Criado para ser um modelo de testes de estilo, ele nunca foi apresentado ao público em eventos, como era comum na época
Esse é um carro-conceito dos menos conhecidos, pelo fato de nunca ter sido exibido em salões de automóveis e outros eventos, como normalmente acontecia com os chamados “carros dos sonhos” dos anos 1950. É que o Mercury D-528 foi criado com outro propósito.
Ele foi o 528º projeto da equipe de design (“D”) do grupo Ford e concebido para ser uma espécie de “laboratório” para testes de novas tecnologias. Seu design é mais convencional e bem menos impactante que os de outros conceitos da época. E foi sendo constantemente modificado ao longo dos anos.
Além disso, sua carroceria em fibra de vidro tinha diversos problemas de alinhamento e defeitos de acabamento. Outro motivo para o Mercury D-528 nunca ter sido apresentado ao público.
O perigoso tanque de combustível no paralama
O curioso e inseguro tanque de combustível no paralama
Hardtop de quatro portas, ele não possui coluna central, mas sim uma barra de proteção que atravessa o teto. Sua grade dianteira dividida em seções era bem fora do comum. Outro destaque é o formato vanguardista da vigia traseira. O parabrisa é em acrílico.
Mas, sua principal sacada estilística está nas saliências dos paralamas traseiros, que se abrem: no direito fica o estepe, no esquerdo, o tanque de combustível, uma inovação que não levou em conta o quesito “segurança”.
Embora fosse um carro de testes, o Mercury D-528 desde o início foi 100% funcional, sendo equipado com um motor V8 Y-Block e câmbio automático de três velocidades.
Mercury D-528 foi astro de cinema e TV
Em “O Otário” e “A Quinta Dimensão”
Destaques dos classificados
No final da década de 1950 a Ford decidiu vender o carro, que acabou indo parar nas mãos do “mago dos carros do cinema” George Barris, que fez algumas alterações, incluindo a troca de cor, dando a ele o apelido de “Beldone”. Em 1964 foi cedido à Paramount Pictures para o filme “The Parsy” (“O Otário”, no Brasil), estrelado por Jerry Lewis. No ano seguinte participou da série de ficção científica “The Outer Limits”, que no Brasil foi exibida pela TV Excelsior com o título de “A Quinta Dimensão”.
O Mercury D-528 “Beldone” foi depois totalmente restaurado nos padrões originais, incluindo a cor laranja, e atualmente pertence ao acervo do Petersen Automotive Museum, de Los Angeles, Califórnia.
Fotos: Petersen Automotive Museum e imcdb.org
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!