O desafio foi cumprido por um raríssimo roadster OM 665 Superba 1929, que partindo da sede da Pirelli, em Milão, chegou à Noruega
Um total de 10.400 quilômetros foram percorridos com os pneus Pirelli Stella Bianca — uma reedição dos originais de 1927 — com um carro que remonta a 1929, em uma viagem ao ponto mais ao norte da Europa, sem a necessidade de troca de pneus.
A jornada épica começou em agosto e foi realizada por um roadster OM 665 Superba com pneus Collezione, uma linha dedicada a carros históricos. Partindo de Poggibonsi, perto de Siena, o carro dirigido por seu proprietário, Gianni Morandi, e o copiloto Marco Morosinotto, iniciou oficialmente sua odisseia na sede da Pirelli em Milão. Chegou ao Cabo Norte da Noruega (Nordkapp) após uma viagem de 15 dias, retornando à Itália após mais duas semanas.
O Pirelli Stella Bianca foi lançado em 1927 e hoje é vendido na Linha Collezione, para carros clássicos
Toda a aventura foi realizada usando rotas alternativas, sem um único quilômetro de autoestradas. Esta foi uma jornada marcante para o pneu Pirelli Stella Bianca, que tem exatamente o mesmo visual vintage do original, mas agora utiliza materiais e tecnologias que garantem maior segurança.
Ida e volta, da Toscana ao Cabo Norte
O desafio teve nada menos que 190 horas de condução por algumas das paisagens mais deslumbrantes da Europa. No caminho, a equipe navegou por uma série de terrenos desafiadores que incluíam subidas íngremes, descidas e, acima de tudo, condições de asfalto em constante mudança, do seco e áspero ao molhado e escorregadio. Ao volante de seu OM 665 Superba, capaz de atingir uma velocidade máxima de 120 km/h e manter uma velocidade média de 80-90 km/h, o colecionador toscano experimentou todo o espectro de climas europeus. Começando no calor da Toscana, ele viajou pelas regiões mais frias da Dinamarca e da Noruega, onde as temperaturas caíram para até 10 graus centígrados. Depois de chegar ao Cabo Norte — o ponto mais ao norte da Europa — os corajosos viajantes embarcaram no trecho de volta, dirigindo pela Finlândia, Suécia e Alemanha.
Visitando o Pirelli Sottozero Center na Lapônia Sueca
Um destaque da jornada foi a parada no renomado campo de provas da Pirelli na Lapônia Sueca: o Pirelli Sottozero Center. Aqui, o OM 665 Superba foi para a pista, completando várias voltas em condições secas e molhadas. O campo de provas do Sottozero cobre 120 hectares, com 250.000 m² dedicados a uma variedade de circuitos e 1.300 m² de outras infraestruturas.
A história do Pirelli Stella Bianca
O Pirelli Stella Bianca nasceu em 1927 como um pneu de lona cruzada, que na época era uma verdadeira inovação em termos de desempenho e tecnologia. Continuou como parte da linha por décadas, tornando-se o design de banda de rodagem mais duradouro da Pirelli. O nome “Stella Bianca” — que significa “Estrela Branca” em português — também foi um símbolo da era de ouro do motorsport. Este pneu foi utilizado nos mais altos níveis de competição motorizada, que, assim como hoje, era uma plataforma de testes para produtos de carros de estrada. Não é coincidência que a primeira corrida de Fórmula 1, que ocorreu em Silverstone em 1950, foi vencida pelo lendário Giuseppe Farina, dirigindo um Alfa Romeo com pneus Pirelli Stella Bianca.
Redação e fotos: Pirelli
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