Foram construídos 55 carros experimentais com motores a turbina, dos quais 46 foram depois destruídos. Um dos sobreviventes pertence ao colecionador
No início desse mês, o apresentador de TV e megacolecionador Jay Leno publicou esse vídeo em que mostra seu Chrysler Turbine Car. Um dos nove exemplares remanescentes e o único pertencente a uma coleção particular. O carro equipado com motor a turbina foi uma experiência da Chrysler que aconteceu entre 1963 e 1966 e contou com um grupo de clientes selecionados, conforme contaremos com mais detalhes a diante.
Leno possui seu Chrysler Turbine Car há sete anos e durante esse período o usou com regularidade, conforme conta no vídeo. No entanto, seu motor apresentou problemas. Mas como consertar um motor experimental a turbina fabricado há 60 anos?
O conserto teve ajuda de veteranos
Diante das dificuldades, ele então teve a ideia de entrar em contato com a Williams International, fabricante de motores aeronáuticos com sede em Detróit, que projetou e construiu para Chrysler os motores A-831 que equiparam o carro. Atualmente a empresa é comandada por Gregg Williams, filho de um dos engenheiros responsáveis pelo projeto nos anos 1960 e hoje já falecido.
Exibição no Salão de Detroit
Para a difícil missão, Gregg convocou alguns antigos engenheiros e técnicos — que hoje estão aposentados, e na faixa dos 80, 90 anos — para que pudessem contribuir com suas experiências e conhecimentos na recuperação daquele complexo motor experimental. Mas o conserto demandou também muita tecnologia moderna e várias peças de reposição foram fabricadas em impressoras 3D, algo com o qual Jay Leno já está muito familiarizado. Já contamos aqui no Maxicar há alguns anos, como ele costumeiramente recorre às impressoras 3D em sua famosa garagem.
Graças a esses esforços conjuntos entre passado e presente, a recuperação do motor foi um sucesso. Então, no dia em que foi finalmente buscar o Chrysler Turbine Car para levá-lo de volta a Los Angeles, Leno convidou Gregg para um passeio nos arredores da sede da Williams International.
Produção foi de apenas 55 carros
A carroceria era construída na Itália e o carro era finalizado nos EUA
O Chrysler Turbine Car foi um carro experimental produzido entre 1963 e 1964. Sua carroceria coupê futurista foi projetada e construída na Itália pela Carrozzeria Ghia, estúdio de design com a qual a Chrysler trabalhava habitualmente. Também já falamos dessa parceria aqui no Maxicar.
Destaques dos classificados
Foram produzidos um total de apenas 55 carros. Todos eram na cor metálica batizada de “Turbine Bronze”. Eram equipados com o motor de turbina A-831, que dispensava entre outras coisas radiador, pistão, biela e virabrequim. Com potência de 130hp, ele podia chegar a incríveis 44.600 rotações por minuto (rpm). Em marcha lenta, a rotação ficava entre 18 e 22 mil.
Um motor diferentão…
Chrysler Turbine Car funcionava até com Tequila
Entre as características desse tipo de motor, além das altas rotações, estão a pouquíssima vibração, o som característico de avião a jato, a grande durabilidade e baixa manutenção e o fato de funcionar com os mais variados tipos de combustíveis: gasolina, querosene, diesel, óleos vegetais, álcool… Conta a lenda que o então presidente do México Adolfo López Mateos o testou com a bebida típica de seu país, a tequila. E o Chrysler Turbine Car funcionou perfeitamente.
O programa de usuários
Para testar o motor a turbina no dia-a-dia a Chrysler selecionou 200 motoristas com os mais variados perfis, moradores de cerca de 130 cidades norte-americanas. Cada um dos carros ficou emprestado a grupos de 50 usuários por três meses, com o compromisso que os utilizassem habitualmente. O programa ajudou a fabricante a testar itens como a facilidade de uso, conforto, desempenho, consumo de combustível e manutenção.
Quase todos foram destruídos pela Chrysler
Em 1966, com o final desse programa de testes, após 1,6 milhão de km rodados, a Chrysler decidiu destruir 46 dos 55 Chrysler Turbine Car construídos. Dos nove sobreviventes, seis estão hoje em museus dos EUA, dois pertencem ao acervo da própria Chrysler e um pertence a Jay Leno.
Redação: Fernando Barenco
Fotos: Divulgação
Video: Canal Jay Leno’s Garage, no Youtube
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!