Coberturas

Hill Climb Brazil: Batistinha supera o próprio recorde na subida de montanha

Hill Climb Brazil

Pilotando o icônico Maverick #16, ele homenageou o pai que faleceu em junho

“O Desafio” foi o nome dado à etapa do campeonato paulista de subida de montanha Hill Climb Brazil realizada no último sábado (19), em Monte Alegre do Sul, cidade distante 130km da Capital Paulista, na Serra da Mantiqueira.

Além da tradicional disputa pelo troféu de Leão da Montanha — o mais rápido entre todos os competidores e a luta pela vitória dentro de cada categoria — dessa vez o piloto que conseguisse, além de baixar o tempo dentro da própria categoria, fazer a maior diferença do tempo original, receberia um prêmio em dinheiro de R$ 3 mil oferecido pela organização.

Sem a presença do gaúcho Mateus Galioto com seu Audi RS3 e o guarulhense Wallace Santim, vencedor da edição de 2023 com o Audi S3, os favoritos para a conquista o Leão da Montanha foram Fernando Batista, o Batistinha, a bordo do seu Ford Maverick V8 e de Iures Delfino, com seu Mitsubishi Evo.

O Maverick de Batistinha na Hill Climb Brazil

A primeira subida de Batistinha foi com o tempo de 2min23s04, contra 2min25s64 de Iures; com o céu nublado com calor e pista seca, era garantido que a segunda tentativa traria melhores tempos para ambos. Em busca da quebra do recorde da pista, que era de 2min20s76, conquistado pelo próprio Batistinha em 2022, o piloto do Maverick fez uma subida sem erros e marcou 2min18s86, quebrando o próprio recorde. Iures tentou, mas não conseguiu chegar perto do adversário, fazendo em 2min22s83 em sua segunda tentativa, ficando com a segunda melhor marca do final de semana.

Ao retornar à área de box, Batistinha não escondeu a emoção: “Esse é o carro mais visceral que eu já pilotei na minha vida, um carro de 1.000kg, 550hp, duro, eu uma subida de montanha, que você não pode errar! Estou muito emocionado, pois as últimas mudanças que meu pai fez surtiram efeito, o carro melhorou um segundo e meio do recorde, estou muito contente”, declarou.

A bordo do Porsche 992 Carrera S, o itapirense Mauricio Sabbag conquistou o terceiro melhor tempo na geral e venceu na categoria 6; já o paranaense Eduardo Ferreira levou seu Subaru Impreza WRX a 4ª colocação, também vencendo na categoria.

Conhecido como “Sr. Chicane” pela velocidade em que passa os obstáculos principalmente em Monte Alegre do Sul, Gustavo Pimenta errou na primeira tentativa e acertou a chicane; na segunda e última tentativa do dia superou todos os problemas eletrônicos enfrentados no carro e marcou o 5º melhor tempo na geral.

Como na Hill Climb Brazil o piloto mais rápido recebe o troféu de Leão da Montanha e não conta como o 1º lugar, cabendo essa posição ao segundo mais rápido do dia, quem fechou o TOP5 da etapa foi o Renault Sandero RS do piloto de São Bernardo do Campo (SP), Gabriel Maciel. Com o melhor tempo conquistado em 2min48s13, o piloto venceu também na categoria 5.

Nas categorias 1 e 2, que tradicionalmente ficam com os clássicos VW Fusca e seus derivados, Sandro Rosa (Karmann-Ghia) venceu na primeira, enquanto Douglas Furlan, com seu Fusca nº 72 conhecido como “Cerejinha” foi o campeão na categoria 2.

O Fiat Palio nº 40 de Fernando Alencar levou na categoria 8, enquanto entre os carros do tipo “gaiola” o recém-chegado a categoria Gian dos Santos que fez sua estreia em Águas de Lindoia venceu na categoria 10.

A Hill Climb Brazil fecha a temporada 2024 e ainda esse ano poderá fazer uma prova extracampeonato em Dourado, cidade próxima a Brotas onde já esteve em 2023. Prevista para acontecer no dia 30 de novembro, ela será confirmada nas próximas semanas.

Hill Climb Brazil – Monte Alegre do Sul – SP

Resultado – Geral

  • 1) FERNANDO BATISTA (FORD MAVERICK) – CAT. 9 – 02:18,86
  • 2) IURES DELFINO (MITSUBISHI EVO) – CAT. 9 – 02:22,83
  • 3) MAURICIO SABBAG LAW (PORSCHE 992 CARRERA S) – CAT. 6 – 02:42,63
  • 4) EDUARDO FERREIRA (SUBARU IMPREZA WRX) – CAT. 7 – 02:43,66
  • 5) GUSTAVO PIMENTA (CITROEN DS3) – CAT. 6 – 02:45,45
  • 6) GABRIEL MACIEL (RENAULT SANDERO) – CAT. 5 – 02:48,13
  • 7) LUIZ MARTINEZ (LOTUS SEVEN) – CAT. 3 – 02:48,52
  • 8) MILTON RUBINHO (RENAULT SANDERO) – CAT. 5 – 02:50,47
  • 9) RODRIGO SILVA (CHEVROLET CARAVAN) – CAT. 9 – 02:50,75
  • 10) BRUNO MICHELLI STIPPE (MITSUBISHI LANCER) – CAT. 7 – 02:55,40
  • 11) ADELMO RIZZO (VW JETTA) – CAT. 6 – 02:56,97
  • 12) RAFAEL MAYCHAK (VW GOL) – CAT. 4 – 02:59,09
  • 13) GILBERTO GERI (RENAULT SANDERO) – CAT. 5 – 03:01,11
  • 14) SANDRO ROSA (VW KARMANN GHIA) – CAT. 1 – 03:02,90
  • 15) MAURICIO LANNA BURNIER COELHO (VW FUSCA) – CAT. 1 – 03:03,77
  • 16) GIANCARLO DOS SANTOS (TUBULAR) – CAT. 10 – 03:03,81
  • 17) FERNANDO ALENCAR (FIAT PALIO) – CAT. 8 – 03:05,23
  • 18) DANIEL NEVES (RENAULT SANDERO) – CAT. 5 – 03:05,27
  • 19) FERNANDES MANTOVANI / RICARDO ROSSI (VW GOL) – CAT. 8 – 03:10,34
  • 20) LUIZ MARTINEZ (COBRA) – CAT. 3 – 03:13,88
  • 21) DOUGLAS FURLAN (VW FUSCA) – CAT. 2 – 03:15,30
  • 22) RODOLPHO FURLAN CORREA (KART CROSS) – CAT. 10 – 03:17,40
  • 23) YVAN GATTI (RENAULT CLIO) – CAT. 3 – 03:19,36
  • 24) ORLANDO BELMONTE JR. (VW FUSCA) CAT. 1 – 03:22,77
  • 25) THIAGO ALMEIDA (F1600) – CAT. 10 – 03:25,82
  • 26) NILTON CÉSAR MIRANDA (TUBULAR) – CAT. 10 – 03:28,37
  • 27) JOÃO LUIZ BAHIA ANTUNES (VW FUSCA) CAT. 2 – 03:48,55
  • 28) CARLOS VIEIRA (VW FUSCA) – CAT. 2 – 03:59,52
  • 29) ANTONIO FRANCESCHI (PUMA GTE TURBO) – CAT. 8 – 00:00,00
  • 30) ARI MENDES JR. (PEUGEOT 205) – CAT. 8 – 00:00,00
  • 31) ALBERTO SCARASATI (CHEVROLET CARAVAN) – CAT. 9 – 00:00,00

Redação e fotos: Assessoria de Imprensa – Hill Climb Brazil

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados