MaxiBlog

Um raio X do Dodge Charger Daytona, MOPAR com apenas um exemplar no Brasil

Dodge Charger Daytona

Modelo foi criado em 1969 para as corridas da NASCAR. Neste vídeo, um especialista no segmento fala sobre sua história e características

Uma das grandes atrações do 1º Encontro de Veículos antigos do Sudeste, que aconteceu entre os dias 29/11 e 1/12, no Complexo Dream Car, em São Roque – SP, foi o exclusivíssimo MOPAR Dodge Charger Daytona 1969. Trata-se do único exemplar do Brasil e pertence ao colecionador Fabrício Pessanha.

Dando um trato no Cuda 1970

Em setembro passado o carro já havia causado sensação em sua estreia em eventos no país durante o 20º MOPAR Nationals, que aconteceu em Águas de Lindóia – SP.

Como já contamos aqui no Maxicar, durante anos Pessanha manteve uma bela coleção de versões esportivas de modelos brasileiros dos anos 1980 e 90, com foco principal nos “quadrados” Volkswagen. Até que “descobriu” os muscle cars norte-americanos da Chrysler e hoje reúne o que há de melhor nesse segmento no Brasil. Fazem companhia ao Dodge Charger Daytona em sua garagem em Campos dos Goytacazes – RJ outros MOPARS muito raros e valiosos, como por exemplo o Plymouth Road Runner Super Bird 1970, modelo similar ao Dodge Daytona, com somente 3 unidades no Brasil; o Dodge Challenger T/A 1970 “Pink Panther”, cor da qual existem somente 12 exemplares originais no mundo; Plymouth Barracuda 1970; e Dodge  Super Bee A12 1969, cuja produção foi de apenas 1.907 unidades. Nada mal, hein!?!

Os “brinquedinhos” de Fabrício Pessanha

Os pormenores do Dodge Charger Daytona

Nesse vídeo que acaba de ser publicado no Canal Identidade MOPAR do Youtube, o especialista Wilson Simon narra um pouco da trajetória do Dodge Charger Daytona, que teve apenas 503 unidades fabricadas e do qual estima-se haver hoje somente 270 remanescentes.

Simon conta a história de sua criação para as corridas da NASCAR a partir do Charger, o desenvolvimento da versão “de rua” para homologação, dados técnicos, o banimento do modelo das corridas depois de apenas um ano, sua importância histórica e ensina até como “ler” sua plaqueta de identificação.

Fotos: Odair Ferraz e Maxicar
Video: Canal Identidade MOPAR, no Youtube


Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados