“Programa Vintage” tem como foco carros dos anos 1960 aos 90, entre eles Opala, Chevette, Kadett, picape C10, Monza, entre outros
Depois de muitos “achismos” e notícias especulativas divulgadas nas últimas semanas pela imprensa automotiva, a Chevrolet acaba de divulgar um release onde confirma que já estão sendo restaurados alguns modelos nacionais da marca.
Batizado de “Programa Vintage”, é um projeto-piloto, em que o próprio fabricante restaura e vende seus modelos clássicos, uma iniciativa já adotada por marcas europeias como por exemplo a Jaguar/Land Rover.
O projeto faz parte dos 100 anos da chegada da marca norte-americana ao Brasil, comemorados no mês passado. “O programa é pensado para atender colecionadores e fãs da marca que buscam projetos exclusivos, concebidos e certificados pelo departamento de engenharia da GM”, informa o release.
Além do Opala (em nossa foto principal), entre os modelos dos anos 1960 e 70 estão na mira do programa o Chevette e as picapes 3100 “Brasil” e sua sucessora C10
Programa Vintage Chevrolet mira em carros dos anos 1960 aos 90
O foco são veículos antigos produzidos entre as décadas de 1960 e 1990, de acordo com a preferência entre os colecionadores. Então, na lista não poderiam faltar a picape Chevrolet 3100 “Brasil” — que lançada em 1958 junto com o caminhão 6503, foi o primeiro veículo Chevrolet brasileiro —; o Opala — primeiro automóvel de passeio, lançado em 1968 —; e o Chevette — seu primeiro compacto, lançado em 1973. De acordo com a nota, exemplares desses modelos já estão sendo restaurados e em breve serão disponibilizados para os colecionadores.
“O Programa Vintage da Chevrolet vai atuar em dois nichos estratégicos de carros antigos: o de restauração e o restomod. Enquanto a primeira modalidade visa preservar ao máximo a originalidade do veículo e de seus acessórios; no restomod, o objetivo é outro – por isso agrega-se ao automóvel de época atualizações tecnológicas para deixá-lo mais confortável, seguro ou mesmo confiável para ser utilizado no dia a dia”, explicou Emerson Fischler, diretor de engenharia da GM América do Sul.
Entre os restomod que estão sendo preparados, há no momento uma picape C10 1976, que será equipada com mecânica V8 350, a mesma dos importados Camaro e Corvette.
Destaques dos classificados
Kadett, S10 e Monza
Está na mira do programa também aqueles modelos produzidos nos anos 1990, que já estão completando 30 anos e que estão ganhando o status de “veículos de coleção”, tornando-se aptos às cobiçadas placas pretas. São modelos como o Kadett, o Omega e as primeiras picapes S10, por exemplo, que atraem um nicho de colecionadores mais jovens, que eram crianças ou adolescentes na época em que foram lançados e que hoje estão na faixa dos 40 anos de idade.
Com esse perfil um dos projetos de restauração em andamento é o Monza Classic EF de 1990, o primeiro carro nacional da marca com injeção eletrônica de combustível.
Fotos: propagandas de época

Deixe seu comentário!