Roxo com detalhes dourados, sedan esportivo italiano teve papel importante nos primeiros episódios da série da HBO/Max (sem spoiler!)
“Pinguim” é uma das séries de maior sucesso do streaming no momento, sendo exibida no Brasil pela Max e pelo canal por assinatura HBO, com episódios semanais. Ela é baseada no famoso personagem do universo de Batman, dos quadrinhos da DC Comics, cujo nome verdadeiro é Oswald Cobblepot, ou simplesmente “Oz” e tem o ator Collin Farrell irreconhecível no papel título.
Em muitas das cenas, um certo sedan esportivo italiano na pouco discreta cor roxa, com detalhes de acabamento em uma espécie de dourado de gosto bem duvidoso, chama muito a atenção, se tornando uma marca registrada da série. Trata-se de um potente Maserati Quattroporte da sexta e última geração, com o qual Pinguim trafega pelas ruas de Gotham City, com o carro sendo guiado por ele ou por seu fiel escudeiro de crimes Victor, vivido pelo jovem ator Rhenzy Feliz. Aliás, ao volante do Maserati, Victor pôde até tirar “Oz” de uma grande enrascada.
Conforme o próprio Pinguim afirmou em um dos primeiros episódios, o luxuoso carro da marca do tridente não é roxo, mas sim “tecnicamente cor de ameixa”. Essa cor foi escolhida pela produção, porque o caricato personagem original dos quadrinhos — além de fraque e cartola, trajava sempre calças listradas de roxo.
O Maserati Quattroporte — cujo nome em Português significa simplesmente “quatro portas” (sem graça, não?) foi lançado em 1963 e teve seis gerações até 2023, com interrupções na produção entre elas. Vamos conhecer um pouco cada uma delas.
O Maserati Quattroporte em seis “capítulos”
1ª Geração – 1963/1969
No início da década de 1960, a Maserati começou a trabalhar em um carro que representasse um novo conceito: um familiar sedan de quatro portas, requintado e luxuoso, mas que fosse também muito potente, como era tradição da marca. Nascia em 1963 o Quattroporte, o automóvel mais rápido de sua categoria na época. O design foi do estilista Pietro Frua, que se inspirou em seu 5000GT original, e as carrocerias foram construídas pela Vignale. Foi equipado com um motor V8 de 4,2 e 4.7 litros e câmbio manual ZF de cinco velocidades, que opcionalmente podia ser automático de 3 velocidades. A tração era traseira.
Foi produzido até 1969, tendo passado por algumas modificações em 1966 (Fase II): os dois faróis retangulares foram substituídos por quatro duplos, o sistema de suspensão foi alterado e o interior todo redesenhado. Foram produzidos no total 776 unidades somadas as duas fases.
2ª Geração – 1976/1978
Com carroceria desenhada por Marcello Gandini na Bertone, a 2ª Geração do Quattroporte foi projetada durante o período da joint-venture da Maserati com a francesa Citroën, que durou de 1968 a 1975. Por isso, ele era basicamente um Citroën SM com outra roupagem: tração dianteira, a famosa suspensão pneumática e motor V6 de 210cv. Embora fosse muito moderno, luxuoso e confortável, o carro não agradou os fãs mais puristas da marca. Apenas doze foram construídos de 1976 a 1978.
3ª Geração – 1979/1990
Tendo agora Alejandro De Tomaso (o mesmo do Pantera) no comando da empresa, a 3ª geração do Maserati Quattroporte chegou em 1979, dando um novo alento. Projetado por Giorgetto Giugiaro, o sedan esportivo voltou a ser novamente equipado com motor Maserati V8 de 4.2L e tração traseira. Foi um sucesso comercial instantâneo. Em 1987, uma versão remodelada chamada Quattroporte Royale ofereceu um interior atualizado e um mais potente V8 de 4.9 litros. A produção do Quattroporte III continuou até 1990, com um total de 2.145 exemplares.
Destaques dos classificados
4ª Geração – 1994/2001
A 4ª Geração do Maserati Quattroporte foi lançada em 1994, sob total administração da Fiat. O design sóbrio e elegante é de Marcello Gandini. Em comparação com as primeiras gerações do Quattroporte, era muito compacto, mas tinha excepcional desempenho, graças ao motor V6 Biturbo 2.0 (2.8 para exportação). A partir de 1996, também foi disponibilizado com o motor V8 de 3,2 litros e 32 válvulas, o que melhorou ainda mais sua performance. Até 2001, foram fabricados 2.400 unidades.
5ª Geração – 2003/2012
Nessa geração, lançada em 2003, o Quattroporte ganhou 50 centímetros de comprimento, voltando a ser o “carrão” das primeiras décadas. Com design Pininfarina, combinava um interior espaçoso e os mais altos níveis de luxo e conforto com um verdadeiro trem de força de carro esportivo. Ele apresentava um potente motor V8 4.2 ou 4.7L de cárter seco, montado bem atrás no chassi. Se tornou um sucesso comercial e ganhou vários prêmios. Em 2008 passou por um ligeiro facelift. Até 2012, a produção atingiu 7.598 exemplares.
6ª Geração – 2013/2023
A mais recente geração chegou em 2013 com um automóvel maior que todos os seus antecessores, medindo 5.262 mm de comprimento e 3.171 mm de entre eixos. Estavam disponíveis três motores: V6 ou V8 biturbo a gasolina e V6 turbodiesel. Com projeto de Lorenzo Ramaciotti, então chefe de design do Grupo Fiat, o último Quattroporte foi descontinuado no final de 2023, tendo sido fabricadas 4.264 unidades.
Redação: Fernando Barenco
Fotos: divulgação Maserati e Warner Bros./Discovery
Video: Canal Max no Youtube
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