Fabricado entre 1955 e 1975, esse francês revolucionário ganhou uma versão conversível, pelas mãos do famoso construtor independente
Para criar o DS, os engenheiros e designers da Citroën arriscaram tudo em um carro totalmente não convencional, que revolucionaria a indústria automobilística. Assim como com o Traction Avant nos anos 1930, o mundo foi surpreendido ao ser revelado o inovador Citroën DS no Salão do Automóvel de Paris em 1955.
Em uma época em que os carros familiares típicos tinham chassi separado e suspensão traseira com feixe de molas e eixo rígido, o DS se destacou por sua construção monobloco e suspensão hidropneumática independente nas quatro rodas, controlada por um sistema hidráulico central, além de freios a disco nas quatro rodas. Ele também oferecia troca de marchas semiautomática, teto de fibra de vidro para abaixar o centro de gravidade e um design futurista jamais visto.
Um Citroën DS Sedan original, a partir do qual era construída a versão conversível de Chapron
Sucesso de vendas
Apesar de toda a sua tecnologia avançada e estilo inovador, o Citroën DS não era um mero carro-conceito. Ele estava pronto para produção em massa, e a fabricante francesa recebeu 12.000 pedidos apenas no primeiro dia do Salão! No total, foram produzidos mais de 1,4 milhão de unidades do DS ao longo de vinte anos de fabricação.
A Citroën ofereceu várias versões durante esse tempo, incluindo o sedã DS padrão (19, 21 e 23), a versão básica ID e a station wagon Safari. Construtores externos, (ou “carrossiers”) também personalizaram o DS, criando limusines, cupês e conversíveis. A encarroçadora que mais se destacou foi a renomada empresa parisiense Henri Chapron. Impressionada com a qualidade de seu trabalho independente, a Citroën contratou Chapron para produzir oficialmente um DS conversível, ou “décapotable”, em francês.
Para transformar um sedã de quatro portas em um conversível de duas portas, Chapron fez substanciais modificações, incluindo o reforço do assoalho para melhorar a rigidez e a construção de novos painéis traseiros. Ele alongou as portas e criou novos painéis. As setas foram movidas da coluna C para as laterais traseiras — à frente da redesenhada tampa do porta-malas — e ganharam novo formato.
A extensa conversão manteve todo o charme do DS. Feito à mão em quantidades limitadas, o Chapron Décapotable é uma das variantes mais exclusivas e cobiçadas do Citroën DS, valorizado por colecionadores por suas linhas únicas e elegantes e sua extrema raridade.
Sobre esse Citroën DS 21 Décapotable
Esse magnífico Citroën DS21 Décapotable que serviu de modelo para nossa matéria é um dos apenas 40 construídos por Chapron em 1970 e vendido a um cliente do Canadá. Depois de ficar vários anos guardado, foi completamente restaurado no padrão original a partir de 2011. Um meticuloso trabalho que durou seis anos.
Destaques dos classificados
Seu motor é um quatro cilindros de 2.175cc, com 140cv. Acoplada a ele, uma caixa de câmbio assistida hidraulicamente ‘Citromatic’, com alavanca na coluna de direção. Ele está sendo oferecido pela Hyman LTD, uma tradicional empresa especializada em carros clássicos, com sede em Saint Louis, no estado norte-americano do Missouri. A pedida é US$ 259.500, valor equivalente hoje a cerca de R$ 1.480.000.
Texto de Hyman LTD, traduzido e adaptado por Maxicar
Fotos: Divulgação – Hyman LTD
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