Comprado em 1972, Caio Gaivota “Mosqueteiro I” foi o primeiro para o transporte de jogadores
O histórico ônibus do Corinthians Caio Gaivota, cujo apelido é “Mosqueteiro I” — em alusão ao seu mascote — acaba de ser devolvido ao clube totalmente restaurado.
Adquirido em 1972, ele foi o primeiro ônibus do Corinthians para o transporte de jogadores e participou de momentos marcantes da história do Timão levando aos estádios eternos ídolos da torcida até os anos 1980, quando foi aposentado.
Restauração do ônibus do Corinthians levou mais de um ano
Antes do restauro, abandono e placas antigas
A restauração teve início em agosto de 2023 e foi realizada pela própria Caio-Induscar, em Botucatu – SP, e incluiu chassi, mecânica, carroceria, pintura, elétrica e interior. Ele havia ficado durante anos sem uso ou maiores cuidados, ainda com as antigas placas vermelhas de apenas duas letras.
A chegada ao Parque são Jorge
O Mosqueiro I foi restaurado pela própria Caio
A festa da entrega do “Mosqueteiro I”, agora novinho em folha, aconteceu no Parque São Jorge, no dia 14 de novembro, com a participação de dirigentes e funcionários do clube, além é claro, de torcedores. Não poderia faltar o champanhe, a tradicional sirene e a benção do padre.
“É uma alegria ver esse ônibus aqui, um veículo que levou tantos ídolos do nosso Timão, voltando ao Clube e podendo ser utilizado de novo. A gente só tem que agradecer a todos que estiveram envolvidos nessa ação que nos trouxe as melhores memórias”, comentou Augusto Melo, presidente do Corinthians.
Raul Corrêa, diretor do Departamento Cultural, que presenciou a chegada do “Mosqueteiro I” em 1972, também falou sobre sua restauração. “O povo se torna forte quando respeita sua história, suas tradições e sua cultura. Essa restauração resgata a nossa história e, particularmente, me faz recordar com carinho os bons momentos de quando vi o ônibus chegar no clube pela primeira vez”, contou.
Destaques dos classificados
Sob responsabilidade de seu Departamento Cultural, agora, além de ficar em exposição na sede do clube, o “Mosqueteiro I” será exibido em eventos e exposições.
O futurista Caio Gaivota
Lançado em 1966, o Caio Gaivota é um modelo rodoviário muito admirado pelos “busólogos” por seu design futurista e aerodinâmico, bem fora do comum para a época. Destaque para sua traseira quase “fastback” (se é que essa designação pode ser aplicada aos ônibus…). Foi fabricado até 1975, utilizando conjunto chassis/mecânica Scania ou Mercedes-Benz (MB O-355, no caso do “Mosqueteiro I”).
Redação: Fernando Barenco, com informações da Agência Corinthians
Fotos: José Manoel Idalgo e Rodrigo Coca
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!