Carros Estranhos

Pontiac Aztek: o bizarro carro de Breaking Bad

Pontiac Aztek

Lançado em 2000, veículo do personagem Walter White é considerado um dos mais feios de todos os tempos

Walter White não seria o mesmo se não fosse seu Pontiac Aztek. Na arrebatadora série Breaking Bad, lançada em 2008 e que teve cinco temporadas, o derrotado professor endividado e diagnosticado com câncer, que depois de uma tentativa de suicídio se transforma no poderoso fabricante de metanfetamina, roda pelas empoeiradas estradas de Albuquerque, no Novo México a bordo do carro que é considerado um dos mais estranhos e desconexos já lançados. Enquanto isso, sua esposa Skyler desfila num clássico Jeep Grand Wagoneer dos anos 1980, um elegante precursor dos SUVs da atualidade.

Pontiac Aztec

De frente é difícil de encarar

Não por acaso os produtores de Breaking Bad escolheram o Pontiac Aztek como o carro do personagem principal, vivido por Bryan Cranston, para reforçar sua personalidade e baixo astral nos primeiros episódios da série.

De fato, acertaram na mosca! Assim como o Fiat Multipla, sobre o qual já falamos aqui nessa seção, o Pontiac Aztek figura nas principais listas dos carros mais horrendos de todos os tempos.

Pontiac Aztec

Mas a traseira também não ajudava

Lançado no final de 2000, o Aztek se enquadrava na categoria dos crossovers, o meio do caminho entre carro e SUV, com a mesma plataforma da então linha de minivans da General Motors: Pontiac Montana, Chevrolet Venture, entre outros modelos. Na época, o designer-chefe da GM declarou: “Queríamos fazer um veículo ousado”. Talvez tenham exagerado na dose de ousadia.   

Mas, tirando o visual — que tinha seu pior ângulo quando o carro era encarado de frente — o Aztek era bem equipado e funcional.

O design exterior não combinava com o interior sofisticado e funcional

Com motor V6 de 3.4 litros e câmbio automático de quatro velocidades, podia ter tração dianteira ou integral. O interior era bem acabado e tinha grande versatilidade e capacidade de carga. Medindo 462.5 cm e pesando 1.714 kg, foi criticado também por ser equipado com rodas de apenas 16 polegadas, dando uma sensação de “vazio” nas caixas de rodas. A traseira também não ajudava…

Pontiac Aztec

Espaços vazios nas caixas de roda causavam estranhamento

O objetivo da General Motors era o de vender 75 mil Pontiac Aztek por ano. Ele foi até escolhido para ser o pace car da Daytona 500 da NASCAR em 2001. Mas a expectativa foi frustrada já no primeiro ano, quando as vendas ficaram um pouco acima dos 27 mil, número que se repetiu nos dois anos seguintes e despencando a partir de 2005. Foi descontinuado em 2007, depois de cerca de 120 mil unidades vendidas.

Mas, apesar do fracasso comercial, alcançou uma altíssima pontuação no índice de satisfação do cliente, obtendo nota baixa apenas no quesito “estilo exterior”. Não era para menos!

O carro da série virou miniatura e Lego

No entanto, segundo consta, por causa do estrondoso sucesso de Breaking Bad, ele ganhou bastante fôlego no mercado de usados dos EUA, mesmo já tendo saído de linha. Ganhou versão e miniatura e Lego. Virou “cult”!

Redação: Fernando Barenco
Fotos: Divulgação GM
Foto principal: montagem Maxicar

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