Preservando a memória de um patrimônio automotivo
Um pouco da história da icônica sigla contada por carros fabricados entre 1930 e os tempos atuais
Esses tempos recebemos um press-release da Stellantis — a atual proprietária das quatro marcas sobreviventes da Chrysler, que além da própria Chrysler, tem Dodge, Jeep e RAM. O título da matéria dizia: “Barras de teto MOPAR ampliam ainda mais a versatilidade do novo SUV Citroën Aircross”. Para nós que somos “das antigas”, o texto soou surreal e até um pouco chocante! Tempos difíceis para o outrora poderoso grupo automotivo norte-americano, um dos “três gigantes”, fabricante de carrões potentes e de alta qualidade. Criador da poderosa sigla que unia tudo isso: a MOPAR.
Ainda bem que temos no Brasil eventos que reúnem automóveis e entusiastas que contam e preservam essa história de glórias, como o MOPAR Nationals e agora o 15º Encontro Anual Mopar Clube Brasil, realizado em Louveira – SP no último fim de semana, 28 e 29 de setembro.
Sobrevivente: o De Soto foi produzido antes mesmo da sigla MOPAR existir
O evento reuniu muscle cars clássicos e modelos mais contemporâneos, incluindo as extintas marcas Plymouth e De Soto. Aliás, o carro mais antigo do evento foi um bem-conservado De Soto Sedan de 1929, um pouco mais antigo que a própria sigla MOPAR, que foi utilizada pela primeira vez em 1937.
Alguns destaques do 15º Encontro Anual Mopar Clube Brasil
Na categoria musculosos importados, entre os muitos modelos incríveis dos anos 1960 e 70 citamos o Plymouth Cuda 1971 amarelo e o o Dodge Challenger T/A 1970 “pink panther” (ambos em nossa foto principal), o Dodge Super Bee 1969 vermelho, e outras máquinas incríveis. Não faltou nem mesmo o Dodge Charger R/T 1969 “General Lee”, da icônica série de TV Os Gatões!
Dodge Super Bee, Dodge Charger R/T, Plymouth Fury e Chrysler Town & Country
Entre os modelos norte-americanos mais familiares, mas não menos potentes, um Plymouth Fury 1972 e a station wagon Chrysler Town & Country 1971, com seus típicos apliques laterais simulando madeira.
Dodge D100, as gêmeas Shelby Dakota, Dodge Viper e outros MOPARS modernos
Destaques dos classificados
As picapes foram bem representadas com a clássica D100, a neoclássica Dakota e a contemporânea Ram. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as raríssimas gêmeas norte-americanas Shelby Dakota 1989, cuja produção foi de apenas 1.500 unidades, somente nas cores vermelha ou branca.
Também não faltaram os modernos Dodges Challenger, Charger R/T, Chrysler 300 e Viper; o neoclássicos Dodge Stealth dos anos 1990 e até o SUV Jeep Cherokee.
Dart Sedan 1970 (o ano do lançamento!), Dart SE 1973, Charger R/T 1973 e Magnum 1981
A linha Dodge brasileira esteve também fortemente presente e como sempre não deixou nada a dever aos modelos da Matriz dos EUA. Foram diversos Dart Sedan e Coupê, Charger R/T, Magnum, Le Baron e até o pequeno 1800/Polara.
Redação: Fernando Barenco
Fotos e vídeo: Odair Ferraz – Visite sua Loja Virtual
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