MaxiBlog

Três Volkswagens históricos e não-restaurados reunidos em uma exposição

Volkswagens

Fusca 1950, Kombi Furgão 1958 e Kombi Camper Westphalia 1966 permanecem intocados, como na época em que foram fabricados

O Simeone Foundation Automotive Museum, com sede na Filadélfia, no estado norte-americano da Pensilvânia, está realizando até o dia 12 de janeiro a exposição “Das Museumsprogramm: Past, Present, and Future” em parceria com a Volkswagen of America.

A mostra reúne 30 Volkswagens de modelos muito representativos nos Estados Unidos ao longo das décadas, desde a chegada da marca alemã ao país, em 1949, numa trajetória parecida com a brasileira. Inclusive, uma das estrelas da exposição é o Fusca 1949 que pertence ao acervo da própria Volkswagen of America.

Volkswagens

A exposição reune vários modelos, incluindo é claro, diversos Fuscas

A exposição tem também clássicos como Karmann-Ghia, VW Type 3 Notchback (equivalente ao nosso “Zé do Caixão”, só que de duas portas), picape Rabbit, Golf, Thing… chegando até aos moderníssimos Taos e ID.Buzz.

Tudo muito bacana! Mas adoramos mesmo três exemplares bem antigos que contam muito da trajetória da Volkswagen na América do Norte. Todos com algo em comum: são ainda originais de fábrica, com todas as “cicatrizes” e marcas do tempo que contam sua história e que tiveram a sorte de cair nas mãos de guardiões dispostos a preservá-los, mantendo tudo intocado.

Três Volkswagens intocados

Fusca “Split Windown” 1950

O mais antigo deles é o Fusca 1950. Esse “Split Windown” é um dos 330 que chegaram aos Estados Unidos antes mesmo de existirem concessionárias VW no país, pelas mãos de Max Hoffman, um importador de Volkswagens e carros europeus de outras marcas. Apesar da pátina, sua mecânica é mantida sempre afinada. Seu bagageiro de época da tradicional marca Bekowa foi fabricado com ripas de ipê do Brasil.

Kombi Furgão 1958

Chamada nos EUA de VW Bus Panel Van, essa Kombi Furgão 1958 foi adquirida zero km lá mesmo na Filadélfia, na Concessionária Volkswagen Wilkie, pela empresa de instalações elétricas King Automatic Heating. O valente utilitário serviu à essa firma diuturnamente até 1966, quando se aposentou, sendo autografada pelos funcionários, em agradecimento aos valiosos serviços prestados. Interessante notar os reforços em tubos metálicos nos parachoques.

Kombi Camper Westfalia 1966

A famosa versão da Kombi para aventureiros, que era transformada em motorhome pela Wesfalia Werke por encomenda da própria Volkswagen. Essa é da versão especial (Sonderausführung) SO42. Elas ficaram conhecidas pelos tetos elevados. Nesse exemplar ele é do modelo pequeno, chamado de pop-top. Mas ele podiam ser bem maiores, para dormitório.

Redação: Fernando Barenco
Fotos: Simeone Foundation Automotive Museum

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados