Programa da Bentley prevê a construção de 12 exemplares com exatamente as mesmas especificações do campeão de Le Mans de 1930
Acaba de ser concluída a fabricação do primeiro Bentley Speed Six, modelo de corrida idêntico ao campeão da corrida de Le Mans de 1930. Batizado de Speed Six Continuation Series, o programa da Bentley prevê a fabricação de uma dúzia desses automóveis lendários, construídos do zero com exatamente as mesmas especificações visuais e mecânicas de quase um século atrás. A única diferença é a grande evolução do ferramental. Então, não se trata de uma recriação moderna ou de uma réplica. E sim voltar a fabricar um automóvel cuja produção foi interrompida em 1930.
Feitos sob encomenda
Esse primeiro exemplar levou nada menos que oito meses para ficar pronto e foi uma encomenda do colecionador norte-americano John Breslow. A fabricação da carroceria ficou a cargo da Mulliner, a divisão de carrocerias especiais da Bentley. Ela foi pintada na cor verde clássica dos bólidos britânicos, idêntica à da época, chamada “Napier Green”.
E assim como a parte externa, o cockpit é também idêntico aos carros originais, incluindo o couro marrom avermelhado dos bancos, os instrumentos do painel e demais detalhes.
Bentley Speed Six: uma viagem no tempo
Mais de 600 componentes foram recriados
Mas esse verde não é a única cor disponível. Os clientes poderão escolher entre cinco cores autênticas da época, a partir de amostras obtidas pela equipe Mulliner Classic, que visitou o National Motor Museum em Beaulieu, Hampshire, especialmente para essa missão.
Para a construção desses 12 novos exemplares exclusivíssimos do Bentley Speed Six, tiveram que ser recriadas as mais de 600 peças que compõem o carro. Para isso foi necessário contar com a equipe de técnicos e artesãos da Mulliner, trabalhando em estreita colaboração com uma rede de fornecedores especializados em todo o Reino Unido para trazer de volta fielmente cada componente.
Mesma mecânica de quase um século
O motor novinho em folha, com as mesmas especificações, tem praticamente a mesma potência
A missão incluiu ainda a fundição dos blocos dos motores, que têm a mesma especificação de corrida de 6½ litros, que na época desenvolvia 200 bhp. Os testes de dinamômetro mostraram que os novos motores desenvolvem um pouco mais: 205 bhp, alcançando o objetivo da equipe da Bentley Speed Six Continuation Series, de criar um carro exatamente com o mesmo funcionamento de 1930 e não idêntico apenas na aparência.
Destaques dos classificados
Redação: Fernando Barenco
Fotos: Divulgação – Bentley
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