Criação da Concessionária Ford Souza Ramos era baseada no Sedan de 4 portas. Hoje restam poucas sobreviventes
Uma exclusividade brasileira. Nem mesmo na matriz norte-americana ela existiu. Estamos falando da Ford Maverick SW, uma versão independente da famosa Concessionária Ford Souza Ramos, de São Paulo, uma especialista em versões especiais (SR) de carros nacionais.
Na segunda metade dos anos 1970 o mercado nacional dispunha de três modelos de station wagons (ou peruas, se preferir): a Variant, da Volkswagen; a Belina, da Ford; e a Caravan, da Chevrolet. As duas primeiras brigavam entre si na faixa de modelos menores e mais baratos. Assim, a Caravan reinava sozinha no segmento de SWs mais luxuosas, espaçosas e, consequentemente, mais caras.
No entanto, esses três modelos tinham uma coisa em comum: apenas duas portas. Embora essa configuração não fosse a mais usual para esse tipo de utilitário em outros países. É que naquela época, o consumidor brasileiro tinha a maior bronca de carros de quatro portas. Então, acreditamos que as três fabricantes preferiram não forçar a barra, para não correrem o risco de fracassar.
Ford Maverick SW era baseada no Sedan
Inicialmente a Souza Ramos propôs parceria com a própria Ford. Mas o negócio acabou não vingando e a concessionária resolveu tocar o projeto por sua conta. A Maverick SW era construída a partir do sedan de quatro portas, não apenas por esse fato, mas também porque o caimento do teto era mais adequado para o projeto.
Esse vídeo acima, do Canal Universo Maverick — capitaneado por Paul Gregson, um dos maiores especialistas no modelo no Brasil — explica todos os pormenores dessa station wagon raríssima, cuja produção foi bastante baixa (embora não se saiba o número exato), restando hoje menos de uma dúzia de sobreviventes.
Será que as quatro portas foram um dos motivos para o seu fracasso comercial?
Essa linda cinza metálica do filme, é uma das mais conservadas e conhecidas e pertence ao Paul há décadas.
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