São cinco exemplares fabricados entre 1954 e 1965. O mais raro é o utilitário de três rodas Goliath GD 750
A Bosch possui em sua sede na Alemanha um departamento voltado exclusivamente para carros antigos, chamado Bosch Classic que oferece os seguintes produtos e serviços: peças de reposição novas ou remanufaturadas, cursos de treinamento de técnicos, manutenção de veículos e um e-commerce de produtos vintage ligados à marca, como posters, miniaturas e literatura.
Esse departamento organiza também o “Bosch Boxberg Klassik”, um rally anual exclusivo para carros antigos, cuja 24ª edição irá acontecer em junho de 2025. Além disso, mantém um pequeno acervo de carros clássicos, que atualmente é composto de apenas cinco veículos. Eles participam de ações de marketing, de feiras de autopeças e eventos de antigomobilismo, incluindo, é claro, o próprio “Bosch Boxberg Klassik”. Vamos conhecer?
O pequeno, mas encantador acervo da Bosch Classic
Borgward Isabella TS 1959
Registrado no dia 13 de agosto de 1959 para um cliente sueco, esse sedan Borgward Isabella TS retornou à Alemanha em 1998 pelas mãos de um colecionador que o restaurou. Em 2003 o carro passou a fazer parte do acervo da Bosch Classic e desde então tem participado de muitos eventos de antigomobilismo.
A Borgward foi fundada em 1949 e tinha sede em Bremen. Seu primeiro modelo foi o Hansa, o precursor do Isabella, seu carro mais conhecido e que foi produzido sob licença também na Argentina. Mas a empresa teve vida curta, decretando falência em 1961.
Goliath GD 750 1954
O Goliath GD 750 é um utilitário de baixa produção, cuja principal característica são as três rodas. Essa versão baú é ainda mais rara: estima-se que menos de uma centena tenha sido fabricada. Esse 1954 é um dos poucos exemplares remanescentes.
Ele foi comprado novo por uma padaria, para a entrega de produtos, oficio que exerceu com valentia por anos a fio. Um colecionador particular adquiriu o veículo em ruínas e o restaurou nos mínimos detalhes. Com o consentimento da Robert Bosch GmbH, o proprietário o caracterizou como um carro histórico de serviço da Bosch. Em 2008, foi comprado pela própria Bosch Classic.
Não por acaso, a Goliath-Werke também tinha sede em Bremen. A fabricante de utilitários pertencia à Borgward. Faliu junto com a empresa-mãe.
Volvo P 1800E 1970
O P 1800 é considerado um dos mais belos automóveis da Volvo de todos os tempos. Foi lançado em 1961 e a primeira versão foi a P 1800S. Ele foi sucedido em 1970 pelo P 1800E, passando a vir equipado com a Bosch D-Jetronic, o primeiro sistema de injeção de combustível da Bosch. Por isso, embora seja o único carro não-alemão do acervo da empresa, ele tem um grande significado.
Destaques dos classificados
Esse marrom 1970 tem motor B20 de 130cv e sua primeira proprietária foi uma produtora de cinema. Depois, pertenceu a uma senhora que o usava cotidianamente. Em 2007, foi comprado e restaurado pela própria Bosch.
VW Kombi T1
O acervo possui duas Kombis picape cabine dupla praticamente idênticas. A primeira é um exemplar de 1965 que ainda na década de 1960 foi despachada para os Estados Unidos. Voltou para a Alemanha em 2007, sendo totalmente restaurada e personalizada como veículo de serviços da Bosch. A segunda chegou ao acervo em 2013, seguindo o mesmo processo.
Redação: Fernando Barenco
Fotos: Bosch Classic
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!