraith 1953, com carroceria H.J. Mulliner, uma das 4 encomendadas pela Presidência da República do Brasil. Outra ainda está em uso pela presidência e não se sabe o paradeiro das outras duas. Mais uma Silver Wraith 1956 também mostrava sua imponência. A Phanton II Sedanca 1929, conhecida por sua cabine separada do motorista, silenciosa e luxuosa, tem até cristaleira (em nossa foto principal). A Silver Cloud 1964 e a Silver Cloud 1965 foram utilizadas pelas embaixadas inglesas no Brasil e na Argentina, respectivamente.

A Cadillac série 75 1960 com o número #828 de 832 unidades produzidas, foi comprada pelo Marechal Tito da Iugoslávia e personalizada pela Ghia na Itália. Extremamente luxuosa e rara, ali estava a Bentley Long Wheels Base 1975. Foram feitas apenas 9 unidades sob encomenda. Cadillac Fleetwood V12 1935 e Cadillac Formal Sedan V16 1939 esbajavam potência. Chamava à atenção a Limousine Packard Eight 640 individual Custom Town Car Landaulet 1929. A Horch 951 Pullman Limousine 1937 chegou ao Brasil em 1941 como presente do governo da Alemanha para o presidente Getúlio Vargas.

Brazil Classics Kia Show

Limousines Willys Itamaraty Executivo

Um privilégio para o visitante foi ver duas unidades da Limousine Willys Itamaraty Executivo 1967, único carro brasileiro que saiu de fábrica na versão limousine. Apenas 30 unidades foram fabricadas.

Homenagem a um inglês e a um brasileiro

Um belo espaço foi reservado para a exposição em comemoração aos 100 anos do MG, onde encontramos vários modelos como o MG TC 1946, o MG TD que foi fabricado entre 1949 e 1953, o MG A fabricado de 1957 a 1962, o MG C 6 cilindros e o MG B fabricado entre 1963 e 1980.

Acima MG TC 1946 e MGB GT Coupê 1968. Abaixo a mostra do esportivo Puma

Brazil Classics Kia Show

Uma linha do tempo foi traçada em homenagem aos 60 anos do Puma, em suas diferentes fábricas, com modelos do início de sua produção com motor DKW 3 cilindros, passando aos modelos com motor VW 4 cilindros refrigerados a ar, modelos com motor General Motors 4 cilindros GM 151, muito raros e 6 cilindros GM 250 S, chegando aos modelos em final de produção com o motor VW AP refrigerado a água.

Museus

Voisin C3 L 1927, Isotta Fraschini Tipo 8A 1925, Hispano-Suiza 30-40 1911 e Benz 10-30 PS Limousine Landaulet 1912

Alguns museus de automóveis tiveram participação ímpar neste encontro. A Srª Lia Maria Aguiar, presença marcante no evento, que através de sua fundação vai inaugurar o CARDE – Car Design Museum, em Campos do Jordão-SP, no dia 28 de novembro próximo, expôs, em um elegante estande à frente do Grande Hotel, um show de raridades. O Voisin C3 L Coupé Chauffeur Limousine Transformable 1927, único no mundo, foi criado pela renomada firma parisiense Belvallette e pertenceu à mesma família desde zero km. Arrematado em um leilão em Paris, chegou ao Brasil há poucos meses e se encontra em admirável estado de originalidade, verdadeiro testemunho de época.

O Isotta Fraschini Tipo 8A Cabriolet d’Orsay 1925 retrata o ápice, em termos de sofisticação automotiva italiana, equipado com motor de 8 cilindros em linha, de 7,4 litros, 110 cv e velocidade máxima de 140 km por hora.

O Hispano-Suiza 30-40 HP Series 95 1911 fabricado na Espanha com motor 4 cilindros, chassi #974 pertenceu a Roberto Lee e era o preferido de sua coleção.

O Benz 10-30 PS Limousine Landaulet 1912 com 30 cv teve sua produção interrompida pela primeira grande guerra.

McLaren Senna GTR XP 2020

Uma exceção tinha que ser aberta nesse encontro para que o McLaren Senna GTR XP 2020 pudesse entrar. Foram fabricados apenas 75 em homenagem ao ídolo da Fórmula 1 e este é o único na América Latina. O exemplar em exposição se destaca dos demais produzidos por sua configuração XP ‘Experimental Prototype’, idealizado e desenvolvido para as pistas com motor V8 biturbo de 4 litros com 825 cv de potência e velocidade máxima de 340 km por hora.

Na primeira foto, em primeiro plano, o Kiblinger 1895. Depois, Daimler DB18 Convertible 1949

O museu Garagem do Automóvel de Carmo da Mata-MG, através de seu proprietário Rúbio Fernal, levou ao evento uma fração impressionante de sua coleção. Além de limousines já mencionadas acima e outras raridades, Rúbio expôs o Kiblinger 1895, o automóvel mais antigo do encontro, e o Daimler DB18 Convertible 1949, um carro histórico que era usado pelo chefe da Polícia Montada no Canadá. E ainda o Delahaye 148L 1937, fabricado sob encomenda à época, modelo único no mundo.

Cadillac Type 55 1917, Tatra Tatraplan 1950, Lamborghini Diablo 1991 e Hofstetter Turbo 1987

O Dream Car Museum, situado em São Roque-SP, e seu proprietário Marcelo Elias também tiveram presença marcante em Araxá com carros super especiais, verdadeiras raridades como o Cadillac Model K 1906, o Cadillac Type 55 1917, o Tatra Tatraplan 1950, o Jaguar E-Type 55 1964, a Lamborghini Diablo 1991 e o Hofstetter Turbo 1987.

Em duplas

Acima Cord 812 e L-29. Abaixo as duplas Brasinca GT 4200 e Alfa Romeo Giulia Spider

Além desses, o visitante pôde apreciar algumas duplas de carros, colocados lado a lado que não são encontrados facilmente como o Cord L-29 1930 e o Cord 812 1937. Os Brasinca GT 4200 Uirapuru 1965 e 1966. O Lancia 1919 e o Lancia 1922. E ainda o dueto de Alfa Romeo Giulia Spider 1967, uma em perfeito estado e a outra para restauro completo.

Por falar em Alfa, a marca do “cuore sportivo” fez uma linha respeitável de modelos italianos e nacionais. Assim como a Mercedes-Benz que apresentou cerca de 40 modelos diferentes da confiável marca alemã.

Esportividade em vários estilos

O nacional Woerdenbag 1956 e o norte-americano Bely Tanker P-51 1949

Os esportivos deram um show à parte. Quando o roadster brasileiro Packard Woerdenbag 1956, único no mundo, chegou ao pátio da exposição, o frisson foi geral e foi assunto de uma reportagem aqui no Maxicar, antes mesmo dessa cobertura.

Outro que despertou muita curiosidade foi o Bely Tanker P-51 1949, uma invenção dos soldados americanos ao final da segunda grande guerra. A Força Aérea Americana possuía milhares de tanques de aviões extras dos caças P51, em alumínio, que perderam sua função com o final da guerra. Os jovens americanos cortavam os tanques ao meio e os adaptavam sobre chassis de Ford T com motor Ford V8 envenenado. Esses brinquedos chegavam a 200 km por hora.

Forte presença dos superesportivos

Mas durante o Brazil Classics Kia Show, a reação do público era impactante, especialmente dos mais jovens ao se depararem com Ferrari, Lamborghini, Lotus, Hofstetter, Matra Bonnet, Lobini, Maserati, Aston Martin, Porsche, Jaguar, Corvette, Dodge Challenger, Dodge Charger R/T americano, Maverick Stallion americano e uma linha alternada de Ford Mustang em homenagem aos seus 60 anos.

Outras atrações do Brazil Classics Kia Show

O Brazil Classics Kia Show não é apenas uma exposição de carros antigos, é um evento cultural para toda a família. Além da feira de peças e antiguidades, durante todo o evento shows e apresentações culturais ao ar livre enriqueceram a programação. No lounge da Kia Motors do Brasil, mais shows e a exposição de seus modelos e lançamentos como o Niro, Sportage, Stonic, Carnival e os novíssimos EV5 e EV9.

Na sexta-feira, dia 6, o grande leilão de carros antigos e especiais aconteceu com muita animação, interatividade e participação do público a ponto do leiloeiro oficial afirmar: “A plateia está dando um show aqui em Araxá, este leilão já é histórico”.                    

No sábado, dia 7, último dia de visitação, o pátio da exposição ficou repleto durante todo o dia. Às 15 horas, no Cine Tiradentes do Grande Hotel, foi realizada a Assembleia da FBVA. Às 18 horas teve início a cerimônia de premiação.

O“Best of Show” do Brazil Classics Kia Show

Best Of Show: Benz 10-30 PS Limousine Landaulet 1912. No lado esquerdo, a Srª Lia Maria Aguiar, curadora do museu que será inaugurado em novembro (foto: Ascom – evento)

A grande contemplada da noite foi a Srª Lia Maria Aguiar. O Museu CARDE recebeu o troféu Lalique e o troféu Roberto Lee que premia o “Best of Show” também foi recebido por ela, para o Benz 10-30 PS Limousine Landaulet 1912. A lista completa dos premiados está no final desta matéria.

Após essa cerimônia, no Salão Belo Horizonte do Grande Hotel, um concorrido jantar de confraternização e despedida encerrou o Brazil Classics Kia Show 2024, brilhantemente realizado pelo Instituto Cultural Veteran Car MG. Esse brilhantismo gerou muitos elogios e alguns comentários: “Melhor encontro de carros clássicos do Brasil” – José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil. “Araxá se fixou, se consolidou como ponto de referência do antigomobilismo no Brasil” – Andrés Pesserl – presidente da FBVA. “Ser premiado em Araxá é ganhar o Oscar do antigomobilismo” – Petraconi Ribeiro – antigomobilista premiado. 

CONFIRA A LISTA DE PREMIADOS

Redação e fotos: Jorge Filho
Video: Odair Ferraz

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados