Em seu acervo, nada menos que 270 automóveis, caminhões e ônibus, além de 400 máquinas agrícolas
Quem visita Orlândia, cidade paulista de 45 mil habitantes, distante 360 km da Capital, se surpreende com um dos maiores museus de veículos do Brasil. Fundado em 1995, o Museu Agromen tem um acervo “sui-generis”, pois reúne automóveis, caminhões, ônibus e, sobretudo tratores e outras máquinas e acessórios agrícolas. Isso se explica por ser uma iniciativa de uma empresa agropecuária. É possivelmente o único museu com esse perfil em todo o país.
Essa incomparável coleção fica em exposição em oito pavilhões de uma grande propriedade rural. Seu primeiro veículo foi um trator Ferguson 35 dos anos 1940, que trabalhou por décadas na empresa.
O Museu Agromen tem carros, caminhões e muito mais!
O acervo de 270 automóveis é quase todo de modelos importados e raros, fabricados até à década de 1950. Só da extinta marca de luxo norte-americana Packard são 30 unidades. Já a popular Ford é atualmente representada por nada menos que 39 exemplares. A maior quantidade entre as marcas. Há ainda uma espantosa quantidade de Cadillacs: 25, produzidos entre 1930 e 1960. E por aí vai… Tem até carruagens!
Há ainda caminhões e cavalos mecânicos das mais variadas marcas, modelos e épocas. E também ônibus.
Um enorme acervo de tratores e implementos
Mas, quem é ligado às coisas do campo, vai considerar as máquinas agrícolas as principais atrações. São mais de 400 unidades entre tratores, colheitadeiras e implementos. Um show de cores!
São muitas marcas, algumas bem conhecidas, outras nem tanto: Allis-Chalmers, Case, Massey-Ferguson, Farmall, Volvo, Ursus, Fiat, Fordson, Bolinder-Munktell, Bristol, Oliver, Zetor, Thur, Cockshutt, e várias outras…
Tem os inconfundíveis tratores verdes da norte-americana John Deere, com vários exemplares, um Porsche Junior 1965 (você sabia que a marca de superesportivos havia fabricado esse tipo de veículo?).
Destaques dos classificados
Nosso amigo e colaborador Odair Ferraz esteve no Museu Agromen para produzir um vídeo para seu canal no Youtube. Mas havia tanta coisa para registrar, que o filme acabou se transformando num “longa metragem” com mais de uma hora de duração. Então, foi dividido em três partes. Vamos publicar todas aqui.
O Museu Agromen fica na Rodovia Altino Arantes, no trevo do KM 361 da Rodovia Anhanguera, em Orlândia-SP. As visitas são gratuitas e devem ser agendadas pelo telefone (16) 3821-7777.
Redação: Fernando Barenco
Fotos e vídeo: Odair Ferraz – Visite sua Loja Virtual
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!