Potente e luxuoso, o jipão Lambo-Rambo foi na verdade uma espécie de volta às origens dessa fabricante italiana de superesportivos
Embora a princípio pareça estranho esse brutamontes de linhas angulares ter sido fabricado pela mesma fábrica de pequenos e aerodinâmicos superesportivos, a criação do Lamborghini LM002 foi uma espécie de volta ao passado. É que a história da Lamborghini começa em 1948, com pequenos tratores fabricados a partir da sucata de tanques militares da II Guerra Mundial. A fabricação de superesportivos só teve início 15 anos depois, com o lançamento do 350GT.
Conta a história, que a decisão de Ferruccio Lamborghini de fabricar automóveis veio depois de uma briga com Enzo Ferrari. Dono de um carro fabricado por “Il Commendatore”, Ferruccio foi até fábrica da Ferrari reclamar com o próprio Enzo a respeito do desgaste excessivo da embreagem. E recebeu como resposta: “você pode saber conduzir os seus tratores, mas não sabe conduzir um Ferrari!“.
Um Lamborghini militar
É fácil perceber o “DNA” do Cheetah no LM002
Em meados dos anos 1970, a agora famosa construtora de supercarros resolveu trabalhar no projeto de um veículo off-road militar. Batizado de Cheetah (um dos nomes do felino africano mais rápido do mundo, mais conhecido como guepardo), o primeiro e único protótipo ficou pronto em 1977. A intenção de Ferruccio Lamborghini era a de vender muitas unidades ao Exército dos EUA.
Com motor americano V8 Chrysler instalado na traseira, no entanto o Cheetah mostrou-se muito instável e não foi aprovado nas demonstrações para os possíveis compradores.
O fracasso levou a Lamborghini a desenvolver um novo projeto, o LM001. Mas o novo veículo mantinha a mesma concepção básica do anterior, que era justamente o seu ‘calcanhar de aquiles’: o motor instalado na traseira.
Luxuoso por dentro, o LM002 era uma picape cabine dupla com potente V-12 de 450cv
Lamborghini LM002: nasce o Lambo-Rambo
O projeto de um todo-terreno ficou de molho nos anos seguintes. Em 1986 era apresentado no Salão de Bruxelas o Lamborghini LM002, um utilitário esportivo de luxo, cujo projeto era totalmente novo. O motor — instalado na dianteira — era o mesmo V-12 de 450cv do esportivo Countach. Com design meio disforme e ‘quadradão’, o LM002 tinha carroceria em alumínio e não era uma SUV e sim uma pick-up de cabine dupla. Apelidado de “Rambo-Lambo”, nasceu para concorrer com o Mercedes-Benz G-Class e o Land Rover Range Rover. E tinha quase o triplo da potência deles.
Destaques dos classificados
Para suprir a sede desse motorzão, foi instalado um tanque de combustível de 290 litros. O cambio era manual de cinco velocidades, com reduzida. O objetivo era oferecer um veículo ultra-veloz no asfalto, mas com muita desenvoltura em qualquer situação off-road, até mesmo nas dunas de areia de um deserto. Para isso o LM002 tinha uma distância considerável do solo. A Lamborghini inclusive encomendou à Pirelli pneus projetados especialmente para ele, em duas versões: areia ou uso misto.
Projetado para qualquer terreno
Mas o LM002 não era um mero jipão, um trator disfarçado dos tempos idos da Lamborghini. Seu interior era repleto de luxo e sofisticação, com forrações em couro, detalhes em madeira de lei e todos os confortos de um carro de passeio de alto padrão.
Foram produzidos ao logo de sete anos apenas 328 exemplares do Lamborghini LM002. Hoje são muito raros e valiosíssimos.
Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Lamborghini Media Center
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