Clássicos em video

Coleção de Taubaté reúne dezenas de motos e carros antigos

Admirável acervo pertence ao empresário Orbio Máximo de Borba e tem foco em modelos importados

A Confraria Pré-Guerra, um grupo criado em 2023 por entusiastas e preservadores de automóveis fabricados até o final dos anos 1940, aproveitou o feriado de 2 de novembro para visitar uma coleção de Taubaté – SP que reúne 60 automóveis, 80 motocicletas, além de alguns tratores e até uma carruagem.

O admirável acervo pertence ao empresário Orbio Máximo de Borba. Entre os automóveis, o foco são os norte-americanos produzidos entre as décadas de 1920 e 1950, de marcas como Cadillac, Chevrolet, Ford, DeSoto, Lincoln, Essex, Packard e Buick. “Perdidos” entre os importados, cinco exemplares brasileiros: um VW Fusca 1200 1964, um Ford Galaxie 1968, um Simca Chambord 1966 e duas picapes Ford F100, uma 1960 e a outra 1973.

Motocicletas de vários países nessa coleção de Taubaté

As motocicletas são também em sua grande maioria bem antigas, fabricadas nas primeiras décadas do século passado, de marcas europeias como as alemãs BMW, DKW, NSU e Zundapp; as britânicas BSA, Norton, AJS e Royal Enfield; as italianas, Guzzi, Ducatti e Bianchi; e até uma pouco conhecida Sarolea, da Bélgica. Dos EUA, Harley Davidson e Indian. De quebra algumas Honda fabricadas no Japão e também no Brasil, como a CG 125, que aliás foi a primeira Honda nacional, lançada em 1976.

Mas, no acervo dessa incrível coleção de Taubaté, há dois exemplares de uma moto brasileira ainda mais antiga, fabricada no Rio de Janeiro na década de 1960: a Leonette, cujo nome é uma alusão a seu criador, Leon Herzog.

O passeio

Participaram da viagem para conhecer a coleção Orbio Máximo de Borba 20 automóveis da Confraria Pré-Guerra, a maioria deles o querido “calhambeque” Ford A. Mas havia também modelos da Chevrolet, Ford e Dodge, produzidos entre os anos 1930 e 1950.

Odair Ferraz acompanhou o comboio de clássicos e produziu esse vídeo de 20 minutos, com todos os detalhes do passeio e da coleção. Assista!

Redação: Fernando Barenco
Video: Odair Ferraz

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.