Repórter Maxicar

Professora envia seu VW Golf 1987 da Holanda para os EUA, graças a um programa expirado há décadas

VW Golf

Carro foi comprado zero km através do Tourist Automobile Shipping Program, da Volkswagen of America, que permitia que ele fosse enviado para os EUA depois de curto período. Mas, 37 anos depois…

No dia 1º de junho de 1987, a jovem norte-americana Charlene Johnson conseguiu um emprego temporário como professora na Holanda. Como ia passar um tempinho trabalhando por lá, ela aproveitou um programa da Volkswagen of America chamado Tourist Automobile Shipping Program (TASP), que permitia que cidadãos norte-americanos em passeio turístico ou curta permanência na Europa comprassem determinados modelos da marca, com a garantia de que seriam depois despachados para os Estados Unidos. Assim Charlene adquiriu em uma concessionária VW holandesa um Golf Cabriolet novinho.

Mudança de planos

Mas as coisas não aconteceram conforme foi planejado: o estágio de curto prazo acabou se transformando em carreira na Holanda. Charlenne se casou e formou uma família. 37 anos depois, a professora se aposentou e resolveu voltar à sua terra natal.

E o agora veterano VW Golf de tantas histórias — com o qual rodou por toda Europa — ainda era seu companheiro de jornada e ela não queria se separar dele de jeito nenhum.

VW Golf

No dia do casamento, na Holanda

“Sempre foi um carro muito legal e eu adorava dirigi-lo com a capota abaixada. Fomos ao nosso casamento no Cabriolet. Ensinei meus filhos a dirigirem nele. Viajamos por toda a Europa, e ele se tornou parte da família. Nunca imaginei ficar com o carro por 37 anos, mas simplesmente me apaixonei por ele,” confessou Charlene.

VW Golf ainda tinha toda a documentação

A antiga documentação do Programa

Naturalmente, aquele antigo Programa TASP da Volkswagen já havia expirado há décadas, mas como era muito organizada, a professora aposentada havia guardado cuidadosamente toda a documentação referente à compra e a possibilidade de despachar o Golf para os EUA.

Com a papelada original do programa em mãos, Charlenne entrou em contato com a Volkswagen of America, na esperança de que pudesse ser aberta uma exceção para que seu amado conversível pudesse ir para a casa de sua família, na pequena cidade de Belt, Montana.

A história sensibilizou

VW Golf

O desembarque do navio, nos EUA

Aquele inusitado pedido chamou a atenção do Diretor de Relações Públicas da Volkswagen of America, Mark Gillies. “A princípio aquilo nos deixou confusos”, disse Gillies. “O programa já havia expirado há muito tempo. Mas quando lemos a história da Sra. Johnson e sentimos seu amor pelo nosso produto, decidimos honrar o programa.”

No início deste ano o VW Golf Cabriolet 1987 chegou a Houston, Texas, em um navio de carga e foi enviado para uma concessionária Volkswagen em Montana. Felizes com sua chegada, Charlenne e sua filha foram buscá-lo. Havia apenas um problema: o carro não dava partida. “Descobri que não havia gasolina. Abasteci e ele pegou imediatamente”, disse ela. “Ele sempre foi superconfiável e nunca me decepcionou”

VW Golf

Finalmente… pelas estradas de Montana

Fotos e video: Volkswagen of America

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados