Não confunda com a Kombi 6 portas! Essa foi lançada em 1983 e teve poucas unidades produzidas
A boa e velha VW Kombi está sempre nos surpreendendo. Antes do lançamento da porta lateral de correr, em 1997, a esmagadora maioria tinha como padrão as duas portas dianteiras + as duas portas do salão que se fechavam juntas, com apenas uma maçaneta. São conhecidas também as raras Kombis de Luxo de 6 portas, destinadas ao transporte de passageiros, disponíveis nos tempos da “Corujinha” e também da “Clipper”, a partir de 1976.
As portas independentes tinham a função de facilitar o acesso de passageiros nas duas fileiras de bancos do salão
Mas encontramos há algum tempo atrás a venda no Hemmings, famoso site de clássicos dos Estados Unidos, essa brasileira “Clipper” 1983 com uma configuração que pouca gente conhece. É a Kombi Lotação 4 portas. Como assim, “4 portas”? Do lado esquerdo, apenas a porta do motorista, como conhecemos. Do lado direito, além da porta do passageiro, as 2 portas do salão, mas que se abrem de modo independente, com uma larga coluna no meio. Cada porta tem sua própria maçaneta, sem aquele faminerado trinquinho interno, que quando fechado se prende ao assoalho e que muitas vezes necessita de uma ajudinha do joelho…
A princípio nós mesmos achamos que se tratava de alguma adaptação, anunciada como original no site gringo para enganar algum encalto. Mas resolvemos pesquisar melhor sobre o assunto. E como geralmente acontece com fatos que envolvem modelos raros (sobretudo os da Volkswagen brasileira), há pouca coisa sobre a fabricação dessa raríssima versão.
Kombi Lotação 4 portas: poucas informações
Do lado erquerdo, apenas a porta do motorista, como nas Kombis Convencionais. Compare: a 6 portas tinha portas de ambos os lados
Um artigo assinado por Rafael de Oliveira no Sampa Kombi Clube, fala a respeito da restauração da VW Kombi Lotação de 4 portas que pertence ao acervo da CMTC (Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos) de São Paulo. Ela teria encomendado à Volkswagen 30 unidades com essa configuração em 1986. Todas vermelhas e movidas a álcool.
Inicialmente pensamos então que elas estivessem disponíveis apenas sob encomenda. Mas foi então que encontramos outra publicação sobre essa intrigante Kombi.
No site da Kombi Clube do Brasil há uma matéria de autoria de Helder Sobrêda que informa que ela foi lançada justamente em 1983, foi produzida até 1987 e não há números oficiais sobre a quantidade fabricada, já que infelizmente a numeração do chassi é a mesma da Kombi Standard convencional. E o mais legal: publicaram essa propaganda da Volkswagen que reproduzimos aqui. No impresso a empresa explica que esse tipo de portas independentes permite que os passageiros das duas fileiras de bancos entrem e saiam com maior facilidade, sem a necessidade de rebater o encosto do banco do meio. Por isso era destinada a taxistas e motoristas autônomos, empresas de turismo, escolas…
Destaques dos classificados
Apesar de oficialmente ser uma versão Standard, ela tinha teto e laterais forradas, vidros de correr para melhor ventilação e alças de acesso dos passageiros.
Ou seja: teoricamente a Kombi Lotação 4 portas estava disponível nas concessionárias, não sendo adquirida apenas por encomenda. Mas por algum motivo a ideia não vingou.
Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Hemmings e Kombi Clube do Brasil
Veja também
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!