Coberturas

10º Encontro de Carros Antigos em Ouro Preto, MG

10º Encontro de Carros Antigos em Ouro Preto

Vida longa ao CAACC!

Uma grande festa marcou o aniversário de 10 anos do Clube de Autos Antigos de Cachoeira do Campo

Uma grande festa, para celebrar o 10º encontro anual do Clube de Autos Antigos de Cachoeira do Campo – CAACC – foi realizada no último final de semana, dias 28 e 29 de setembro, às margens da Rodovia dos Inconfidentes, no Bairro Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto-MG. A programação extensa e vibrante se desenvolveu ao longo desses dois dias, tendo início com a abertura oficial ao som do Hino Nacional no sábado, dia 28, enquanto as estrelas da festa, os carros antigos, chegavam.

Aero Willys 1967 e Ford Aero 197, Chevrolet Deluxe 1941 e Pick-up International 1948

O presidente do clube, Cornélio José da Silva expôs seu Chevrolet Deluxe 1941. Robson Elias, presidente do Clube de Autos Antigos de Congonhas estreou no evento a mais nova aquisição de sua coleção, a Pick-up International 1948. Carlos Santos, da cidade anfitriã, expôs dois modelos idênticos, produzidos por marcas diferentes: o Aero-Willys 2600 1967, produzido pela Willys Overland do Brasil, que neste mesmo ano foi adquirida pela Ford, que deu continuidade ao modelo com o mesmo nome, mas em 1971, no último ano de sua produção, mudou seu nome para Ford Aero e era exatamente um Ford Aero 1971 o outro veículo exposto por Carlos Santos.

Chevrolet Boca de Sapo 1951 e Marta Rocha 1956

Caminhão Ford 1946 , Chevrolet Veraneio 1994, perua Fiat Panorama C 1985

Sérgio Milagre, de Conselheiro Lafaiete-MG expôs a gigante Chevrolet Veraneio 1994, em oposição à pequena perua Fiat Panorama C 1985 de André Lana, ambas em excepcional estado de conservação. Como testemunho de época, sem restauração, estava o caminhão Ford 1946 de Reinaldo Cotta, que expôs também o ônibus urbano Cirb 1967, este totalmente restaurado. Daniel Ferrari levou a família ao encontro a bordo da caminhonete Ford F 100 4 1979. Os Hot Rods também foram representados e entre eles estava a dupla de Pick-ups Chevrolet, a ‘Marta Rocha’ 1956 e a ‘Boca de Sapo’ 1951. Motocicletas antigas também abrilhantaram o evento como as raras Zundapp 1939 e a Monark Jawa 1954. 

Ford F 100 4 1979, Ônibus urbano Cirb 1967 e Zundapp 1939 e a Monark Jawa 1954

A programação musical do sábado teve início às 13 horas com shows de Cléo Santos, Victor Silva e Wallys, em seguida Carlos Ramos e encerrando o primeiro dia do encontro, Ígor & Ivan.  No domingo, dia 29, o pátio da exposição teve sua lotação esgotada e um pátio anexo teve que ser utilizado para receber os mais de 300 veículos que passaram pela inscrição, momento em que o antigomobilista podia adquirir o troféu, a camisa do evento e participar da campanha de arrecadação de donativos para o Lar dos Idosos São Vicente. A campanha foi um sucesso e os donativos foram entregues à direção do instituto beneficiado.

Na tarde de domingo, uma grande surpresa. A imagem de Nossa Senhora Aparecida chegou a bordo da Rural Willys 1969 de Marcos Paulo Seixas, causando emoção e demonstrações de devoção e fé entre os presentes. Após uma bênção solene aos participantes e veículos, a Rural seguiu com a imagem em carreata pelas ruas da cidade seguida por carros antigos e novos, até a Igreja de Nossa Senhora Aparecida.

Imagem de Nossa Senhora Aparecida chegou a bordo da Rural Willys. Após uma bênção aos participantes e veículos, a Rural seguiu com a imagem em carreata pelas ruas da cidade

A programação musical no domingo também foi intensa. Pela manhã, o presidente Cornélio ofereceu de presente a seu pai, Joselito Silva, um show da dupla André Vitorino e Egídio de Oliveira. A programação incluiu shows com Honoratto Trio e Edson Silva e banda. Em um dos intervalos musicais, Cornélio fez uma homenagem aos presidentes de clubes presentes – e eram muitos – entregando-lhes o troféu ‘Placa Preta’ de participação. Registrando tudo estavam João Henrique Ribeiro e Rian Vinícius, estudantes de Telejornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto, que escolheram este encontro de carros antigos como tema de trabalho para o Jornal Laboratorial Pontes. 

Momento das homenagens

Este evento bateu um recorde fenomenal. Do dia de seu anúncio até a data de sua realização, tiveram apenas 20 dias para planejá-lo e organizá-lo e todos os desafios foram vencidos junto aos órgãos públicos como DNIT, Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, etc… Por isso, o presidente Cornélio homenageou também todos que estiveram à frente desse mutirão para a realização de um evento 100% legalizado. Foram eles: André Luís dos Santos Lana, José Carlos Rodrigues Martins, Carlos Lúcio dos Santos, Diego Sávio da Costa Fernandes, João Augusto dos Santos Lana e Marcos Paulo Seixas Rolla.

Show da banda ‘De Pai para Filhos’

À noite, o show da banda ‘De Pai para Filhos’, da qual são membros Cornélio José e seu pai, Joselito Silva, encerrou o evento da mesma forma que ele começou, com alto astral alegria e animação.  Desde a sua criação, o CAACC, criado no Distrito de Cachoeira do Campo, pertencente a Ouro Preto, realizou encontros no estacionamento da rodoviária, na praça principal e ruas adjacentes, em um shopping e no Clube do Cavalo, todos no distrito, sempre numa curva de crescimento tão ascendente que o encontro não coube mais em Cachoeira do Campo.

Momentos dos amigos e antigomobilistas

Por isso, este ano o clube foi convidado a realizar o evento na cidade de Ouro Preto, Patrimônio Histórico Mundial. O sucesso foi tanto que, de agora em diante, vai continuar sendo realizado na sede. A cidade Patrimônio Cultural vai receber anualmente o patrimônio cultural sobre rodas. Parabéns pelo aniversário e à vitoriosa carreira! Vida longa ao CAACC! 

Texto e Fotos: Jorge Filho
Edição: Fatima Barenco

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados