Padrão “tartan”, inspirado nos trajes tradicionais escoceses, foi usado pela primeira vez no 911 Turbo, de 1974
De repente virou moda! Atualmente não é raro vermos nos encontros de carros antigos, Fuscas e outros modelos Volkswagen da era refrigerada a ar equipados com bancos em tecido xadrez. Esse estilo de interior, se bem utilizado, de fato dá uma graça especial ao carro e agrada bastante quem curte os modificados.
Volkswagens com interiores em tecido tartan
Mas como nasceram os bancos forrados com tecido xadrez?
Esse padrão de xadrez, denominado “tartan” é inspirado nas vestes tradicionais escocesas, onde cada clã possui sua própria combinação de cores. A curiosa ideia de usar esse tipo de tecido em seus automóveis nasceu na Porsche por acaso em meados de 1972. Segundo consta, um dia o chefe de design da Porsche, Anatole Lapine, decidiu ir trabalhar com sua calça xadrez tartan, que combinava as cores azul, verde e preto. Logo surgiu a ideia de encapar os centros dos bancos e as forrações de portas com esse tipo de tecido.
Louise Piëch e seu 911 Turbo Nº 1 que ganhou de presente, em 1974…
Inicialmente, a maior dificuldade da equipe de designers da Porsche foi encontrar tecidos que fossem resistentes à luz e que não se rasgassem com facilidade. A primeira opção foi contatar fabricantes na Escócia, mas eles não possuíam tecidos bons o suficiente para essa finalidade. O fornecedor definitivo foi encontrado distante apenas 50 km da fábrica da Porsche. A Berger foi capaz de fornecer matéria prima com a qualidade exigida para aquele uso.
… e o carro histórico hoje, no Porsche Museum
No Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt de 1973, a Porsche apresentou o conceito 911 RSR Turbo com bancos em tecido xadrez. Um ano depois, Louise Piëch — filha de Ferdinand Porsche — recebeu o 911 Turbo Nº 1′, com carroceria prateada e interior estofado em couro vermelho-tijolo e o centro do assento em tecido tartan. Foi um presente de aniversário de Ferry Porsche à sua irmã, que completava 70 anos. Atualmente esse carro histórico faz parte do acervo do Porsche Museum, em Stuttgart.
Redação: Fernando Barenco
Fotos: Porsche Newsroom e divulgação
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