Repórter Maxicar

Scout: o International dos anos 1960 que agora retorna pelas mãos da VW

Scout

Fabricante alemã é hoje a detentora da marca norte-americana e anunciou o lançamento dois elétricos com o emblema ‘Scout’

O Grupo Volkswagen acaba de anunciar o lançamento para breve dos dois primeiros utilitários elétricos de sua nova marca, especializada no segmento: a Scout Motors. Tanto o SUV Traveler quanto a picape Terra têm o design inspirados em um modelo da extinta International Harvester, lançado em 1961.

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Os novos Scout Terra e Traveler, os elétricos que serão lançados em breve pelo Grupo Volkswagen

Mas o que esses ultra-modernos veículos dessa subsidiária da marca Alemã tem a ver com um clássico norte-americano da década de 1960?

Fundada em 1902, a International Harvester era uma fabricante de tratores e outras máquinas agrícolas, caminhões, picapes e utilitários. A empresa com sede em Indiana – EUA inclusive chegou a operar no Brasil entre as décadas de 1950 e 60, sendo depois vendida à Chrysler, que chegava por aqui. Mas essa já é outra história…

A propaganda destacava suas várias possibilidades de configuração

A partir do início dos anos 1980, devido a dificuldades financeiras, todas as divisões da empresa foram vendidas, exceto a International Trucks, de caminhões. Em 1985 a International Harvester foi rebatizada de Navistar International. Desde 2021, a empresa é uma das subsidiárias da Traton — atualmente detentora também das marcas Scania, MAN, entre outras menos conhecidas — que, por conseguinte é o braço de operações de veículos pesados ​​do Grupo Volkswagen. Confuso não? Coisas da tal “globalização”!

Mas,… e a Scout?

Scout

A versatilidade do International Scout, o valente 4X4 ‘raiz’ dos anos 1960

Como dissemos no início, o utilitário International Scout foi lançado em 1961. Um ultra versátil e valente veículo 4X4 que podia ter variadas configurações, dependendo do teto: picape ou SUV com teto rígido, de lona, conversível ou simplesmente sem nenhuma capota e com o parabrisa rebatido. Foi projetado para concorrer com o Jeep, modelo criado pela Willys e que a essa altura já pertencia à Kaiser.

No lançamento, o modelo era chamado de Scout 80. Em 1965 ele recebeu alguns aprimoramentos de conforto e suspensão e foi rebatizado de Scout 800. Inicialmente estava disponível apenas com motores de quatro cilindros de 2.5 ou 3.2 litros. A partir de 1967 chegaram duas novas opções de motorização: o seis cilindros de 3.8 litros e o V8 266 de 4.4 litros. Houve ainda um motor a diesel fornecido pela japonesa Nissan.

O International Scout II surgiu em 1971. Era basicamente o mesmo veículo, com diferenças no design, no interior e novas opções de motores, que passaram a ser mais potentes. O parabrisa deixou de ser rebatível.  Em 1976 a International ofereceu duas séries especiais, batizadas de Traveler e Terra, não por coincidência, os mesmos nomes dos dois novos veículos elétricos, agora anunciados pela Volkswagen.

Traveler e Terra na propaganda de 1976. Novos elétricos tiveram inspiração até nos nomes

De um modelo para uma marca

Ao longo de sua trajetória, surgiram dois concorrentes de peso: o Ford Bronco, lançado em 1966 e o Chevrolet K5 Blazer, fabricado a partir de 1969.

Assim como aconteceu com o Jeep (Willys) naquela época e com a picape Ram (Dodge) recentemente, o Internacional Scout nasceu como um modelo e agora se transformou numa marca.

A última unidade foi produzida no dia 21 de outubro de 1980. Durante quase 20 anos, 532.674 desses valentes off-road foram produzidos.

Um Scout II, da última versão produzida

Redação: Fernando Barenco
Fotos: propagandas da época e divulgação

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