Model SJ Speedster pertenceu a um marajá da Índia e foi também o “Best of Show” no Concurso de Elegância de Villa d’Este, na Itália, no ano passado
A rede internacional de hotéis de luxo, The Peninsula, anualmente celebra os carros clássicos mais excepcionais do mundo com o evento “The Peninsula Classics – Best of the Best Award”, em que concorrem apenas automóveis vencedores dos mais importantes prêmios, eventos e concursos de design automobilísticos. Publicamos aqui no Maxicar uma matéria sobre os concorrentes de 2024. Confira! Este ano a premiação aconteceu em 3 de setembro, no recém inaugurado The Peninsula London, e o Duesenberg Model SJ Speedster de 1935 foi o grande vencedor.
A história do Duesenberg campeão
O Duesenberg premiado faz parte da coleção particular do falecido Major da Força Aérea dos EUA, William Lyon, cuja paixão pelo design automotivo e aeronáutico o levou a fundar um museu celebrando ambas as áreas, no Condado de Orange, na Califórnia.
Considerado um dos carros americanos mais sofisticados de sua época, o Model SJ Speedster foi produzido como um dos apenas 38 exemplares — de um total de 481 — equipados com um supercharger. Foi o único exemplar encarroçado pela Gurney Nutting, uma renomada empresa britânica de carrocerias de luxo, aclamada por seu trabalho requintado e inovador. A Gurney Nutting era conhecida por criar veículos personalizados para clientes de alto perfil, incluindo o Rei Edward VIII.
Automóvel de um marajá
O Marajá Holkar, que governava o Estado de Indore, na Índia, originalmente encomendou este SJ único. Como o carro estava destinado a uma carreira real, recebeu toques especiais como hastes cromadas para bandeiras e luzes vermelhas e azuis nos paralamas dianteiros para indicar se o próprio Marajá ou a Marani estava dirigindo o veículo. Quando ficou pronto, o Duesenberg foi enviado da Inglaterra para os EUA, onde foi entregue na mansão do Marajá em Santa Ana, Califórnia, devido a preocupações com uma possível invasão japonesa na Índia.
Após a diminuição das tensões regionais, foi finalmente encaminhado a seu lar definitivo, na Índia. Lá permaneceu até a década de 1950, quando foi levado de volta aos Estados Unidos, onde permanece até hoje. Em 2023, esse magnífico Modelo SJ foi eleito “Best of Show” no Concurso de Elegância de Villa d’Este, na Itália.
“O calibre dos finalistas de 2023 foi nada menos que extraordinário” , disse o Hon. Sir Michael Kadoorie, Presidente dos Hongkong and Shanghai Hotels. “Cada veículo exemplifica um feito incrível de engenharia e design automotivo. Selecionar um único vencedor está cada vez mais difícil.”
Renomados juízes elegeram o melhor entre os melhores
A escolha do vencedor do “The Peninsula Classics – Best of the Best Award 2024” foi realizada por um grupo de 25 juízes, como Ian Cameron, ex-Diretor de Design da Rolls-Royce Motor Cars; o Diretor de Design da Ferrari, Flavio Manzoni; o Diretor de Design da Mercedes-Benz, Gorden Wagener; o ex-Chefe de Design da BMW, Chris Bangle; e os designers Fabio Filippini e Peter Brock. O painel de jurados também incluiu entusiastas do automobilismo, realeza e celebridades como o Príncipe Michael de Kent, do Reino Unido; Sua Alteza Rana Manvendra Singh de Barwani, da Índia; o ícone da moda Ralph Lauren; o renomado arquiteto Peter Marino e o apresentador de televisão e colecionador Jay Leno.
Até 14 de setembro, os visitantes do Hotel The Peninsula London poderão ver de perto o carro vencedor, que estará exclusivamente em exibição no lobby.
Destaques dos classificados
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa – The Peninsula
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!