Carro elétrico: essa ‘inovação’ tem mais de 100 anos!

Acredite! No início do século passado, os carros elétricos eram tão populares quanto os com motor a combustão. Mas aos poucos, foram perdendo mercado

Em 1900 foram produzidos exatos 4.192 automóveis nos Estados Unidos. Desses, 28% eram elétricos.

Na época, Thomas Edison já pesquisava a criação de uma bateria de longa duração para automóveis.

Em 1897 entrava em circulação o primeiro táxi elétrico em Nova York, fabricado pela Electric Carriage & Wagon Company.

Em 1905 o Salão do Automóvel de Nova Iorque contava com mais veículos elétricos do que a vapor ou a gasolina (nosso velho conhecido motor a combustão interna).

Era uma época de descobertas, de tentativas e erros, em que o motor a combustão interna ainda funcionava de forma precária, e encontrava-se ainda em desenvolvimento.

Embora fossem minoria entre os motoristas, as mulheres naquela época preferiam os carros elétricos, pois eram mais fáceis de guiar, já que não possuíam marchas ou as pesadas manivelas de arranque.

Mas com a evolução dos modelos a combustão, a pouca autonomia e os altos custos de manutenção fizeram com que os veículos elétricos perdessem rapidamente sua popularidade.

Naquela época não havia, como hoje, preocupações ecológicas ou com a iminente extinção do petróleo. Por volta de 1925 já não se falava mais em carros elétricos.

Columbia Electric – Fabricado entre 1896 e 1907 custava cerca de US$ 3.500 dependendo da versão. Utilizava duas baterias, com autonomia de 40 milhas, a uma velocidade máxima de 15 milhas por hora.

ALGUNS CARROS ELÉTRICOS DE ANTIGAMENTE

Baker Electric – Fabricado entre 1902 e 1915, era muito popular entre as mulheres, graças a sua condução silenciosa e facilidade de uso. Sua autonomia era de cerca de 50 milhas.

ALGUNS CARROS ELÉTRICOS DE ANTIGAMENTE

Lohner-Porsche – Lançado em 1901, foi o primeiro projeto de Ferdinand Porsche quando ele tinha apenas 18 anos. Era equipado com 2 motores elétricos, um em cada roda dianteira. O da foto é uma réplica.

ALGUNS CARROS ELÉTRICOS DE ANTIGAMENTE

Detroit Electric – O mais popular elétrico da época. Era equipado com baterias de níquel que o permitia rodar o equivalente a 120 quilômetros sem recargas. Vendia em média 2.000 unidades ao ano.

ALGUNS CARROS ELÉTRICOS DE ANTIGAMENTE

Studebaker – A Studebaker Brothers fabricou veículos elétricos durante 10 anos, de 1902 a 1912. Era grande a variedade de modelos de carrocerias, incluindo até mesmo um ônibus.

ALGUNS CARROS ELÉTRICOS DE ANTIGAMENTE