O ídolo do Flamengo ganhou o carro na final do Mundial Interclubes de 1981, no Japão
O Clube Amigos do Antigo acaba de confirmar a participação do Toyota Celica de Zico na 41ª Exposição de Automóveis Antigos de Teresópolis – RJ, que acontece entre dias 6 e 8 de setembro. A expectativa é que o carro seja um dos mais admirados, fotografados e filmados, principalmente pelos rubro-negros. Mas o que ele tem de tão especial, além é claro de pertencer ao ex-jogador?
Em 1981 o Flamengo foi ao Japão defender o título do Mundial Interclubes. O clube carioca venceu por 3X0 o Liverpool, da Inglaterra. A Toyota, patrocinadora do torneio, presenteou Nunes (artilheiro da partida) com um Carina, enquanto Zico (o melhor jogador em campo) levou o Celica GT 2.0, que pertence a ele até hoje.
Nunes levou um Toyota Carina
Na época, havia um acordo entre os jogadores do Flamengo para que qualquer prêmio individual fosse vendido e rateado entre os demais atletas. Como quis ficar com o Celica, Zico reembolsou seus companheiros com US$ 8 mil, o valor do carro.
Toyota Celica de Zico demorou a chegar ao Brasil
O Toyota Celica “figurante” de 1981…
Perceba que na foto acima, temos Zico comemorando o título ao lado de um carro vermelho. Observe ainda que o volante fica do lado direito. E na imagem a seguir, bem mais recente, temos o jogador posando ao lado de seu Toyota Celica cinza e com volante do lado esquerdo.
É que o carro da comemoração foi apenas para sair nas imagens que correram o mundo. Além da cor ser diferente e o volante de mão inglesa, que é adotada também no Japão, ele é da versão 1.8 ST 1981, o ano do Título Mundial do Flamengo.
… e o carro que chegou ao Brasil mais de um ano depois da conquista do título
Destaques dos classificados
O Toyota Celica de Zico só chegou ao Brasil em abril de 1983, por isso já é ano/modelo 1982 e de uma versão mais potente: a GT 2.0. Toda essa demora deveu-se às famosas barreiras impostas pelo Governo Brasileiro para as importações de automóveis a partir dos anos 1970 e que somente voltaram a ser plenamente liberadas a partir de 1990.
Assim, para realizar o sonho de ter em sua garagem do Rio o tão desejado prêmio de Toquio, Zico teve que recorrer até ao então Ministro da Fazenda, Francisco Dornelles. Ironicamente, quando o carro finalmente chegou ao Brasil, o jogador estava de partida para Itália, onde iria defender o Udinese. Ele só pôde de fato curtir o seu troféu sobre rodas a partir de 1985.
Por isso, esse Toyota Celica tem um tremendo valor sentimental. Muitas propostas de venda já surgiram, mas é claro que o eterno ídolo do Flamengo não o vende de jeito nenhum. E você terá a chance de vê-lo de perto no próximo final de semana, em Teresópolis. Fica aqui o convite do próprio Zico, nesse video do Instagram.
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!