A ideia era genial e prometia revolucionar o mercada de pneus nos anos 1960. Mas algo deu errado no projeto…
No início dos anos 1950 a Goodyear deu início à pesquisa de um novo composto para a fabricação de pneus. Passados dez anos, em 1961, era apresentado um tipo de pneu que prometia ser uma verdadeira revolução. Fabricado com um composto que misturava borracha e plástico, batizado de Neothane, os novos pneus de fato tinham características inéditas e inimagináveis: podiam ser tingidos com cores chamativas: verde, vermelho, amarelo, laranja, azul, roxo… E além disso eram translucidos, uma propriedade que permitia que pudessem ser transformados em pneus iluminados!
Em um release para a imprensa, a Goodyear anunciava: “Uma vez que os novos pneus cheguem ao mercado — e isso pode acontecer em alguns anos — os fabricantes de automóveis poderão usá-los para combinar com os esquemas de cores de seus carros. E não é nada improvável que as senhoras queiram pneus que combinem com seu guarda-roupa, seu cabelo, ou até mesmo seus olhos. Quando esse dia chegar, significará uma nova fronteira para o designer de pneus.”
Pneus iluminados por pequenas lâmpadas
Mas para promover seu novo produto, a Goodyear foi além. Numa genial jogada de marketing, aproveitou a principal característica do novo composto instalando 18 pequenas lâmpadas dentro dos pneus de carros usados em ações publicitárias em Nova York e Miami. Como não tinham câmaras de ar, os pneus ficaram totalmente iluminados.
A Goodyear chegou a investir bastante na publicidade dos novos pneus iluminados
Mas, apesar de durável e fácil de produzir, o Neothane — atualmente utilizado na fabricação de tintas — era na época um composto caro para a produção de pneus. Além disso, os testes mostraram que tinha pouca aderência em pistas molhadas e derretia em altas temperaturas, como em simples freadas bruscas, por exemplo.
Depois de mais alguns anos de pesquisas na esperança de aperfeiçoar o projeto, a Goodyear acabou desistindo do sonho dos revolucionários pneus iluminados e coloridos.
Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Revista Life e publicidade Goodyear
Veja também
Destaques dos classificados
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!