O CARDE é o mais novo museu de automóveis do Brasil. Inaugurado em novembro do ano passado, ocupa um terreno de 150 mil m² em meio à exuberante Serra da Mantiqueira, em Campos do Jordão – SP.
Seu recém construído prédio de dois pavimentos tem 6 mil m². Um investimento de mais de R$ 100 milhões!
O acervo de automóveis é de fato impressionante, não apenas pela raridade, conservação e valor, mas também pela relevância histórica.
São ao todo cerca de 300 veículos — nacionais e importados. Cerca de 120 deles ficam em exposição por vez, no sistema de constante rodízio. Assim, sempre há novidades para ver.
Um dos destaques é a antiga coleção de importados do falecido colecionador Og Pozzoli. São cerca de 100 automóveis, fabricados até os anos 1950.
Selecionamos para você algumas das preciosidades do CARDE. Primeiro, os importados; depois os fabricados aqui mesmo no Brasil.
► Tucker 1948 Foram produzidos apenas 51 exemplares. Esse pertenceu a ninguém menos que George Lucas, o produtor do famoso filme “Tucker – Um Homem e seu Sonho”.
► De Dion Bouton Type G 1902 O carro mais antigo do acervo. Esse francês tem motor de somente um cilindro, que gera 4.5 cv. Os ocupantes viajavam sentados frente a frente
► Cadillac Fleetwood V16 39-90 Coupê 1939 O design é impressionante, principalmente de traseira. O motor é um V16 de 7.1 litros. Acredite: foram fabricados apenas cinco com essa exata configuração.
► Chrysler Town & Country Convertible Coupê 1948 Um dos mais famosos modelos norte-americanos no segmento de “woodies”. Esse conversível tem motor 6 cilindros e câmbio semiautomático.
► Pegaso Z-102 Cabriolet 1954 Esse espanhol foi um dos esportivos mais rápidos do mundo em sua época, podendo chegar aos 243 km/h. Foi fabricado entre 1951 e 1958, com produção de somente 84 carros.
► Aston Martin DB5 1964 Esse dispensa apresentações. Ficou famoso por ser o carro do agente secreto britânico James Bond, da franquia cinematográfica 007. Foram construídos pouco mais de mil
► Ferraris No CARDE há alguns dos mais célebres modelos da Ferrari, como F50, 356 GTB/4 Daytona, Dino 246 GTS 1974, e a cereja do bolo: 212 Inter Coupe Vignale 1953, com produção de 212 unidades.
► Volkswagens importados Que conjunto: Bus Barndoor 1950; Karmann Ghia Cabriolet 1958; o Fusca Cabriolet 1958 que conduziu o Presidente JK na fábrica da Volkswagen; e o “santo graal” Typ 14A Hebmüller.
Distante apenas 60 km da capital paulista, maior polo de entretenimento de carros do Brasil acaba de completar um ano
► Brasinca 4200 GT Uirapuru 1964 O esportivo brasileiro em versão ultracolorida, com pintura inspirada na Amazônia e instalado no alto de um cajueiro estilizado no saguão principal.
► Ford Galaxie Ambulância 1969 Um protótipo único do Galaxie Station Wagon produzido pela Ford e que serviu de ambulância na fábrica. Não se sabe ao certo se havia ou não a intenção de colocar o modelo em produção.
► Os “ultrapopulares” Há no Museu CARDE três taxis pitorescos! O visitante pode passear em um desses populares dos anos 1960: VW Fusca Pé-de-Boi, DKW Pracinha ou Renault/Willys Teimoso.
► Interlagos da Equipe Willys Dois exemplares originais do Interlagos Berlineta da Equipe Willys, que teve como pilotos os irmãos Fittipaldi, Bird Clemente, José Carlos Pace, entre outros. O carro 22 fica no chão, o 21 no teto.
► Willys Itamaraty Executivo Essa luxuosa limusine brasileira foi lançada em 1966 e teve apenas 27 unidades fabricadas. Quase todas foram destinadas a órgãos governamentais, sendo dois à Presidência da República.
Fotos: Odair Ferraz Texto e edição: Maxicar.com.br