Lançamento da Renault é ‘remake’ do clássico que vendeu 8 milhões de unidades até 1992
Acaba de chegar ao mercado mais um modelo elétrico: o Renault 4 E-Tech. Com autonomia de até 400 quilômetros, ele tem perfil urbano, para uso em trajetos diários, passeios de fim de semana e o lazer.
É a versão ultramoderna do Renault 4, um modelo popular de extremo sucesso, lançado em 1961. Mas, como nossa “vibe” são os carros antigos, vamos esquecer esse “remake” e aproveitar para relembrar o “sessentão” original.
O moderníssimo elétrico foi inspirado no visual do Renault 4 fabricado a partir de 1967
Renault 4: a versão clássica dos anos 1960
Chamado inicialmente de 4R, ele foi rebatizado simplesmente como Renault 4 em 1967. Havia também uma versão de luxo, a 4L, que acabou se tornando o seu apelido e muitas fontes fazem referência a ele.
A fase de projeto e uma propaganda de lançamento
Seu projeto teve início em 1956 e seguiu os parâmetros determinados pelo próprio Pierre Dreyfus, o então SEO da Renault. Ele queria um carro popular diferente dos convencionais “três volumes” de então. Um modelo compacto para uso urbano e rural, que estivesse a altura de concorrer com o icônico Citroën 2CV, que, apesar de lançado há quase uma década, mantinha todo o seu vigor comercial, o que perdurou por anos a fio.
O resultado foi um carro muito mais moderno, potente e bem acabado que seu rival, atraindo a atenção de clientes dos mais diversos perfis, idades e classes sociais. Foi o primeiro modelo da marca francesa com tração dianteira. Sua primeira versão tinha motor de 4 cilindros de 603cc e câmbio de três velocidades, com alavanca no painel. Ao longo do tempo, o Renault 4 foi ganhando motores mais potentes, dependendo da versão: 747cc, 845cc, 956cc e 1108cc. Esses motores ficaram conhecidos pela robustez e facilidade de manutenção.
Seu interior era simples, funcional e bastante espaçoso para um veículo que media apenas 3,6 metros. Em seus primeiros anos, no painel havia apenas o velocímetro com odômetro e o marcador de combustível, passando a ficar mais equipado à medida que ia sofrendo atualizações nos anos seguintes. O espaço para bagagem podia chegar aos 950 litros com o banco traseiro rebatido.
Destaques dos classificados
Versões
O Furgonette e o Plain Air
Além do original Hatchback, o Renault 4 teve versões Furgão de carga e passageiros e um conversível estilo buggy chamado Plein Air, para concorrer com outro Citroën: o descolado Mehari, com carroceria de plástico. Já falamos sobre ele aqui no Maxicar.
Renault 4 foi um retumbante sucesso
Detalhes de um exemplar da versão TL, fabricado em 1973
O 4 é o modelo de maior sucesso da história da Renault! Foram nada menos que 8 milhões de unidades vendidas em todo o mundo até 1992, quando a produção foi finalmente encerrada. Durante essas três décadas seu design pouco foi alterado, tanto por dentro quanto por fora, se limitando apenas a detalhes de acabamento.
Além da França, foi produzido em diversos outros países (muitos deles no regime de CKD), incluindo Espanha, Bélgica, Portugal, Iugoslávia, Argentina, Colômbia, Peru, México, Marrocos, África do Sul, Argélia… Certamente teria feito sucesso também no Brasil!
Redação: Fernando Barenco
Fotos: Divulgação
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