Benz 1912 do acervo do futuro Car Design Museum, de Campos do Jordão foi eleito o “Best of Show” em evento repleto de preciosidades automotivas
O castelo chamado Grande Hotel e Termas de Araxá – MG sediou, de 4 a 8 de setembro, mais uma edição do Brazil Classics Kia Show, o XXV Encontro Nacional de Automóveis Antigos, realizado pelo Instituto Cultural Veteran Car MG. Pela singularidade, história, alto padrão e decoração primorosa, além de fontes termais, lagos, jardins projetados por Burle Marx e 49 mil metros quadrados de área construída, abraçados por 400 mil metros quadrados de área verde, esse castelo é o cenário perfeito para o mais importante evento do segmento na América Latina, reconhecido mundialmente pelo esmero na seleção dos veículos apresentados.
Vista aérea do Grande Hotel e Termas de Araxá e momento da cerimônia de abertura
Quinta-feira, dia 5, na abertura oficial do evento, após o Hino Nacional e hasteamento das bandeiras, o presidente do Instituto Cultural Veteran Car MG, Oswaldo Borges da Costa Filho, desejou boas-vindas a todos e ressaltou que frequenta os principais encontros de carros antigos do mundo e nunca viu um local tão privilegiado como este, especialmente para os veículos que ficam todos em piso pavimentado. Participaram da solenidade o presidente da FBVA, Andrés Pesserl; o presidente da patrocinadora master do evento, Kia Motors do Brasil, José Luiz Gandini; o diretor do Instituto Cultural Veteran Car MG, Otávio Pinto de Carvalho; e autoridades locais. O mestre de cerimônias foi o apresentador de TV, Paulo Leite. Após a cerimônia, a diretoria do Veteran MG recebeu convidados e expositores no salão Solar dos Araxás do Grande Hotel no coquetel de boas-vindas.
Os temas principais desta edição foram: Limousines, comemoração dos 100 anos dos automóveis MG, comemoração dos 60 anos do Mustang e homenagem aos 60 anos do Puma.
Limousines
Rolls-Royce Silver Wraith Limousine 1953, Rolls-Royce Silver Wraith Limousine 1956, Cadillac série 75 Limousine 1960 e Horch 951 Pullman Limousine 1937
As limousines Rolls-Royce eram predominantes. Em frente ao hotel estava a Silver Wraith 1953, com carroceria H.J. Mulliner, uma das 4 encomendadas pela Presidência da República do Brasil. Outra ainda está em uso pela presidência e não se sabe o paradeiro das outras duas. Mais uma Silver Wraith 1956 também mostrava sua imponência. A Phanton II Sedanca 1929, conhecida por sua cabine separada do motorista, silenciosa e luxuosa, tem até cristaleira (em nossa foto principal). A Silver Cloud 1964 e a Silver Cloud 1965 foram utilizadas pelas embaixadas inglesas no Brasil e na Argentina, respectivamente.
A Cadillac série 75 1960 com o número #828 de 832 unidades produzidas, foi comprada pelo Marechal Tito da Iugoslávia e personalizada pela Ghia na Itália. Extremamente luxuosa e rara, ali estava a Bentley Long Wheels Base 1975. Foram feitas apenas 9 unidades sob encomenda. Cadillac Fleetwood V12 1935 e Cadillac Formal Sedan V16 1939 esbajavam potência. Chamava à atenção a Limousine Packard Eight 640 individual Custom Town Car Landaulet 1929. A Horch 951 Pullman Limousine 1937 chegou ao Brasil em 1941 como presente do governo da Alemanha para o presidente Getúlio Vargas.
![Brazil Classics Kia Show](https://www.maxicar.com.br/wp-content/uploads/2024/09/ara10.jpg)
Limousines Willys Itamaraty Executivo
Destaques dos classificados
Um privilégio para o visitante foi ver duas unidades da Limousine Willys Itamaraty Executivo 1967, único carro brasileiro que saiu de fábrica na versão limousine. Apenas 30 unidades foram fabricadas.
Homenagem a um inglês e a um brasileiro
Um belo espaço foi reservado para a exposição em comemoração aos 100 anos do MG, onde encontramos vários modelos como o MG TC 1946, o MG TD que foi fabricado entre 1949 e 1953, o MG A fabricado de 1957 a 1962, o MG C 6 cilindros e o MG B fabricado entre 1963 e 1980.
![](https://www.maxicar.com.br/wp-content/uploads/2023/10/wz-1.jpg)
Acima MG TC 1946 e MGB GT Coupê 1968. Abaixo a mostra do esportivo Puma
![Brazil Classics Kia Show](https://www.maxicar.com.br/wp-content/uploads/2024/09/ara7.jpg)
Uma linha do tempo foi traçada em homenagem aos 60 anos do Puma, em suas diferentes fábricas, com modelos do início de sua produção com motor DKW 3 cilindros, passando aos modelos com motor VW 4 cilindros refrigerados a ar, modelos com motor General Motors 4 cilindros GM 151, muito raros e 6 cilindros GM 250 S, chegando aos modelos em final de produção com o motor VW AP refrigerado a água.
Museus
Voisin C3 L 1927, Isotta Fraschini Tipo 8A 1925, Hispano-Suiza 30-40 1911 e Benz 10-30 PS Limousine Landaulet 1912
Alguns museus de automóveis tiveram participação ímpar neste encontro. A Srª Lia Maria Aguiar, presença marcante no evento, que através de sua fundação vai inaugurar o CARDE – Car Design Museum, em Campos do Jordão-SP, no dia 28 de novembro próximo, expôs, em um elegante estande à frente do Grande Hotel, um show de raridades. O Voisin C3 L Coupé Chauffeur Limousine Transformable 1927, único no mundo, foi criado pela renomada firma parisiense Belvallette e pertenceu à mesma família desde zero km. Arrematado em um leilão em Paris, chegou ao Brasil há poucos meses e se encontra em admirável estado de originalidade, verdadeiro testemunho de época.
O Isotta Fraschini Tipo 8A Cabriolet d’Orsay 1925 retrata o ápice, em termos de sofisticação automotiva italiana, equipado com motor de 8 cilindros em linha, de 7,4 litros, 110 cv e velocidade máxima de 140 km por hora.
O Hispano-Suiza 30-40 HP Series 95 1911 fabricado na Espanha com motor 4 cilindros, chassi #974 pertenceu a Roberto Lee e era o preferido de sua coleção.
O Benz 10-30 PS Limousine Landaulet 1912 com 30 cv teve sua produção interrompida pela primeira grande guerra.
![](https://www.maxicar.com.br/wp-content/uploads/2024/09/ara15.jpg)
McLaren Senna GTR XP 2020
Uma exceção tinha que ser aberta nesse encontro para que o McLaren Senna GTR XP 2020 pudesse entrar. Foram fabricados apenas 75 em homenagem ao ídolo da Fórmula 1 e este é o único na América Latina. O exemplar em exposição se destaca dos demais produzidos por sua configuração XP ‘Experimental Prototype’, idealizado e desenvolvido para as pistas com motor V8 biturbo de 4 litros com 825 cv de potência e velocidade máxima de 340 km por hora.
Na primeira foto, em primeiro plano, o Kiblinger 1895. Depois, Daimler DB18 Convertible 1949
O museu Garagem do Automóvel de Carmo da Mata-MG, através de seu proprietário Rúbio Fernal, levou ao evento uma fração impressionante de sua coleção. Além de limousines já mencionadas acima e outras raridades, Rúbio expôs o Kiblinger 1895, o automóvel mais antigo do encontro, e o Daimler DB18 Convertible 1949, um carro histórico que era usado pelo chefe da Polícia Montada no Canadá. E ainda o Delahaye 148L 1937, fabricado sob encomenda à época, modelo único no mundo.
Cadillac Type 55 1917, Tatra Tatraplan 1950, Lamborghini Diablo 1991 e Hofstetter Turbo 1987
O Dream Car Museum, situado em São Roque-SP, e seu proprietário Marcelo Elias também tiveram presença marcante em Araxá com carros super especiais, verdadeiras raridades como o Cadillac Model K 1906, o Cadillac Type 55 1917, o Tatra Tatraplan 1950, o Jaguar E-Type 55 1964, a Lamborghini Diablo 1991 e o Hofstetter Turbo 1987.
Em duplas
![](https://www.maxicar.com.br/wp-content/uploads/2024/09/ara23.jpg)
Acima Cord 812 e L-29. Abaixo as duplas Brasinca GT 4200 e Alfa Romeo Giulia Spider
Além desses, o visitante pôde apreciar algumas duplas de carros, colocados lado a lado que não são encontrados facilmente como o Cord L-29 1930 e o Cord 812 1937. Os Brasinca GT 4200 Uirapuru 1965 e 1966. O Lancia 1919 e o Lancia 1922. E ainda o dueto de Alfa Romeo Giulia Spider 1967, uma em perfeito estado e a outra para restauro completo.
Por falar em Alfa, a marca do “cuore sportivo” fez uma linha respeitável de modelos italianos e nacionais. Assim como a Mercedes-Benz que apresentou cerca de 40 modelos diferentes da confiável marca alemã.
Esportividade em vários estilos
O nacional Woerdenbag 1956 e o norte-americano Bely Tanker P-51 1949
Os esportivos deram um show à parte. Quando o roadster brasileiro Packard Woerdenbag 1956, único no mundo, chegou ao pátio da exposição, o frisson foi geral e foi assunto de uma reportagem aqui no Maxicar, antes mesmo dessa cobertura.
Outro que despertou muita curiosidade foi o Bely Tanker P-51 1949, uma invenção dos soldados americanos ao final da segunda grande guerra. A Força Aérea Americana possuía milhares de tanques de aviões extras dos caças P51, em alumínio, que perderam sua função com o final da guerra. Os jovens americanos cortavam os tanques ao meio e os adaptavam sobre chassis de Ford T com motor Ford V8 envenenado. Esses brinquedos chegavam a 200 km por hora.
Forte presença dos superesportivos
Mas durante o Brazil Classics Kia Show, a reação do público era impactante, especialmente dos mais jovens ao se depararem com Ferrari, Lamborghini, Lotus, Hofstetter, Matra Bonnet, Lobini, Maserati, Aston Martin, Porsche, Jaguar, Corvette, Dodge Challenger, Dodge Charger R/T americano, Maverick Stallion americano e uma linha alternada de Ford Mustang em homenagem aos seus 60 anos.
Outras atrações do Brazil Classics Kia Show
O Brazil Classics Kia Show não é apenas uma exposição de carros antigos, é um evento cultural para toda a família. Além da feira de peças e antiguidades, durante todo o evento shows e apresentações culturais ao ar livre enriqueceram a programação. No lounge da Kia Motors do Brasil, mais shows e a exposição de seus modelos e lançamentos como o Niro, Sportage, Stonic, Carnival e os novíssimos EV5 e EV9.
Na sexta-feira, dia 6, o grande leilão de carros antigos e especiais aconteceu com muita animação, interatividade e participação do público a ponto do leiloeiro oficial afirmar: “A plateia está dando um show aqui em Araxá, este leilão já é histórico”.
No sábado, dia 7, último dia de visitação, o pátio da exposição ficou repleto durante todo o dia. Às 15 horas, no Cine Tiradentes do Grande Hotel, foi realizada a Assembleia da FBVA. Às 18 horas teve início a cerimônia de premiação.
O“Best of Show” do Brazil Classics Kia Show
![](https://www.maxicar.com.br/wp-content/uploads/2024/09/WhatsApp-Image-2024-09-10-at-02.38.58.jpeg)
Best Of Show: Benz 10-30 PS Limousine Landaulet 1912. No lado esquerdo, a Srª Lia Maria Aguiar, curadora do museu que será inaugurado em novembro (foto: Ascom – evento)
A grande contemplada da noite foi a Srª Lia Maria Aguiar. O Museu CARDE recebeu o troféu Lalique e o troféu Roberto Lee que premia o “Best of Show” também foi recebido por ela, para o Benz 10-30 PS Limousine Landaulet 1912. A lista completa dos premiados está no final desta matéria.
Após essa cerimônia, no Salão Belo Horizonte do Grande Hotel, um concorrido jantar de confraternização e despedida encerrou o Brazil Classics Kia Show 2024, brilhantemente realizado pelo Instituto Cultural Veteran Car MG. Esse brilhantismo gerou muitos elogios e alguns comentários: “Melhor encontro de carros clássicos do Brasil” – José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil. “Araxá se fixou, se consolidou como ponto de referência do antigomobilismo no Brasil” – Andrés Pesserl – presidente da FBVA. “Ser premiado em Araxá é ganhar o Oscar do antigomobilismo” – Petraconi Ribeiro – antigomobilista premiado.
![](https://www.maxicar.com.br/wp-content/uploads/2024/09/gal-1.jpg)
Redação e fotos: Jorge Filho
Video: Odair Ferraz
Deixe seu comentário!