Repórter Maxicar

Kombi Half-track Fox: desafiando a neve e outras paisagens off-road

Kombi Half-track Fox

Equipado com quatro eixos e esteiras, esse veículo único foi restaurado e hoje pertence ao acervo histórico da própria Volkswagen

Recentemente falamos aqui no Maxicar sobre a Klv-20, uma Kombi que anda sobre trilhos e que pertence ao acervo histórico do Departamento de Veículos Comerciais da Volkswagen. Agora o assunto é outra Bulli tão ou até mais curiosa que essa e que pertence à mesma coleção: a Kombi Half-track Fox, de quatro eixos e esteiras, projetada para rodar na neve e outros terrenos difíceis.

Da Alemanha para a Áustria

Ela nasceu na Alemanha como uma Kombi normal em 1962 e vendida a um cliente da vizinha Áustria. Logo foi parar nas mãos do vienense Kurt Kretzner, um inventivo mecânico especializado em Volkswagens, que tinha como hobby o esqui e outros esportes alpinos.

Ele buscava um veículo capaz de vencer os terrenos mais íngremes e acidentados — mesmo quando cobertos de neve — e que ao mesmo tempo fosse fácil de manter e dirigir. Um meio de transporte ideal não apenas para esportistas, mas também médicos, moradores das montanhas, profissionais de manutenção de teleféricos e antenas de rádio e tv, etc…

Assim, em 1968 nasceu a Kombi Half-track Fox. Foram quatro anos entre o projeto e a fabricação. Kretzner planejava vender o veículo sob encomenda. Mas apenas três foram finalizadas, restando hoje apenas essa pertencente ao acervo histórico da Volkswagen.

Quatro eixos e esteiras

A Kombi Half-track Fox possui quatro eixos. Os dois dianteiros são direcionais e possuem rodados duplos, com pneus de 14 polegadas de uso off-road. Os dois traseiros são ligados por esteiras de metal e borracha e fornecem a tração. Repare que para receber o conjunto, as portas do salão tiveram que ser encurtadas. O motor é o original de 1.192 cm³ de apenas 36 cv. Com essa configuração, a velocidade máxima é de meros 35 km/h. No entanto, ele se mostrou um veículo com grande capacidade off-road, capaz de encarar não apenas a neve, mas também solos arenosos e pedregosos, riachos e terrenos bastante íngremes com muita facilidade.

Outra característica interessante da Kombi Half-track Fox é que por ter a dupla direção dos eixos dianteiros, seu círculo de giro é extremamente curto, podendo quase girar dentro de sua própria circunferência, algo bastante útil, dependendo das circunstâncias.

O resgate e restauração da Kombi Half-track Fox

Antes e durante a restauração

Depois de ficar desaparecida por duas décadas, essa única Half-track Fox sobrevivente foi adquirida ainda em estado original pelo Museu Porsche em Gmünd. Foi nessa antiga fábrica austríaca que teve início a produção do 356, de forma artesanal, em 1948. Já falamos sobre isso aqui no Maxicar.

Depois foi parar nas mãos do “Bullikartei eV” um clube de admiradores da Kombi T1, que na Alemanha foi produzida apenas até 1967 (no Brasil até 1975). Após uma tentativa frustrada de restaurar o exemplar histórico que durou anos, em 2018 a Half-track Fox chegou finalmente ao acervo histórico do Departamento de Veículos Comerciais da Volkswagen — chamado VW Oldtimer — quando teve início um meticuloso processo de restauração. Depois de totalmente raspada e reparada, a carroceria recebeu uma nova pintura no chamativo tom de laranja fosco original. Toda a parte mecânica e o interior também foram refeitos. O veículo recebeu acabamentos internos em madeira, além de diversas ferramentas e outros apetrechos.

O “test-drive” pós restauração aconteceu finalmente em fevereiro de 2022 e foi registrado nesse ensaio fotográfico. A Kombi Half-track Fox demonstrou estar novamente em plena forma, enfrentando com desenvoltura os mais difíceis desafios, como há quase 60 anos!

Redação: Fernando Barenco
Fotos: Volkswagen Commercial Vehicles


Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados